Segurança energética da Europa🤝Descarbonização das economias europeias
O @DuarteCosta5, Co-presidente do @VoltPortugal comigo, esteve na @cnnportugal a falar sobre a relação entre estes dois eixos que devem ser centrais na política de energia👇
O Duarte explicou bem omo a nossa incapacidade em descarbonizar as nossas economias à velocidade necessária para combater a #CriseClimática se está a revelar agora fragilizadora na estratégia de segurança energética da Europa.
Estamos excessivamente dependentes da Rússia e isso mina o apoio do bloco Europeu à Ucrânia. É triste ver países como a Alemanha, que deviam liderar no esforço de isolar a Rússia e ao máximo e que continuam a financiar a invasão russa, através dos pagamentos de gás à Gazprom.
Também os alemães já começam a sentir o impacto da subida do preço do gás nas contas. Não podem ser os consumidores a pagar o preço (literalmente) de uma péssima estratégia alemã na gestão do seu mix energético.
Sim, não esqueçamos que a🇩🇪decidiu fechar as suas centrais nucleares e reativar centrais a carvão, indo contra a evidência científica sobre o papel do nuclear na luta contra as alterações climáticas.
Mas Portugal também não aparece muito bem na fotografia. O governo é um 6 dos que está a rejeitar o corte de 15% de gás natural, para racionar o consumo do mesmo.
🚨 Aliás, é mais um exemplo claro do problema da votação por unanimidade ou maioria qualificada no Conselho da UE. Por estes 6 países (🇵🇹🇪🇸🇬🇷🇨🇾🇵🇱🇭🇺) se oporem ao corte, a maioria qualificada não está assegurada e poderá não passar no Conselho da União Europeia amanhã, dia 26.
Relembrar a campanha #AbolishTheVeto, para acabar com a unanimidade neste conselho (já agora acabem com a maiorias qualificas também😌).
Em fevereiro o governo dizia que era “prematuro” falar da dependência energética para com a Rússia. Esta posição entretanto mudou @antoniocostapm?
Quando mais de 80% do GN é importado da Nigéria e dos EUA, como pode Portugal ser incapaz de se ajustar?
Temos de apostar nas renováveis, garantir que temos parques eólicos, fotovoltaicos e barragens a funcionar a 100% e que a solidariedade com a Ucrânia não fica só no papel.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh