Fundada em 1911 a empresa opera em 4 seguimentos software, consulting, infraestrutura e finanças. Oferecendo cloud, automação, segurança, processamento de dados, análise de dados e processos, fabricação de equipamentos, pesquisas e mais.
O resultado de 2T 22 veio melhor do que o esperado com receita de 15.5 B. o crescimento médio dos últimos 5 anos deixa a desejar com -17%. O último ano foi bem generoso com o crescimento da receita de 57%. A divisão de cloud teve um aumento de 16% que surpreendeu.
O total de ativos circulantes veio 7% menor frente a 12/21 com impacto na linha de recebíveis e aplicações do balanço.
Os passivos circulantes tiveram uma redução da mesma magnitude com redução nas linhas de impostos e dívidas de curto prazo.
Com endividamento alto e mais passivos de curto prazo do que ativos o balanço não é dos mais confortáveis. A margem de lucro vem caindo de 16% em 2016 para atuais 8%, a empresa continua lucrativa, mas com a luz amarela acesa. O fluxo de caixa é suficiente para arcar com a dívida.
A gigante paga dividendos desde 1916 e vem aumentando os pagamentos há 26 anos consecutivos mostrando que o DY está em seu DNA com atuais 4.7%. Com payout de 70% o que preocupa um pouco foi o último resultado onde os ganhos não cobriram o pagamento.
A empresa certamente passa por um momento mais complicado que as outras techs mas os investimentos em nuvem e computação quântica podem mudar o cenário para melhor.
Certamente a empresa vale o estudo ainda mais por sua história.
Com resultado a desejar e perda de 970k de assinantes a empresa subiu forte no after market devido a números melhores do que a expectativa.
Menor crescimento da receita impactada pela alta do dólar foi um dos motivos que pesou no balanço.
Netflix entregou crescimento impressionante nos últimos 5 anos com 46% ao ano a expectativa é que o crescimento vai diminuir.
A empresa adquiriu um estúdio de animação e quer continuar a emplacar conteúdos e entregar crescimento.
É de longe a plataforma mais assistida nos EUA.
No release revela que a estratégia de curto prazo é tentar voltar o forte crescimento com uma monetização melhor e novas categorias de assinantes.
A categoria mais baixa pretende passar anúncios e trazer um novo público.
Rever o compartilhamento de senhas está no radar também.
Citi Bank o quarto maior banco dos EUA, 13º do mundo entregou as demonstrações financeiras do 1T22 em 15/07.
No mesmo dia o papel chegou a registrar 11% de alta, o mercado esperava ganhos por ação de $0.52 e o número veio $2.19.
O resultado forte veio impulsionado por alta do dólar, commodities e taxas de juros altas. Com receitas aumentando mas do que o previsto fora dos EUA. Enquanto o varejo vem sofrendo o seguimento corporate continua entregando resultados sólidos.
O guidance para 2022 foi mantido com baixo crescimento nos seguimentos de empréstimo, depósitos e taxa de juros.
O programa de recompra de ações foi pausado para cumprir com a exigência do FED de aumentar as reservas para uma possível crise.
A empresa está muito mais focada no papel de holding fazendo aquisições de novas empresas bem como a sua maior controlada $ITUB.
A parte mais interessante é que elas conseguem investir em empresas de capital fechado.
Esses investimentos podem destravar muito valor para o acionista no longo prazo. Vide o exemplo da XP, muitas dessas aquisições podem vir a abrir capital.
A aquisição da Avenue é um dos exemplos mais recentes.
O lucro da $ITSA cresceu 59% em relação ao mesmo período do ano anterior. E está nas máximas históricas R$12B, porém o preço do ativo está no mesmo patamar de 2017 quando o lucro líquido era de R$8B com alavancagem baixíssima. Dando um upside de 30%.
O Equador como exemplo pode responder à pergunta. O pequeno país exportador de petróleo decidiu pela dolarização em 2000 para combater todos os pontos acima mencionados.
Os efeitos quase imediatos foram a queda da inflação para abaixo de 2 dígitos e a estabilidade de preços.
O lado negativo é a falta de controle da própria moeda em períodos de crise em que o FED vai pensar na soberania dos EUA, uma possível redução na competitividade com os países de moedas fracas e aumento de preços dos produtos internos.
Dentre muitas vantagens em diversificar o patrimônio nos EUA, uma das que eu mais gosto é a previsibilidade do dividendo. Para alguns a língua ou abrir conta no exterior é uma barreira.
Para ajudar segue algumas BDRs para estudo:
Os papéis escolhidos pagam e aumentam DY por mais de 10 anos e tem fluxo de caixa para continuar a fazer.
Lembrando que o foco do exemplo é renda passiva, mas selecionei empresas diversificdas que o mercado machucou e podem valorizar.
EPD transporta, armazena e aluga instalações para gás, petróleo e produtos refinados. Os contratos de médio e longo prazo trazem estabilidade na receita e segurança nos proventos. Diretores estão comprando ações desde 2021.