Monitoramento em tempo real da @quaestpesquisa mostra que a terceira via se saiu melhor que os candidatos da polarização. Ciro terminou com o maior percentual de menções positivas (51%), seguido de Tebet com 41%. Lula apareceu em terceiro com 38% e Bolsonaro com 35% (+)
O desempenho de Tebet foi crescendo ao longo do debate. Ciro se manteve bem. Lula perdeu oportunidades e não empolgou como no JN. Bolsonaro vacilou, especialmente no segundo bloco, com o ataque a @veramagalhaes. Deve aumentar rejeição com mulheres. Mas consolidou seu eleitor (+)
O alcance do debate parece ter sido bom! Foram 19 milhões de média no primeiro bloco e 13 milhões nos blocos 2 e 3 (+)
Obrigado Rodrigo e @blogdosakamoto pela compañía esta noite. Foi uma honra estar ao lado de vocês na @tvcultura comentando meu primeiro debate presidencial! 🙏🏽
1/ Nova pesquisa Genial/Quaest mostra que o começo da campanha eleitoral não foi capaz de diminuir a diferença entre Lula e Bolsonaro, que mantém-se estável em 12 pontos; mas foi positiva para os outros candidatos que, juntos, oscilaram positivamente 3 pontos.
Segue o fio…
2/ Embora a notícia mais esperada seja sobre a polarização, esta rodada traz bons ventos para Ciro Gomes, que cresceu 3 pontos percentuais durante o mês de agosto, atingindo 8% de intenção de voto. Simone Tebet manteve seus 3%.
3/ No cenário atual, as chances de uma vitória de Lula no primeiro turno ficaram menores, já que a soma de todos os candidatos (45%) ultrapassou o percentual de intenção de voto dele (44%).
1/ A @folha publicou agora a nova atualização do Índice de Popularidade Digital (IPD) desenvolvido pela @quaestpesquisa. Os resultados mostram que Lula e Bolsonaro derraparam em popularidade digital com o debate, mas Ciro e Tebet disparam.
Siga o fio...
2/ Depois do debate do domingo (28), Bolsonaro, que tem desempenho superior na internet na maior parte do ano, recuou de 60,64 para 58,65 com relação ao sábado (27), sendo ultrapassado por pouco pelo petista, cujo indicador também diminuiu de 60,65 para 59,36.
3/ No sentido contrário, Ciro expandiu seu índice de 33,06 para 41,52 e a senadora Tebet colou nele em quarto lugar, saltando de 29,12 para 37,25. Ambos foram os concorrentes mais bem avaliados no debate, apontaram pesquisas.
1/ Hoje foi dia de monitorar a entrevista de Tebet no JN. Os dados da @quaestpesquisa revelam que, na média, 780 mil pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista durante sua exibição.
2/ A entrevista com Simone Tebet obteve a pior média de alcance de postagens até aqui. É importante lembrar que sua entrevista foi em uma sexta e em horário mais tarde que os demais.
3/ Os 3 momentos em que Simone foi melhor foram: (1) quando falou de suas boas referências no MDB, (2) quando criticou o presidencialismo de coalizão e sugeriu que vai criar o de conciliação, e (3) quando defendeu projeto de igualdade salarial entre homens e mulheres.
Estreamos um projeto muito especial hoje junto com a @folha_politica. Publicamos o ranking de popularidade digital de candidatos à Câmara dos Deputados por SP, MG e RJ. Indicador compara desempenho dos políticos nas redes sociais (+)
O Índice de Popularidade Digital (IPD) varia de 0 a 100 e foi criado pela @quaestpesquisa em 2017. Ele mede diariamente o desempenho dos políticos nas redes sociais e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral no país (+)
As 70 cadeiras de São Paulo na Câmara dos Deputados, por exemplo, estão sendo disputadas por 1.522 pessoas, segundo o TSE. A lista da Quaest tem apenas 973 deles, porque o restante não foi encontrado ou tinha as redes sociais fechadas para o público (+)
1/ Hoje foi dia de monitorar a entrevista de Lula no JN. Os dados da @quaestpesquisa revelam que, na média, 15 milhões de pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista durante sua exibição.
2/ A entrevista com Lula obteve a melhor média de alcance de postagens até aqui. Bolsonaro teve 9 milhões de média e Ciro 2 milhões.
3/ Os 3 momentos em que Lula foi melhor foram: (1) quando defendeu as medidas anti-corrupção no seu governo e a apuração dos erros de qualquer um, (2) quando defendeu a aliança com Alckmin e (3) quando defendeu que política não é lugar de ódio.
1/ Hoje foi dia de monitorar a entrevista de Ciro Gomes no JN. Os dados da @quaestpesquisa revelam que, na média, 2 milhões de pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista durante sua exibição.
2/ Os 3 momentos em que Ciro recebeu mais apoio nas redes foram: (1) quando se apresentou como a solução para reconciliar o Brasil, (2) quando sugeriu um novo modelo de governo fora do presidencialismo de coalização e (3) ao falar de soluções para chuvas e desastres.
3/ Os 3 momentos em que Ciro se saiu pior foram: (1) quando falou do isolamento do PDT, (2) quando igualouLula e Bolsonaro, e (3) quando disse que seria impossível falar em acabar com desmatamento, que precisaria do zoneamento do território ecológico.