Estadão 🗞️ Profile picture
Jul 13 8 tweets 2 min read
EDITORIAL: É inconstitucional a pretensão da Defesa de fiscalizar eleições. Na Presidência, Bolsonaro causa mais danos às Forças Armadas do que quando ameaçava colocar bombas em quartéis bit.ly/3P6NkF1
"Não bastasse difundir desinformação contra as urnas eletrônicas, o presidente Jair Bolsonaro tem envolvido, de forma cada vez mais intensa, o Ministério da Defesa em suas tramoias inconstitucionais contra o sistema eleitoral brasileiro e a Justiça Eleitoral."
"Segundo revelou o #Estadao, a pasta está preparando um plano de fiscalização paralela para as eleições. Foi montada uma equipe de oficiais das Forças Armadas com a missão específica de elaborar o roteiro para uma atuação ampliada dos militares nas eleições."
"A configuração do Estado Democrático de Direito está desenhada para que as Forças Armadas estejam submetidas ao poder civil. No entanto, o presidente está usando o poder civil para tentar desvirtuar o bom funcionamento das Forças Armadas. Eis a loucura bolsonarista."
"Em vez de ser elemento de tranquilidade institucional, assegurando e confirmando o funcionamento constitucional das Forças Armadas, o Ministério da Defesa do governo Bolsonaro tem sido a fonte de tensões e embates com a Justiça Eleitoral."
"Ao imiscuir-se no processo eleitoral, o Ministério da Defesa erra de duas formas graves. Não é papel do Poder Executivo questionar a legislação eleitoral, revisar as eleições e, menos ainda, rivalizar com a Justiça Eleitoral. O segundo erro é ainda mais grave."
"Ao envolver-se em tema eleitoral, o Ministério da Defesa transmite a ideia de que as Forças Armadas têm a pretensão de interferir nas eleições. Essa mensagem é perigosíssima e desperta preocupação em todos. Esse tipo de interferência não tem lugar em um regime democrático."
Leia 'O ataque do Ministério da Defesa às eleições' completo em bit.ly/3P6NkF1

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Estadão 🗞️

Estadão 🗞️ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Estadao

Jul 12
EDITORIAL: Em vez de pedir paz e tolerância, presidente aproveitou crime de Foz do Iguaçu para escalar a provocação com a esquerda. É o vale-tudo do bolsonarismo para manter o País sob tensão
bit.ly/3P1xLyl
"Aos gritos de 'aqui é Bolsonaro!', um agente penitenciário federal invadiu, na noite de sábado, a festa de aniversário de Marcelo Arruda, um guarda municipal filiado ao PT e que concorreu a vice-prefeito de Foz do Iguaçu em 2020, e matou o aniversariante a tiros."
"Diante do ataque criminoso realizado pelo apoiador do bolsonarismo, o presidente Jair Bolsonaro tinha o dever cívico de solidarizar-se com a família da vítima e, muito especialmente, de condenar e desautorizar toda e qualquer forma de violência contra opositores políticos."
Read 8 tweets
Jul 11
EDITORIAL: É dever de Bolsonaro condenar a violência. Atentados recentes a atos políticos preocupam em um ano de eleições altamente polarizadas. Mas, antes que serenar os ânimos, o presidente os acirra bit.ly/3IudtLo
"O ataque de um bolsonarista que matou um petista no Paraná é um tenebroso lembrete do que a polarização política é capaz de fazer. Quando vidas são perdidas, é dever das autoridades, a começar do presidente da República, condenar a violência e serenar os ânimos."
"Mas Bolsonaro faz justamente o contrário - incentiva a hostilidade aos opositores, considerados inimigos. A omissão do presidente é especialmente grave por quatro motivos. Primeiro, porque, como chefe de Estado, tem o dever de zelar pela serenidade do processo democrático."
Read 9 tweets
Jul 10
EDITORIAL: Perigo de uma ruptura da ordem constitucional por Jair Bolsonaro não está apenas no futuro. O problema situa-se no presente – e está sendo construído com ajuda da oposição bit.ly/3bWqRM1
"Há uma crescente e mais que compreensível preocupação com a possibilidade de ruptura da ordem constitucional. De forma insistente, o presidente vem ameaçando o sistema eleitoral e o Poder Judiciário. É um cenário inédito desde 1988, o que desperta naturalmente grande apreensão."
"Agora mesmo, não se sabe se Bolsonaro cumprirá suas ameaças de golpe, se o bolsonarismo vai tumultuar as eleições, se haverá uma escalada de violência contras as instituições e tantas outras questões importantes sobre o que ocorrerá com o País até o fim do ano."
Read 8 tweets
Jul 9
EDITORIAL: A ‘gratidão’ com dinheiro alheio. Nem parece que a lei exige distribuição equânime das emendas entre parlamentares, pois, afinal, todos foram eleitos de forma legítima – os amigos do presidente do Senado e os que não são bit.ly/3ywf6U2
"O senador Marcos do Val (Podemos-ES) reconheceu ao #Estadao o que todos já estão cansados de saber: que os controladores do orçamento secreto no Congresso usam essa cornucópia de dinheiro público para comprar apoio de colegas parlamentares."
"O que causa estupefação é a naturalidade com que Do Val admitiu a distribuição de verbas, como se estivesse falando de tomates na feira, a partir de critérios arbitrários, à margem da lei, em atendimento a interesses estritamente particulares."
Read 8 tweets
Jul 8
VOLTOU ATRÁS💸 Elon Musk desiste de comprar o Twitter após colocar em dúvidas números da empresa (via @EstadaoLink)
bit.ly/3ACc3MX
@EstadaoLink Entenda o problema das contas falsas que fez Musk cancelar compra do Twitter (via @EstadaoLink) bit.ly/3AyjTao
@EstadaoLink Além de Elon Musk e Twitter: Veja outras empresas que desistiram no meio das negociações (via @EstadaoEconomia) bit.ly/3Rgm1cV
Read 5 tweets
Jul 8
EDITORIAL: ONU recoloca Brasil no vergonhoso ‘mapa da fome’, do qual só sairemos quando a sociedade considerar inaceitáveis a obscena desigualdade social e o desenvolvimento econômico medíocre bit.ly/3RitQyu Image
"O Brasil voltou de vez ao mapa da fome e nada indica que se livrará dessa vergonhosa marca tão cedo."
"Dados do relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2022, divulgado por cinco agências da ONU, apontam que 15,4 milhões de pessoas estavam sob insegurança alimentar grave no País entre 2019 e 2021, um contingente que representa hoje 7,3% de toda a população."
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(