BRASIL INDEPENDENTE, 200 | Mesmo com apelos de aliados e militares para que Bolsonaro (PL) evitasse ataques contra instituições no Bicentenário da Independência, o presidente atuou para inflamar apoiadores e provocar o STF. 📲📰Leia em bit.ly/3RJlX4M
📸@gabrielabilo1
A decisão de Bolsonaro de autorizar acesso de caminhões na região onde ocorre o tradicional desfile cívico-militar provocou um embate com o governador do DF Ibaneis Rocha (MDB), que disse à Folha que iria proibir a entrada desses veículos na Esplanada. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
Com a ordem de Bolsonaro, o Exército cadastrou cerca de 60 caminhões para entrarem na Esplanada e ficarem expostos na via oposta à do desfile, inflando o movimento. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
🧶 Em meio as celebrações pelos 200 anos de Independência, o retorno do Museu do Ipiranga e de atos bolsonaristas, acompanhe ao vivo as movimentações de 7 de setembro nas redes sociais da Folha.
Ao longo desta terça (6), apoiadores do presidente começaram a se reunir em Brasília para os atos de 7 de setembro. A @gabrielabilo1 fotografou o início dessa movimentação. 📲📸Veja galeria de fotos aqui: bit.ly/3L00uCn
Na madrugada desta quarta-feira, apoiadores de Bolsonaro acompanham queima de fogos que marca início das celebrações do 7 de Setembro na Torre de TV de Brasília.
ENTREVISTA | Bolsonaro sequestrou uma festa que deveria ser cívica, diz sociólogo. Para André Botelho, é grave o governo não promover reflexão sobre o Brasil nos 200 anos da Independência. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
Candidatos apoiados por Bolsonaro (PL) vão aproveitar o 7 de Setembro para fidelizar ala mais radical e ganhar visibilidade nos atos que devem misturar a celebração do Bicentenário da Independência com agenda eleitoral e discursos golpistas. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
#OPINIÃO
📝Elio Gaspari | Ruína e glória no Bicentenário. Em tempos estranhos, dias estranhos. Nesta terça (6), foi reinaugurado o museu que celebra a Independência. Nesta quarta, na avenida Atlântica, o presidente da República terá seu dia. www1.folha.uol.com.br/colunas/elioga…
Liberdade e futuro estão em jogo, diz Bolsonaro antes seguir ao desfile do 7 de Setembro. 📲📰Leia mais: bit.ly/3QprkVs
📝Renato Machado📸@gabrielabilo1
PM do DF diz estar atenta a direitos e deveres no 7 de Setembro. Acompanhe ao vivo: bit.ly/3wYEBgP
Procuradoria pede que desfile cívico-militar não seja confundido como ato político-partidário.📲📰 Leia em bit.ly/3BkfK9T
📝Marcelo Rocha 📸@gabrielabilo1
Empresários investigados pelo STF participam de café da manhã com Bolsonaro. 📲📰Acompanhe ao vivo: bit.ly/3TPwWv5
⚡️Eventos oficiais e manifestações marcam, nesta quarta-feira (7), os 200 anos da Independência do Brasil. Acompanhe ao vivo na Folha twitter.com/i/events/15674…
Ausentes nos desfiles, presidentes da Câmara e Senado se pronunciam no Twitter. 📲 Acompanhe ao vivo: bit.ly/3KWnkLm
📸@gabrielabilo1 - 14.jul.2022/Folhapress
Início do ato no Rio é marcado por propaganda política. 📲📰Leia em bit.ly/3QnZf0M
📸Eduardo Anizelli 📝Leonardo Vieceli)
Veteranos da Brigada Paraquedista marcham por Copacabana. 📲📰Leia em bit.ly/3AVarwj
📸📝@Fzanini
Faixas no Rio pedem destituição de ministros do STF pelos militares. 📲📰Leia em bit.ly/3ASMkyl
📝📸@Fzanini
Durante discurso de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, Bolsonaro chama coro: "Imbrochável! Imbrochável! Imbrochável"
#ANÁLISE
📝Igor Gielow | Bolsonaro baixa mais o nível, faz 'esquenta' golpista e consegue a primeira foto que queria no 7/9. 📲📰Leia em bit.ly/3RknRca
📸Evaristo Sá/AFP
Diante de milhares de apoiadores na Esplanada dos Ministérios, o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou em tom golpista nesta quarta-feira (7) no 7 de Setembro de Brasília com repetições de ameaças. 📲📰Leia em bit.ly/3cOVLa9
📝@iditomazelli 📸Acervo Pessoal
'Jetskiata' em apoio a Bolsonaro chega a Copacabana, no Rio. 📲📰Leia em bit.ly/3AYTGQO
📸Eduardo Anizelli 📝@italonogueira
'Imbrochável, imbrochável, imbrochável', diz Bolsonaro na Esplanada. 📲📰Leia em bit.ly/3KQz7ux
📸Evaristo Sa/AFP
"Tenho falado com homens que estão solteiros: Procure uma mulher, uma princesa, se casem com ela, para serem mais felizes ainda."
Com tom machista, ele ensaiou fazer uma comparação com outras primeiras-damas.
🎥@mateus_bvargas
Moradores reclamam de disparos de tiros de canhão em Copacabana. Acompanhe ao vivo: bit.ly/3evFdV2
📸Eduardo Anizelli
Ser 'imbrochável' é informação que não interessa aos brasileiros, diz Soraya Thronicke, candidata à Presidência pela União Brasil aovivo.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
Bolsonaristas dançam ao som de música com Anitta, apoiadora de Lula e crítica a Bolsonaro. 📲📰Leia em bit.ly/3KRMdHZ
Durante o desfile cívico-militar em Brasília, houve uma apresentação acrobática com armas. Acompanhe ao vivo: bit.ly/3RJ2aSZ
📸@gabrielabilo1
Momento em que presidente faz coro de "Imbrochável! Imbrochável! Imbrochável!"
Apoiadores de São Paulo na avenida Paulista, em São Paulo
📸Bruno Santos/Folhapress
Tarcísio elogia bandeirantes e Bolsonaro em discurso com tom patriótico. 📲📰Leia em bit.ly/3KXIBUH
📸Bruno Santos/Folhapress
Discurso 'imbrochável' de Bolsonaro enfurece opositores nas redes. Ao lado de Michelle, presidente tentou puxar coro da multidão. 📲📰Veja repercussão no blog #Hashtag www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/…
Simpatizantes de Bolsonaro gritam 'Lula ladrão' na avenida Paulista. 📲📰Leia em bit.ly/3BgdUWD
📝🎥Mariana Zylberkan
Enquanto der eu sou a namoradinha de vocês, diz Regina Duarte na Paulista. 📲📰Leia em bit.ly/3BlZoxC
📸Adriano Machado - 4.mar.2020/Reuters
Bolsonaro participa de motociata de 13 km sem capacete. 📲📰Leia em bit.ly/3QolAve
📸Ivan Pacheco - 7.set.22/AFP
TV Brasil flagra aparente discussão entre Bolsonaro e Michelle e episódio preocupa aliados. Apoio da primeira-dama tem sido visto como essencial para para conquistar e manter o voto feminino. www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
Na av. Paulista, manifestante bolsonarista diz "nós somos o bem" e "manda recado" para a jornalista Amanda Klein.
Manifestantes chamam Globo e Bonner de 'lixo' e elogiam Jovem Pan na Paulista. 📲📰Leia em bit.ly/3AZ1D8A
📸Danilo Verpa/Folhapress
🎥A TV Brasil flagrou na manhã desta quarta-feira (7) uma aparente discussão entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro.
📲📰Saiba mais em bit.ly/3D5UmXa
#ANÁLISE
📝Igor Gielow | Após sequestrar o tradicional desfile do 7 de Setembro em Brasília e transformá-lo em um grande comício, o presidente Jair Bolsonaro (PL) logrou em demonstrar força em SP e RJ. 📲📰 Leia em bit.ly/3qlt2g0
📸@gabrielabilo1
Manifestantes na Paulista fazem fila para tirar foto com policiais militares. 📲Leia em bit.ly/3TOURuG
📸📝Mariana Zylberkan
Grito dos Excluídos reúne movimentos sociais e apelos por Lula em Salvador. 📲📰Leia em bit.ly/3qoKG2o
📸📝@jppitombo
Papai Noel da Mooca se veste de Dom Pedro 1º para protestar contra o STF na Paulista. 📲 Acompanhe ao vivo: bit.ly/3TMQGzE
📸Danilo Verpa📝Mariana Zylberkan
O que é bom para pretos é bom para brancos, diz ex-presidente da Fundação Palmares. 📲📰Leia em bit.ly/3ejxQQj
📸Bruno Santos 📝Bruno B. Soraggi
'Imbrochável' é melhor que ataque ao STF, avalia campanha de Bolsonaro. Auxiliares do presidente acreditam não haver prejuízo em relação ao voto feminino além do que já está posto. www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
Gilmar Mendes diz ver 'estresse no momento eleitoral', mas sem risco à democracia. 📲 Leia em bit.ly/3AWuiev
📸Carlos Moura - 30.nov.21/SCO/STF
📝@giumiranda
Ricardo Salles é citado como 'macho alfa' e chama André Janones de 'Danones'. 📲 Leia em bit.ly/3RJFamR
📸Mathilde Missioneiro 📝Bruno B. Soraggi
Imbrochável? "Discurso hipersexualizado de Bolsonaro é típico da masculindade frágil", diz psicanalista. Para Christian Dunker, 'falicismo exagerado' é discurso de quem se sente ameaçado por mudanças sociais e culturais. www1.folha.uol.com.br/equilibrio/202…
Bolsonaro em Copacabana faz fala anticorrupção com foco em Lula: 'Não sou ladrão'. Presidente discursou a apoiadores na praia de Copacabana no 7 de Setembro. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
IMAGEM DO DIA | Passageiros de um ônibus reagiram com vaias e aos gritos de Lula à passagem da motociata do presidente Jair Bolsonaro (PL) hoje em Copacabana, na zona sul do Rio.
Candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou pelo Twitter sobre a comemoração dos 200 de Independência brasileira, alfinetando ao mesmo tempo o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). Veja mais em folha.com
Candidatos do MBL acusam assessor de deputado bolsonarista de tentar sacar arma na Avenida Paulista. Cristiano Beraldo e Amanda Vettorazzo bateram boca com Gil Diniz no ato de 7 de Setembro www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
O ato pró-Bolsonaro no 7 de Setembro na avenida Paulista reuniu na tarde desta quarta-feira (7) um público de 50.443 pessoas, segundo estimativa do Governo de São Paulo. Leia: bit.ly/3KRVrE5
📷 Bruno Santos/Folhapress
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o uso do 7 de Setembro pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário na corrida eleitoral, e citou as suspeitas de compra de imóveis em dinheiro vivo pela família do atual mandatário
Bolsonaro transformou o 7 de Setembro em comícios de campanha em Brasília e no Rio de Janeiro, repetindo ameaças golpistas diante de milhares de apoiadores, mas em tom mais ameno do que no mesmo feriado do ano passado. Leia: bit.ly/3TR76qB
📝Maria Homem | Pedir para te saudarem com um 'imbrochável' é puro pânico de brochar. Quando iremos ultrapassar o mágico nível de fetichizar partes do corpo e crescer? www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
O presidente foi vaiado e xingado por parte do público, que gritou: "Ei Bolsonaro, vai tomar no cu". Em seguida, apoiadores saíram em sua defesa aos gritos de "mito". Leia: bit.ly/3RIUxMq
📷 Sérgio Moraes/Reuters
"A ameaça de ruptura contra o establishment –oposição, intelectuais, artistas, jornalistas e juízes– é a essência do discurso da direita radical no mundo", afirma o sociólogo
Integrantes de tribunais superiores avaliaram que Jair Bolsonaro (PL) se conteve nos ataques contra o Judiciário no 7 de Setembro em relação ao ano anterior e viram nos discursos do presidente um tom eleitoreiro
Os bolsonaristas instrumentalizaram o 7 de Setembro como "datapovo" nos grupos de conversa de WhatsApp e Telegram durante a data, que foi marcada por discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília e em Copacabana, no Rio
Afronta a princípio da impessoalidade, abuso de poder de autoridade e desvio de finalidade são alguns dos crimes eleitorais que podem ter sido cometidos por Jair Bolsonaro neste 7 de setembro
Manifestação pacífica traz alívio, mas economia preocupa empresários. Executivos avaliam que falas do presidente no 7 de Setembro não atraem investidores
📝 Vinicius Torres Freire | Bolsonaro corrompeu 7 de Setembro, mas quem leva tanta gente para a rua? É um Brasil novo ou com novo poder, feito de uma gente largada por décadas na periferia (@vtorresfreire)
Ao usar as comemorações oficiais do 7 de Setembro como comícios de campanha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ter cometido uma série de crimes eleitorais, afirmam especialistas ouvidos pela Folha. 📲📰Leia em bit.ly/3BkYsto
📸@gabrielabilo1
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
📉 População brasileira deve começar a cair em 2042, seis anos antes do que o esperado. Previsão é do IBGE, que aponta que número de habitantes do país tende a ficar abaixo de 200 milhões em 2070 📲📰 Leia mais em mla.bs/af76d92c
O órgão espera que o número de habitantes cresça até o pico de 220,43 milhões em 2041 e, depois, passe a encolher. O movimento de queda tende a se intensificar nas décadas seguintes, levando o contingente para menos de 200 milhões em 2070. 📲📰 mla.bs/af76d92c
MILÍCIA NO RJ | Por dois meses, a reportagem da Folha percorreu 60 áreas da zona oeste do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense perguntando a moradores e comerciantes se queriam falar sobre os milicianos. Mais de 130 entrevistas foram realizadas +
O resultado está na série de reportagens Milícia no RJ. As reportagens mostram como esses grupos criminosos se mantêm, com relatos de extorsões sofridas por empresários, vassoureiros e prostitutas.
A repórter @bruna_fantti também explica como ocorreu a união da milícia com o tráfico e por que as áreas controladas por esses grupos lideram a expulsão de moradores de suas residências, entre outros temas.
Livros de autores negros e mulheres caem mais hoje no vestibular; veja a evolução. Levantamento inédito da Folha mostra histórico das leituras obrigatórias em universidades públicas; USP é a mais masculina. 📲📰 Leia mais em mla.bs/cf39a99e
Na lista anunciada para a prova de 2026 da Fuvest, a USP exige nove livros e uma maioria de escritores negros. Mas há só uma mulher —Ruth Guimarães e seu "Água Funda", que passam ser cobrados para os ingressantes de 2025. 📲📰 mla.bs/cf39a99e
Nos últimos anos, houve um crescimento notável no percentual de escritores não brancos cobrados nas universidades paulistas, taxa que vem se mantendo estável nas federais catarinense e gaúcha e decrescendo na Universidade Federal do Paraná. 📲📰 mla.bs/cf39a99e
Médicos são mortos a tiros em quiosque na Barra da Tijuca, no Rio. Uma das vítimas era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSol); imagens de câmera de segurança mostram que grupo desceu de carro e atacou os quatro homens. Leia: mla.bs/6c165485
Dois dos mortos são de São Paulo e o terceiro é da Bahia. As vítimas são Marcos de Andrade Corsato, 62, Diego Ralf de Souza Bomfim, 35, e Perseu Ribeiro Almeida, 33.
A Covid ainda é uma das principais causas de mortes no Brasil. Só a doença provocou mais de 700 mil óbitos em três anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Leia em mla.bs/1a86f8b5 📝Ana Bottallo, Daniel Mariani e Diana Yukari 📸Adriano Vizoni/Folhapress
Apesar de a mortalidade por Covid ter caído em 2022, a doença se mantém entre as cinco principais causas de morte no Brasil, segundo levantamento feito pelo DeltaFolha utilizando dados do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade) do Ministério da Saúde www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Na semana passada, o número de mortos no Brasil por Covid chegou a 700 mil, com mudança no perfil de vítimas —com maior proporção de óbitos agora em pessoas acima de 80 anos e imunossuprimidas, por exemplo www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Sem dólares e com pesos que 'queimam', hiperinflação ameaça Argentina. Ano eleitoral reduz chances de medidas contra crise, agravada por seca histórica 📰📲 Leia: mla.bs/319c7f42
Abstraindo-se os apelos dos cambistas que trocam moedas estrangeiras, algumas lojas fechadas e muitos sem-teto pelas ruas da cidade, tem-se a sensação de uma Buenos Aires vibrante, com gente consumindo e se divertindo em cafés e restaurantes. mla.bs/319c7f42
Mas essa superfície efervescente oculta uma rápida deterioração econômica em curso neste ano de eleições presidenciais, o que tem levado o governo a tomar medidas heterodoxas e extremas —sem atacar problemas estruturais que amarram a economia há décadas. mla.bs/319c7f42