Com grande alegria, divulgamos a lista dos três projetos selecionados para o FeCCI Lab do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena. A produção entrará em contato com os representantes para organizar os próximos passos.
Afluências
Direção, roteiro e produção: Iasmin Soares
Terra sem Pecado - Transversal
Direção: Marcelo Cuhexê Krahô
Oré Payayá, de Sarah Goes da Silva
Direção: Edilene Payayá, Sarah Goes da Silva, Alejandro Zywica
Recebemos inscrições vindas de todas as regiões do Brasil, que revelam a multiplicidade de olhares e questões indígenas atuais.
O FeCCI Lab é um laboratório de desenvolvimento de filmes que proporcionará a realizadores de origem indígena a oportunidade de aprimorar seus projetos com o apoio de profissionais da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI)- @AscuriOrg.
Além da mentoria online, os selecionados terão os custos cobertos para participar presencialmente dos dois dias do FeCCI Lab, em Brasília (DF). Os filmes selecionados no laboratório vão compor a programação da Mostra Paralela do FeCCI, em dezembro.
Além da mentoria individual, cada projeto receberá uma premiação no valor de R$ 3 mil como incentivo financeiro para o realizador.
Estamos construindo o maior festival de cinema e cultura indígena do Brasil!
O 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena está a todo vapor! Nos dias 17 e 18 de setembro, levamos uma programação repleta de filmes e festas culturais à aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, no Território Indígena do Xingu (MT).
Como Takumã Kuikuro (@TakumaOfficiall) nos conta, iremos inaugurar a “Casa de Cinema”! A Casa será uma parte do legado do festival, que a deixará para a aldeia com todos os equipamentos de cinema necessários, como: tela de projeção, projetor e sistema de som.
Ela é feita pela comunidade, em muitas mãos, com técnicas tradicionais da cultura alto-xinguana.
A Casa de Cinema tem como intuito incentivar e contribuir com o audiovisual de realizadores indígenas do Alto Xingu. +