E qual foi a solução encaminhada pelas elites empresariais apaniguadas com o golpista Michel Temer?
Esvaziar radicalmente o currículo do ensino médio, barateando a educação dos mais pobres e assumindo a escola pública como sala de espera da marginalização social. ->
E tudo coberto pelo verniz do empreendedorismo, da inovação pedagógica e do protagonismo jovem.
Mas a realidade, infelizmente, é outra: enquanto escrevo, 1 em cada 5 alunos do ensino médio na rede estadual de SP está SEM AULAS por falta de professor. ->
"NOVO ENSINO MÉDIO" AUMENTA AS DESIGUALDADES ESCOLARES EM SP
O estudo da Rede Escola Pública e Universidade (REPU) é o primeiro do país a testar a promessa da livre escolha no Ensino Médio a partir de dados oficiais.
Comparamos as escolhas dos estudantes – registradas por meio de um questionário online disponibilizado pela @educacaosp – com a oferta efetiva dos itinerários formativos do Ensino Médio nas escolas. E concluímos que: 1) a metodologia da consulta esvazia a efetiva "escolha". ->
2) A variedade de itinerários formativos ofertados depende muito mais das condições materiais das escolas do que da escolha individual dos estudantes, o que já era esperado por 100% dos especialistas em políticas educacionais, mas não pelos arautos da Reforma do Ensino Médio. ->
Em 2020, eu e o @cubobege publicamos uma análise da transcrição da fatídica reunião ministerial de Bolsonaro. Quando muitos no mercado ainda incensavam Paulo Guedes, defendemos que ele é o mais bolsonarista dos ministros. Pois bem:+
Alguém gastou seu tempo e fez uma denúncia no MPF alegando: 1) desvio da função de professor universitário; e 2) manifestação de desapreço a ministros de Estado e ao presidente da república. O procedimento de investigação, que eu não conhecia até o dia de hoje, foi arquivado. +
Aproveito a deixa para: 1) lamentar o uso do MPF para perseguir professores universitários que participam do debate público; 2) celebrar a liberdade acadêmica; e 3) convidar vocês a lerem o artigo que suscitou tamanho protesto.
Numa das unidades do itinerário "Superar desafios é de Humanas" (3o ano), propõe-se que as aulas de "Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais" I, II e III sejam ministradas, respectivamente, por professores. de Filosofia, Geografia e História.
Professores de Física, Química e Biologia também tomarão parte do epistemicídio perpetrado pela @educacaosp, ministrando a unidade "Criação de Sites e Plataformas Digitais".
Licenciados em Artes e Educação Física ficam com as sobras, p. ex. o componente "Projeto Integrador".
Vejam quem consta da lista de apoiadores do currículo do Novo Ensino Médio de SP: @iFood
🧶PROBLEMAS DO ENEM E CAMINHOS POSSÍVEIS. O ministro culpou o "medo" e a mídia pelo recorde de abstenção registrado ontem no Enem: 51,5%. Em primeiro lugar, faz todo sentido ter medo de pegar Covid-19 em um exame organizado por este governo da morte. +
Em segundo lugar, essa altíssima abstenção certamente não se distribui de forma homogênea na população e nos territórios. P. ex., quem não conseguiu estudar em 2020 por falta de escola (leia-se: falta de oferta remota minimamente digna) deve ter se ausentado mais. +
Daí os relatos de que, em certos locais de prova, só havia candidatos brancos. Em alguns lugares, a abstenção foi bem maior do que 51,5%; em outros, menor. Isso que levou a um outro problema: um número indeterminado de candidatos compareceu, mas foi impedido de fazer o exame. +
🧶SIMULADOR DE DISPERSÃO DO CORONAVÍRUS EM ESCOLAS. Em estudo lançado hoje, o grupo @AcaoCovid e a Rede Escola Pública e Universidade (REPU) mostram que o plano de reabertura do @governosp levará a uma alta de infecções nas escolas. (segue o fio) (1/12) www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/…
A dinâmica de dispersão do vírus é fortemente influenciada pela densidade de pessoas (estudantes e profissionais da educação) nas unidades escolares, ainda que protocolos de segurança, higiene e distanciamento sejam seguidos pela maioria. (2/12) acaocovid19.org/escolas
O simulador foi testado em duas escolas-modelo na cidade de SP: uma escola estadual no bairro de Pinheiros e outra na Brasilândia, a primeira muito menos adensada do que a segunda. O resultado é que as duas escolas exibem dinâmicas de infecção totalmente diferentes. (3/12)