Na ONU, Bolsonaro mentiu como sempre sobre meio ambiente. Com ele, o desmatamento aumentou 73% na Amazônia e 17% no Cerrado. O Pantanal foi quase dizimado pelo fogo, as invasões de terras indígenas triplicaram e as cobranças de multas ambientais foram paralisadas. tem mais 👇
As operações de campo contra ilegais despencaram, o orçamento de fiscalização diminuiu e o pouco que sobrou não foi utilizado. O ex ministro de meio ambiente fugiu do cargo para não ser preso. politica.estadao.com.br/noticias/geral…
As emissões de gases efeito estufa cresceram em 2019 e 2020. Em 2021, o desmatamento na Mata Atlântica cresceu 66%. O fundo Amazônia, que tem R$3bi p/ combate ao desmatamento, está congelado desde 2019. Bolsonaro diminuiu as metas de clima do país bbc.com/portuguese/bra…
Em 2021, apenas 5,2% da área desmatada teve embargo ou autuação. Os alertas de desmatamento de agosto/2022 foram 81% maiores do que agosto de 2021. De Jan a Set, há mais focos de queimadas na Amazônia do que em todo o ano passado. oeco.org.br/noticias/desma…
E no setor elétrico o governo também ameaça sujar nossa matriz elétrica, com previsões de investimentos em carvão e gás, esta última para atender desejos do centrão energiaeambiente.org.br/texto-final-da…
A destruição foi a política deste governo, uma verdadeira parceria com o crime ambiental. A única boa notícia é que hoje pode ter sido a última vez q Bolsonaro subiu na tribuna da ONU para mentir.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Fiz um resumo/seleção de trechos da representação da PF contra o Salles e das decisões do Ministro Alexandre de Moraes. No fio👇: @obsclima
PF pede diligências criminais (perícia, busca e apreensão, quebra de sigilos bancário e fiscal, suspensão da função pública, etc) por entenderem que agentes públicos e empresas estavam envolvidos em esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais
Denúncia da PF é sobre de 9 crimes - corrupção passiva, facilitação de contrabando, prevaricação, advocacia administrativa, corrupção ativa, contrabando, crimes contra a administração ambiental, lavagem de dinheiro, integrar organização criminosa e obstrução de justiça.