Qual foi o momento que mais te marcou na história dos debates presidenciais? 🗳️
Pra entrar no clima do nosso debate no domingo (22), Thaís Oyama relembra aquele que ela considera o mais importante debate presidencial do mundo: Kennedy vs Nixon.
Conta mais, Thaís! 🗣️
Eu não tinha nascido ainda quando a TV americana mostrou o que eu considero ser o mais importante debate presidencial até hoje, aquele em que John F. Kennedy massacrou Richard Nixon.
Naquele que foi o primeiro debate televisionado dos EUA, o senador democrata surgiu na tela bronzeado, relaxado e seguro, enquanto o então vice-presidente republicano suava em bicas e tinha a aparência de um derrotado.
📻 O historiador e jornalista Theodore H. White conta no seu livro "Making of the President” que os eleitores que haviam escutado Nixon e Kennedy debater nas rádios davam “empate" aos candidatos.
💬 "No entanto, todas as pesquisas disseram que aqueles que assistiram os debates na televisão deram vitória a Kennedy”, escreveu White. “Foi a imagem que fez isso.”
Ao final, Kennedy venceu a eleição por uma margem apertadíssima: 0,2% de vantagem sobre Nixon, apenas.
O debate, segundo historiadores, teve um peso crucial nesse resultado.
E consolidou a ideia que, aos olhos do eleitor, a forma pode não ser mais importante que o conteúdo. Mas o conteúdo de pouco adianta se não for apresentado da forma correta.
Nas redes sociais é fácil. 👀🧐
No cara a cara, a gente vê no #UOL! 🤼
Assista aqui ao primeiro debate entre candidatos a presidente!
📅Anote na agenda: domingo (28), às 21h no YouTube do @UOL!
📱Fique ligado que vai ter cobertura ao vivo por aqui também!
Ligou a TV esperando o JN e deu de cara com o horário eleitoral? 🥴
Hoje a entrevista de #TebetNoJN começa mais tarde: às 20h55!
A propaganda eleitoral gratuita, aliás, é a aposta de @simonetebetbr para dar uma guinada na sua campanha. #UOLEleições2022
@simonetebetbr A participação feminina e a inclusão estarão entre os pontos fortes das aparições de Tabet. A senadora gravou várias horas em estúdio, em alguns momentos, ao lado da sua candidata a vice, Mara Gabrilli 👇
“Vê alguém pedindo pão?”, perguntou o presidente Bolsonaro hoje em entrevista na @JovemPanNews, questionando dados sobre a fome no Brasil uol.page.link/ZDUvP
💰 Desde 2015 as doações de empresas estão proibidas. Os candidatos contam com o fundo eleitoral, o fundo partidário e as contribuições de pessoas físicas pra tentar se eleger.
💰 E até agora foram mais de R$ 67 milhões só de doações de pessoas físicas pra campanhas.
Além dos anônimos, há empresários famosos na lista, como Abílio Diniz e Luiza Trajano. Os dois estão na lista de bilionários brasileiros da Forbes.
Como um "esquenta" pro primeiro debate presidencial, organizado por @BandTV, @UOL, @tvcultura e @folha que acontece neste domingo, relembramos embates históricos entre candidatos na TV 🤼
"Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência, a gente colocou a CGU como ministro para fiscalizar, que a gente criou a Lei de Acesso à Informação, a Lei Anticorrupção, a lei contra o crime organizado", disse o ex-presidente.