Não percas hoje na pág 6 do @Publico o artigo de opinião onde explico um pouco o que se pretende com as alterações à lei eleitoral europeia aprovada no @Europarl_PT e a estranha posição da AR de as rejeitar. 🧵(1/9)
Pretende-se:
- Permitir #voto aos 16 anos e condições para voto postal e electrónico;
- #paridade género nas listas e critérios de elegibilidade uniformes entre EMs;
-Um novo círculo adicional de 28 eurodeputados a eleger por todos os europeus através de listas transnacionais
Pretende-se dar aos europeus o sufrágio direto sobre o projecto político que querem para a Europa, assim como indicar, a pessoa que deve presidir a @EU_Commission. As listas transnacionais são um dos principais pedidos da #COFE sobre o Futuro da Europa
A nossa AR acaba de chumbar a consulta popular mais importante da Europa.
Os deputados são céleres na crítica à falta de proximidade da UE aos cidadãos e minam uma evolução tão positiva e democrática como esta? Com que argumentos?
(vê aqui ao min 2h55) canal.parlamento.pt/?cid=6098&titl…
Nos seus discursos, PS, PSD e IL, somam-se ao PCP, BE e aos argumentos da #extremadireita eurocéptica europeia, que receiam uma democracia europeia que reduza a sua influência e elegibilidade tipicamente partidária.
Ao contrário do argumentado por estes partidos, as listas transnacionais asseguram a representatividade de todos os europeus independentemente dos seus países de origem e não colocará Portugal numa situação de sub-representação.
O @VoltPortugal junta a sua voz à da eurodeputada do PS @mmargmarques que, de forma isolada face aos seus colegas do PS, votou a favor desta alteração, e às do @Partido_PAN,do @LIVREpt e do deputado Porfírio Silva, na AR, na defesa de uma UE cada vez + representada e democrática
Para o @VoltPortugal as justificações de inconstitucionalidade não têm fundamento e teriam de ser pronunciadas pelo TC. São, sim, uma manobra de distracção #populista#nacionalista usada por partidos que se auto-intitulam, para o exterior como “europeístas”.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh