Ana Prestes Profile picture
Jun 26 24 tweets 9 min read
O que está acontecendo no Equador? Segue um fio em que tento organizar os principais eventos que ocorreram no país neste mês de junho insurgente.
No dia 8 de junho, a Assembleia Nacional do Equador discute e aprova uma lei de uso legítimo da força que em seus artigos 23, 24 e 25 regulamentam o uso da força em caso de protestos sociais. Esses pontos da lei haviam sido rechaçados pelos movimentos sociais e indígenas.
No dia 9 de junho os estudantes equatorianos marcham em defesa da educação. Protestam contra a redução em 113 milhões de dólares dos investimentos nas universidades e escolas politécnicas.
Enquanto os estudantes equatorianos marcham, os produtores de banana convocam uma paralização para o dia 13 de junho. Denunciam que o setor perdeu 19 milhões de dólares e mais de 60 mil postos de trabalho no último período na pior crise do setor.
Ao mesmo tempo, um #ParoNacional é convocado pela @CONAIE_Ecuador também para o dia 13 de junho com a seguinte agenda de 10 temas de reivindicação:
1. Redução e fim da subida dos preços dos combustíveis. Congelamento do diesel a $ 1,50 e a gasolina extra e ecopaís a $ 2,10. Revogação dos decretos 1158, 1183, 1054 e atenção aos setores que precisam de subsídio: agricultores, camponeses, transportadores, pescadores e outros.
2. Alívio econômico para mais de quatro milhões de famílias com a moratória de no mínimo um ano e renegociação das dívidas com a redução dos juros do sistema financeiro (bancos públicos, privados e cooperativas). Não ao confisco de bens como casas e veículos por dívidas ñ pagas
3. Preços justos para os produtos do campo: leite, arroz, banana, cebolas, batatas, milho, tomate e mais; fim das cobranças de taxas pelas flores. Para que milhões de pequenos camponeses e produtores médios possam ter garantia de sustento e continuem produzindo.
4. Emprego e direitos laborais. Políticas de investimento público para frear a precarização laboral e assegurar a sustentabilidade da economia popular. Exigir o pagamento das dívidas do Instituto de Seguridade Social (IESS).
5. Moratória para a ampliação da fronteira extrativa mineira/petroleira, auditoria e reparação integral pelos impactos socioambientais. Para a proteção dos territórios, fontes da água e ecossistemas frágeis. Revogação dos decretos 95 e 151.
6. Respeito aos 21 direitos coletivos: educação integral bilíngue, justiça indígena, consulta prévia, livre e informada, organização e autodeterminação de povos indígenas.
7. Fim da privatização dos setores estratégicos, patrimônio dos equatorianos: Banco do Pacífico, hidroelétricas, IESS, Corporação Nacional de Telecomunicações, estradas, saúde, entre outras.
8. Políticas de controle de preços e da especulação no mercado de produtos de primeira necessidade que fazem os intermediários e abuso dos preços nos produtos industrializados nas cadeias de supermercados.
9. Saúde e educação. Investimento urgente frente ao desabastecimento dos hospitais por falta de medicamentos e pessoal. Garantia do acesso da juventude à educação superior e melhora da infraestrutura das escolas, colégios e universidades.
10. Seguridade, proteção e geração de políticas públicas efetivas para frear a onda de violência, milícias, delinquência, narcotráfico, sequestro e crime organizado que mantém o Equador desestabilizado.
O dia 13 amanhece com estradas fechadas em pelo menos 6 províncias do país.
No dia 14 de junho, o presidente da CONAIE @LeonidasIzaSal1 é preso de forma ilegal por grupos de elite da Polícia e das Forças Armadas do país. Sua prisão faz com que as manifestações fiquem ainda mais radicalizadas e se transformem também em uma luta por sua liberdade.
No dia 14 Lasso faz um pronunciamento justificando as prisões e o uso da violência contra manifestantes.
No dia 15 de junho, já no #Dia3 da paralisação, Leonidas é solto e recebido pelos manifestantes.

facebook.com/watch/live/?re…
#Dia4 - 16 jun - As manifestações se intensificam e chegam a Quito. A repressão também vai aumentando progressivamente.
#Dia5 - 17 jun - os atos se intensificam principalmente na área central de Quito. Fechamento de estradas prossegue. O chamado de Lasso para o diálogo do dia anterior é recebido pela CONAIE com desconfiança. ONU se pronuncia pelo diálogo.
#Dia6 - 18 jun - governo Lasso decreta estado de exceção nas províncias de Imbabura, Pichincha e Cotopaxi.
#Dia7 - 19 jun - após uma semana de mobilizações, movimentos sociais, populares, artistas e diversas organizações convocam uma vigília na Sede Nacional da Casa das Culturas para resistir às investidas violentas do governo contra manifestantes e as instalações das organizações.
#Dia8 - 20 jun - neste dia, uma marcha gigantesca de indígenas vindos de todo o país chega a Quito. Estudantes derrubam as grades da Universidade Central do Equador para que as e os integrantes da marcha pudessem se abrigar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ana Prestes

Ana Prestes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @anaprestes

Jun 26
#Dia9 - 21 jun - os protestos em Quito se intensificam e surgem as primeiras vítimas. Guido Guatatoca, da comunidade de Kichwa de Puyo, é assassinado com disparos a queima roupa.
A esta altura dos protestos, segue a ocupação policial na Casa das Culturas e as ruas ocupadas. ImageImage
#Dia10 - 22 jun - dez dias após o início dos protestos, enquanto a oposição a Lasso no parlamento tenta derrubar o decreto 455 que impôs estado de exceção a 3 regiões, o governo publica o decreto 459 incluindo mais três: Chimborazo, Tugurahua e Pastaza +
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(