[Referência a Física em One Piece e por que o céu é azul] #FisicaThreadBR
Tava vendo clipes de anime no TicTac (Sim, sou desses) e percebi uma inspiração em física do Eiichiro Oda que passou despercebida por mim da primeira vez que vi! Olha o gif, consegue descobrir qual?
Bom, só vai ter chance de descobrir quem acompanha o anime. O homem de terno amarelo com o pé brilhando é o Almirante Kizaru, um dos personagens mais forte de One piece. Ele comeu a "Pika-pika no mi", uma fruta que deu a ele o poder da luz.
Dizem que seus golpes são tão rápidos quanto a velocidade da luz, logo ninguém conseguia desviar de seus golpes!
A cena do gif mostra a única pessoa que que conseguiu refletir um golpe do homem-luz: O rei das trevas, Silvers Rayleigh.
Mas cadê a inspiração na física que você prometeu, Sato?
Bom, vocês já ouviram falar do espalhamento Rayleigh? Nomeado em homenagem ao físico Lord Rayleigh, ele descreve uma maneira de desviar a luz!
No caso descrito, a luz é desviada por partículas muito menores que seu comprimento de onda (uma característica da luz que determina entre outras coisas a sua cor).
📷: Uchikoshi, Tetsuo et al. (2014). UV Protection Mechanism and Property of Functional Ceramic Particles.
Quando a luz passa por uma partícula menor que ela, faz com que ela vibre na frequência da onda. Como para oscilarem elas precisam mudar de direção há aceleração envolvida.
E partículas carregadas aceleradas emitem luz.
Isto é o espalhamento Rayleigh, uma partícula carregada absorve luz e reemite para todas as direções devido as suas oscilações! E isto explica muita coisa na natureza, até mesmo por que o céu é azul.
Explico! As moléculas tem frequência de ressonância, isto é, frequências preferenciais para vibrar. A origem da frequência está relacionada as forças que mantem o núcleo
Quanto mais próxima a frequência da luz é da frequência de ressonância, mas efetivo é o espalhamento Rayleigh
A frequência de ressonância para moléculas como Nitrogênio e Oxigênio que compõem nossa atmosfera estão no ultravioleta, então como o azul é a cor visível mais próxima, ela é a mais emitida entre as cores visíveis nos espalhamentos Rayleigh na atmosfera e nosso céu é azul!
Fica a dica: poucas coisas podem desviar a luz, mas Rayleigh é uma delas! 😉😉
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
"Um menino e seu átomo" é o menor filme já produzido segundo o Guiness! Produzido pela IBM em 2013, o curta foi feito em stop motins manipulando apenas 65 moléculas de monóxido de carbono!
Para tanto, os pesquisadores produziram 242 imagens estatísticas manipulando as moléculas com o auxílio de um microscópio de tunelamento. Cada frame tem apenas 45 por 25 nanometros!
Essa manipulação é feita com uma agulha de cobre, que dispõe os átomos em um substrato também de cobre e é feita em uma temperatura de -268°C. Os pontos que vemos no vídeo são os átomos de oxigênio do monóxido de carbono.
Estamos entrando na segunda era de tecnologias quânticas! Perdeu o bonde e não viu a primeira geração de tecnologias quânticas passar por você?
A física quântica não é algo de interesse restritos dos cientistas. Muitas tecnologias presentes no nosso dia a dia são baseadas nesta teoria que é estudada por físicos desde 1900!
[Atualização do sistema internacional de unidades] #FisicaThreadBR
Fala galera! No mês passado (Nov/2022), ocorreu 27a conferência geral de pesos e medidas. Trago a principal novidade: novos prefixos para as medidas do sistema internacional de unidades!
Como vocês sabem, o sistema internacional de unidades padroniza como medimos determinadas grandezas, como distância, tempo, massa,etc.
Além das unidades usadas (metrô, segundo, kg, etc), ele admite prefixos que transformam a unidade anterior multiplicando ou dividindo por 1000.
[Como hippies salvaram a Física] #FísicaThreadBR
.
Parece um título estranho e talvez um clickbait safado? Acontece que este é o título de um livro do físico e historiador de ciência, David Kaiser do MIT.
E essa história se liga ao prêmio Nobel desse ano!
📸: Fred Alan Wolf
No final da década de 60, os EUA ainda viviam efeitos do pós-guerra, além da própria guerra do Vietnã. Movimentos de contracultura como os hippies estavam em grande destaque.
Já na Física, havia muito desemprego. Além disso, os tempos áureos dos grandes debates sobre como funcionava a mecânica quântica (aquela que descreve o mundo microscópio) haviam passado. O importante é que funcionava e a lei era "shut up and calculate" (cale-se e calcule)
Olha essa coleção de adesivos que nós do @Inst_principia preparamos! Se você vier ao YouScience ou encontrar a gente na @CampusPartyBRA pode pegar a vontade!
Bertha Lutz, segunda mulher deputada no Brasil e diretora do departamento de Botânica do Museus Nacional!
Foi uma figura importante para várias pautas como o direito feminino ao voto, licença maternidade e no incentivo ao ensino superior as mulheres.
Margaret Hamilton, uma importante cientista da computação e designer de software chefe da missão Apollo 11! Nesta foto vemos o código que levou o homem a Lua!
Todo mundo deve ter visto esse cálculo incorreto de percentual de votos pra dizer que as eleições foram fraudadas, né?
Mas como fazer o cálculo correto?
Vem comigo nesta pequena #MatThreadBR!
Vamos lá, pra facilitar a vida vou nomear as porcentagens de cada região da seguinte forma:
L1 = percentual do nordeste que votou no Lula
L2 = percentual do norte que votou no Lula
E assim por diante usando a ordem da tabela.
Modo incorreto:
Somar e dividir pelo número de regiões, isto é, uma média simples. Mas onde está o erro nessa conta? Vamos abrir um pouco a expressão!