Muitos identificaram As Três que São Uma da série Sandman com Hécate. Mas quando criou essa personagem, @neilhimself utilizou de várias referências diferentes e junto várias divindades tríplices da mitologia grega.
1) Hécate: a deusa de três faces que habita as encruzilhadas. Para os gregos, ela era relacionada à magia e aos fantasmas e uma psicopompo - divindade que leva as almas dos mortos ao Submundo.
Possuía cultos relacionados a outros deuses, mas a sua ligação com a magia sempre fez com que fosse uma divindade temida, algo comum com todos os deuses do submundo.
2) Moiras: são as deusas do destino. Eram três irmãs que teciam a vida dos humanos: Cloto, a mais jovem, segurava o fuso e iniciava o fio; Láquesis, a irmã do meio, enrolava o fio na roca; E Átropos, a mais velha, cortava o fio que ligava o humano a vida.
Eram divindades mais alegóricas, normalmente sem culto ou templos dedicados a elas.
A iconografia contemporânea da deusa tríplice que representa as três fases da vida feminina vêm, na verdade, dessas divindades.
3) Fúrias ou Erínias: são divindades da terra com o papel de vingar quem comete crimes contra seus ancestrais sanguíneos, especialmente os maternos. Zelam pela linhagem e ancestralidade feminina. Erínia, em grego, significa terrível. Para apaziguá-las, eram chamadas de As Gentis.
4) Graças: são as três deusas da beleza, filhas de Zeus e de Eurínome (a grande deusa marinha que cria o universo através de sua dança). São elas quem acolhem a deusa do sexo e do amor, Afrodite, quando nasce da espuma do mar e do sêmen de Urano.
As Três que São Uma são uma presença importante na história de Sandman, que surgem em momentos importantes da saga de Morpheus, o Senhor dos Sonhos. Por isso, ainda há chance de vê-las nas próximas temporadas.
Estou estudando O Livro do Feiticeiro, um livro de magia publicado no Brasil entre o fim do séc 19 e o começo do 20. Daí descobri um monte de oráculos que eu não conhecia.
Aqui os melhores na minha opinião 🧵
Alfitomancia - adivinhação pelas balas de açúcar. Se a pessoa suspeita de crime engolir uma bala sem querer ela é culpada.
Cleidomancia - adivinhação pela chave. Enrole um papelzinho com o nome de um suspeito de crime em uma chave. Prende a chave em uma Bíblia, que tem que ser segurada por uma moça virgem. Pronuncie o nome dos suspeitos até o papel se mover.
E aí? Vamos falar mais um pouco de feitiçaria no Brasil?
Agora eu fiz um fio sobre as ideias que envolvem as palavras feitiçaria, mandinga, macumba e fetiche, e como todas estão ligadas.
É aqui que nasce a relação de feitiçaria com as religiosidades de matriz africana
Mandinga, feitiço e fetiche
Quando os portugueses chegaram na África, lá pelo século 15 (antes de virem para o Brasil), eles encontraram religiões que não tinham ideia do que eram.
Naquele momento, associaram com a feitiçaria/bruxaria, usando referências da sua própria cultura.
Na cabeça deles, cultuar ídolos e forças da natureza era uma forma de bruxaria. Não ter um deus único, ou ver deuses em pedras, árvores e montanhas era crença de feiticeiros, uma fé errada. Muito diferente do catolicismo.
O que você precisa saber sobre a
feitiçaria brasileira
Feitiçaria, magia ou bruxaria no contexto brasileiro acaba caindo no "bruxaria é só na Europa" e várias outras coisas que não são bem verdade
Então fiz uma lista com algumas dúvidas básicas sobre a feitiçaria no Brasil 🧶
- Teve feitiçaria no Brasil?
Sim, teve. Se a gente entender como feitiçaria práticas de magia, fora da norma da Igreja e que ainda tem um pé (ou os dois pés) em religiosidades não-cristãs, com certeza teve.
Em uma discussão mais conceitual, vemos feitiço ou de bruxaria como a religião do outro, normalmente, o que não é cristão. Então tudo que não é católico/cristão é feitiço. Dentro dessa ideia, a gente teve muita feitiçaria, porque aqui práticas não cristãs sobreviveram nas frestas
Você já ouviu a palavra sabá ligada à bruxaria. Seja com a Wicca, na série da Sabrina ou em livros de história.
Mas nem todo mundo conhece o caminho que essa palavra, que na verdade é hebraica, fez para ser associada à bruxaria
Vou explicar um pouco como isso aconteceu 👇🏻
Entre a Idade Média e a Moderna (+- ano 1400), os europeus acreditavam em uma conspiração contra o Cristianismo feita pelos judeus, leprosos e bruxas. Ou seja: todo mundo que eles desprezavam e achavam que eram perigosos
E assim o judaísmo foi relacionado ao demônio
Pros inquisidores, bruxas e judeus se encontrariam com o Diabo em uma cerimônia cheia de heresias, como renegar Jesus e oferecer criancinhas como oferenda, entre outras maldades. Eles também conspiravam para envenenar a água e matar todos os Cristãos
Eu acabei de ter uma aula sobre a epidemia de cólera em Paris, de 1832.
Essa epidemia é importante porque foi a primeira que as pessoas colocaram a mão na consciência e pensaram que não era um castigo de Deus, mas que podia ter a ver com os hábitos de higiene
E quem não tinha higiene, segundo a burguesia? Pobre, lógico. A cólera era coisa de bêbado, prostituta, de quem não tinha bons hábitos. A polícia ia nas casas dessas pessoas pra ver como viviam. Mas como fazer isso em uma cidade que era tipo assim?
Chegou a ter 1300 mortes por dia e a burguesia viu que o dela também tava na reta. Ainda não tinham saído as pesquisas do Pasteur sobre microorganismos e os médicos achavam que a doença podia ser transmitida pelo ar infectado ou pela água podre