Idec Profile picture
Jul 29 5 tweets 3 min read
Assinamos nesta quinta-feira (28) nossa adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do @TSEjusbr, após reunião com o ministro do tribunal, Edson Fachin. #JustiçaEleitoral idec.org.br/noticia/eleico…
Pelo Idec participaram a presidente do Conselho Diretor, Marilena Lazzarini, o diretor de relações institucionais, Igor Britto, e o advogado Walter Moura. #Eleições2022
Marilena Lazzarini lembrou que “o Idec é uma organização que trabalha pela construção da cidadania no seu cotidiano, na construção e na conquista de direitos e, por isso mesmo, valorizamos muito a democracia, as eleições e a Justiça Eleitoral”
Para Fachin, fazemos parte do patrimônio moral da sociedade: “Isso se deve substancialmente ao Idec, com iniciativas que uniram conhecimento e experiência. O que nos coloca sentados hoje é a própria defesa da cidadania, que é a base da filosofia do Idec e da Justiça Eleitoral”
Com a adesão, reafirmamos nosso compromisso com a defesa do ambiente democrático em todos os momentos e nos comprometemos a unir esforços com o TSE para combater a disseminação de conteúdos falsos ou descontextualizados durante o processo eleitoral de 2022.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Idec

Idec Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @idec

Jun 23
🟢TEMPO REAL

Começa agora o Webinar: "Quando os gigantes mudam as regras: reflexões a partir do caso Whatsapp" com participação da advogada do Idec @JulianaOms .

Para assistir o webinar, é só acessar o link:
Valeria Milanes, da @adcderechos , faz a abertura e moderação do evento e explica sobre as discussões que serão feitas durante o evento. "Vamos conversar sobre as mudanças nas políticas de privacidade do Whatsapp e os impactos causados na vida dos usuários".
Juliana Oms, representante do Idec na debate, explica como o Instituto atuou diretamente nas mudanças na política de privacidade do Whatsapp. "O compartilhamento dos dados com outras empresas é uma grande ameaça aos consumidores e à proteção de dados dos uauários"
Read 13 tweets
May 10, 2021
VITÓRIA! 👊 | A #ViaQuatro, concessionária responsável pela linha amarela do @metrosp_oficial foi CONDENADA pelo uso de #ReconhecimentoFacial nas estações.

A condenação é resultado da ação que iniciamos em 2018, a primeira do tipo no Brasil sobre o tema:
idec.org.br/noticia/idec-v…
A tecnologia utilizada no #metrô consiste em uma câmera que reconhece a presença humana, identifica gênero e faixa etária e faz uma leitura das emoções de passageiros posicionadas em frente ao sensor. Ou seja, ela detecta se você está feliz, insatisfeito, surpreso ou indiferente.
A decisão confirma a suspensão da coleta de dados, determinada pela justiça em 2018. A #ViaQuatro ficou proibida de captar imagens, sons e qualquer dado pessoal sem autorização prévia, cumprindo a obrigatoriedade do #consentimento, prevista na #LGPD. ⚖️
Read 5 tweets
May 7, 2021
#WHATSAPP | Após nossa pressão, @CADEGovBr, @ANPDGovBr, @MPF_PGR e Senacon publicam recomendação para que @Facebook adie as mudanças na política de privacidade, um passo fundamental para garantir a proteção de dados no app

Veja: cdn.cade.gov.br/Portal/assunto…
Em abril, enviamos notificação solicitando a suspensão das alterações e investigação conjunta das autoridades e alertando para violações de direitos dos consumidores nos novos temos.

idec.org.br/dicas-e-direit…
Acatando nossa solicitação, a recomendação do @CadeGovBr pede que o #WhatsApp adie a mudança na política, não restrinja o acesso de usuários que às funcionalidades do app, adote melhores práticas em proteção de dados e não compartilhe dados com o @Facebook.
Read 6 tweets
May 5, 2021
Por que estamos dizendo #AbiaNoConseaNão?
Segue o fio para entender o que está acontecendo com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar de SP, que corre o risco de ser presidido por um representante da indústria de alimentos:
Primeiro, vamos lembrar que o Consea-SP é o órgão mais estratégico e fundamental na adoção de políticas e ações baseadas em evidências científicas para combater o avanço da fome e da insegurança alimentar. #AbiaNoConseaNão +
O Consea-SP é responsável, por exemplo, por acompanhar o orçamento da alimentação escolar e dos restaurantes Bom Prato. Também tem papel em ações de controle de uso de agrotóxicos e, claro, na promoção da alimentação saudável para todas e todos. #AbiaNoConseaNão +
Read 8 tweets
May 5, 2021
O governador @jdoriajr pode indicar, a qualquer momento, um representante da indústria de alimentos para presidir o Conselho Estadual de Segurança Alimentar. Veja cinco motivos para entrar na campanha #AbiaNoConseaNão:
1. Os representantes da sociedade civil no Consea-SP precisam ter “contribuição pública na área de segurança alimentar e nutricional”. Grandes indústrias de alimentos só têm os seus próprios interesses, portanto não podem representar a sociedade civil. #AbiaNoConseaNão
2. O Consea-SP tem atribuições relacionadas às compras do governo do estado para alimentação escolar, restaurantes Bom Prato e outros programas. É óbvio o conflito de interesse de ter um representante de quem vende estes produtos na presidência do conselho. #AbiaNoConseaNão
Read 6 tweets
Aug 4, 2020
Vitória! 🎉 A União Europeia declarou que vai realizar uma investigação aprofundada da compra da empresa de relógios digitais @fitbit pela @Google.

ec.europa.eu/commission/pre…
A @EU_Competition questionou os riscos concorrenciais da operação Google-Fitbit em mercados como o de publicidade online e assistência médica, preocupação também apontada por nossos especialistas.
No último dia 15, requisitamos ao @CadeGovBr que também investigasse a compra, destacando que o fortalecimento do poder da @Google em diversas esferas da economia digital abre brechas para violações aos princípios da proteção de dados e #privacidade de milhares de consumidores.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(