De autoria do deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR), o PL 1600/22 propõe uma alteração no Código de Processo Civil para preencher esta lacuna da IN 1.888, regulamentando a penhora de criptoativos no âmbito da Justiça brasileira.
Outros criptoativos consolidados e antigos, cujos melhores dias parecem já ter ficado para trás, também fazem parte do top 10 nativo, incluindo Litecoin (LTC), XRP, Cardano (ADA) e Dogecoin (DOGE).
O inverno cripto chegou forte no Brasil. Apesar da expansão do ecossistema local, com a entrada de diversos novos players nacionais e internacionais de peso, a quantidade de transações de criptomoedas caiu 66% em maio deste ano na comparação com o mesmo período no ano passado.
O Brasil ainda não aprovou a regulamentação das criptomoedas. Aprovado no Senado, o projeto de lei 4401/2021 aguarda aprovação na Câmara dos Deputados para então ser encaminhado à sanção presidencial e finalmente entrar em vigor.
Dados de maio recolhidos pela Receita Federal revelam que o volume de negociação de criptomoedas no Brasil está em queda em relação ao ano passado; Bitcoin e Ethereum são as favoritas dos investidores brasileiros
Outros criptoativos consolidados e antigos, cujos melhores dias parecem já ter ficado para trás, também fazem parte do top 10 nativo, incluindo Litecoin (LTC), XRP, Cardano (ADA) e Dogecoin (DOGE).
Sobre o Real Digital o presidente do BC voltou a falar que ele será emitido pelo BC, mas que os bancos poderão criar stablecoins atreladas ao Real Digital e que poderão ser usadas em sistemas de dinheiro programável e contratos inteligentes dentro da instituição.
Este sistema vem sendo chamado pelo BC como "depósitos tokenizados'.
"Estamos na primeira fase de testes onde chamamos os participantes do mercado financeiro para explicar a ideia de construir uma plataforma de programabilidade para meios de pagamento usando alguns tipos de protocolos que definimos, como protocolos de finanças decentralizadas(...)
protocolos de pagamento contra entrega, protocolos de pagamento contra pagamento, aplicações para internet das coisas, entre outras. Todas essas aplicações têm a programabilidade com elemento comum", revelou.