1 like = 1 pessoa famosa que é bissexual (algumas vcs vão se surpreender, eu já sei pq todo ano é o mesmo drama hahaha)
Vamos começar com ele: o cara teve que escrever uma música inteira falando da bissexualidade dele pq só chamavam ele de gay e ainda tem gente que enche o saco até hoje dizendo que Renato Russo não era bi. Francamente.
A invisibilidade bissexual e a bifobia associada a ela são problemas cotidianos pra quem é bi. A mesma coisa do Renato Russo rola com o Freddy Mercury, outro bizão da poha tratado pela imprensa e fãs como sendo meramente "gay". Nem existia a ideia de LGBT na época, vale lembrar.
Em tempos mais recentes e ainda na música: a diva Alanis Morissette, nessa foto grávida de seu marido homem cis, segue sendo 100% bissexual também.
Já houve grandes discussões públicas sobre a sexualidade dessa outra musa aqui. Até onde me consta e até onde consta para o movimento bi, Ana Carolina é uma de nós e nós adoramos isso! 💜💙💜
Agora vamos fazer uma pequena viagem no tempo e lembrar dela, a rainha bi do México no início do século XX: a comunista dona da poha toda Frida Kahlo. Maravilhosa, né não?
Por falar em comunista bi... Esse outro camarada aqui também era bissexual e os bolchemacho ficam simplesmente indignados quando a gente lembra desse fato. Malcolm X além de uma das mentes mais brilhantes da história humana também era bissexual! 🥰
Claro que na seção máquina do tempo não poderia faltar o famouser influencer de ocultismo Aleister Crowley. Mais um bissexual pra nossa lista, numa época em que sequer se fala em bissexualidade.
Continuando.... Anais Nin! A escritora francesa é sabidamente bissexual, embora tenha sido apropriada como ícone lésbico por bastante tempo.
Mais uma adição à nossa seção de revolucionários bissexuais: Emiliano Zapata. Sim, o cara de bigodão, sombrero. O revolucionário mexicano que inspira o zapatismo até hoje. Esse cara também era bissexual, e vai ter muita gente chiando por causa disso logo mais aqui.
A política, aliás - não só a revolucionária, comunista - é cheia de bissexuais. A ex-primeira dama dos EUA e diplomata Eleanor Roosevelt, por exemplo. Sabiam dessa?
A bissexualidade também não é coisa só de artista, gente muderrrrna etc. Até ele, o tchutchuco do capitalismo bonzinho, um dos teóricos mais importantes da economia, John Maynard Keynes era bissexual. JURA? juro.
A bissexualidade, ou o que hoje a gente entende como bissexualidade, também não é uma coisa recente na história ocidental. Olha só o Francis Bacon, filósofo da ciência inglês, nascido em 1561, figurando na nossa listinha! :)
Esse outro moço inglês aqui com essa gola babadeira no pescoço também é considerado bissexual por seus biógrafos atuais e historiadores: William Shakespeare, o próprio. E vou fazer uma pausa aqui nas fotos pra explicar um negocinho de história bi, vem comigo:
Sempre que a gente fala de história da sexualidade, a gente precisa lembrar que sexualidade é uma coisa e casamento é outra, especialmente do século XIX para trás. Quanto mais longe do século XIX, maior a chance dessas coisas estarem mais separadas. Casamento era (+)
(+) um contrato, transmissão de bens, geração de prole. O prazer sexual estava colocado e era destinado a outros espaços na sociedade. Mesmo que algumas formas de prazer sexual já fossem proibidas pelo Estado (como relações entre homens). (+)
(+) Por isso, é muito comum a gente encontrar evidências de que, mesmo tendo relacionamentos sexuais e casamentos com pessoas do gênero "oposto", esses personagens também mantinham relações sexuais com pessoas do mesmo gênero, o que era mais ou menos tolerado até o séc. XIX.
mas VOLTANDO: essa gata aqui também é o mesmo caso. Rainha da Franca, casada com o rei, filhinhos, etc. e basicamente TODO MUNDO SABIA que ela transava também com mulher. a ideia de "fidelidade" no casamento era bem diferente do que a ideia que temos hoje ;)
Essa outra figura histórica aqui é conhecida por ser "mulherengo", mas na verdade vemos que não passa de um piranhão bi 😂o Lord Byron tem bi até no nome, sabe, ñ sei como há quem duvide
A influência de bissexuais na nossa vida é simplesmente imensa. Esse outro bi aqui é autor de vários contos da sua infância: a pequena sereia, a roupa nova do rei, a princesa e a ervilha, a rainha da neve, polegarzinha, a menina dos fósforos... Com vocês, Hans Christian Andersen:
E olha só: se você curte ficção científica, você deve absolutamente TUDOH a uma mulher bissexual. A escritora que fundou esse gênero literário, Mary Shelley, também era uma de nós! <3
Claro, em mais um caso clássico de apagamento bissexual, temos ele, o queridinho dos poemas de amor, o moço do túmulo coberto de beijos, Oscar Wilde. Apropriado por muito tempo como ícone gay por ter sido preso por práticas sexuais c/ homens, hj sabemos que ele era bi!
e agora VAMOS PARA A MAIS POLÊMICA DA LISTA: Sappho. Sim, Sappho DE LÉSBOS, a ilha grega que deu o nome "lésbica", era muito provavelmente bissexual. MARÍLIA CÊ TÁ DOIDA? Não gente, olha só, senta que lá vem história (curtinha, juro):
1º vamos lembrar que não existia nenhuma dessas identidades como hj entendemos: lésbica, gay, bi etc. Então é sempre um terreno um pouco pantanoso da gente navegar. 2º, vamos lembrar que as fontes também são complicadas pois: MILHARES de anos atrás. ok? ok. então segue: (+)
Por muito tempo a Sappho, que era "A" poeta de Lesbos (lembrando que poeta era uma profissão, e bem pretigiosa, naquele contexto), foi identificada como um ícone lésbico. Porque muitos de seus poemas eram poemas sexuais sobre/para mulheres ou retratando sexo entre elas (+)
Não é à toa que hoje muita gente chama de "sáfica" a relação afetivo/sexo/erótica entre mulheres. POIS BEM. Só que mais recentemente se descobriu que tem um monte de outros poemas também direcionados a homens. Isso mesmo que você leu. Nesse caso, o fato de ser casada e (+)
(+) ter filhos com um homem não é também grande indicativo de nada, porque como mencionei antes, em boa parte da história ocidental e pré-ocidente da Europa casamento e procriação eram uma obrigação e tal. Não dá pra aplicar métricas de hoje. Só que os poemas ñ deixam mta dúvida.
(+) Algumas pessoas vão dizer que "bom, ela era paga pra escrever". Mas esse argumento serviria pra dizer que ela era hetero também, se a gente achar que escreveu os poemas direcionados a mulheres só por ter sido paga pra isso. Né? Um argumento todo bifóbico, aliás. 🤷‍♀️
Saindo da Sappho e falando de outra mulher importante da história, muitos séculos depois, temos na nossa lista de bissexuais também a mexicana Sor Juana Inés de la Cruz. Faz bastante sentido, considerando que virar freira era uma das maneiras de mulheres brancas na época (+)
(+) não se conformarem ao roteiro mais comuns dos papéis de gênero, ganhando distância da família, não precisando casar, podendo estudar e por aí vamos. As evidências são bastante limitadas nesse caso também, mas há bastante gente que a reivindica bi!
Mais alguns séculos depois, outra mulher dessas FODONAS que aparecem pra chacoalhar tudo, também era uma bissexual: Virginia Woolf! <3 Rainha de tudo, meu coração, amo.
e a Simone de Beauvoir? dispensa comentários
Ainda no meio intelectual francês do século XX, não dá pra descartar a Colette, escritora da belle époque que ganhou até mesmo um Goncourt com seus romances sobre sexualidade.
Também no começo do século XX, a maravilhosa Josephine Baker entra na nossa lista! Dançarina, atriz, famouser do cinema mudo... e belíssima! Baker foi a primeira mulher negra a entrar para o panteão francês. Uma das nosssas! <3
Muitas outras mulheres negras incríveis que marcaram os rumos da história do século XX, aliás, também eram bissexuais. A começar pela diva do jazz, um dos timbres de voz mais lindos já produzidos pela evolução humana, Billie Holiday!
A escritora negra e autora do romance epistolar vencedor do Pulitzer "A Cor Púrpura", Alice Walker, também era bissexual, sabiam? Muitas vezes assumem que ela tenha sido lésbica, mas essa versão da história já foi desbancada.
Ainda entre as mais famosas bissexuais negras, ninguém menos que Nina Simone! Fiquei meio chocada de descobrir que a Wikipedia em ptbr e em inglês simplesmente apaga a atuação dela junto aos panteras negras, aliás (o nome do partido sequer aparece).
Claro que também não poderia deixar de mencionar aqui nossa referência bi, lutadora incansável das injustiças do nosso país, assassinada em nome do projeto de destruição que só se acirrou até aqui: Marielle Franco! #MariellePresente #QuemMandouMatarMarielle
Pra continuar no Brasil e em nosso tempo histórico, temos ainda a atual grande musa musical da poha toda, diva que já marcou seu nome em nossa história: a cantora Ludmilla!
Já nossa próxima bissexual da lista dispensa apresentações e comentários, pois todo mundo sabe que além de ser uma das mulheres brasileiras mais lindas já vistas na história do nosso audiovisual, Camila Pitanga é uma brilhante atriz e tem falado bastante sobre sua bissexualidade!
E olha que essa lista ainda tem... ANITTA! Ela mesma, a nossa celebridade tuiteira favorita, @Anitta , também é bissexual. Não só ela não esconde isso, como fala pra todo mundo ouvir em alto e bom som (como faz com tudo né, vamos combinar? poderosa!)
Aliás, a geração atual de artistas jovens (e que os jovens escutam, arrisco-me a dizer, fazendo a tiazona aqui =P ) é cheia de bissexuais. Olha quem mais está aqui na nossa lista: Jão!
Mas claro, entre os artistas brasileiros mais velhos também há bissexuais muito ilustres. Por exemplo ele, amado por todes, Caetano Veloso!
(a foto com o Lula foi a ÚNICA QUE EU ACHEI NO GOOGLE INTEIRO, acreditam? só por isso ela está aqui)
e se vamos falar de uma geração de artistas que hoje já são grandes nomes aqui no Brasil, não tem como deixar de fora a querida amiga, vizinha, militante, maravilhosa, diva, incrível, brilhante - ela mesma! - Laerte Coutinho! @LaerteCoutinho1 beijos biiiii
@LaerteCoutinho1 vamos de artes! não apenas reizinho da pintura, do grafitti e da poesia, Jean Michel Basquiat ainda por cima era bi. esse post da lista eu dedico ao meu amigo querido @tulio_custodio que viu postou a expo inteira lá de NY me permitindo chorar um pouquinho de emoção daqui do BR <3

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with 📢Marilia Moschkovich🏳️‍🌈

📢Marilia Moschkovich🏳️‍🌈 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MariliaMoscou

Jun 26
Vocês querem saber como chegamos a esta semana de absurdos misóginos, desde o caso da juíza impedindo direito ao aborto até o fascitóide da fofoca revitimizando quem já sofreu violência sexual? Não é difícil entender: desde 2013, estamos perdendo a batalha do Gênero. 🧶 [x]
1) O conceito de gênero foi elaborado +/- na década de 1970 nos debates anglófonos da teoria feminista. Diferente de conceitos anteriores, "gênero" recusa a ideia de que categorias como "homem" e "mulher" sejam mera descrição de uma realidade biológica de binarismo sexual.
2) Obviamente que isso enfurece/u parte da própria militância feminista, mas sobretudo enfurece/u o Vaticano e os cristãos conservadores (especialmente nos EUA, onde já eram organizadíssimos e tinham um lobby forte no Estado). A campanha anti-gênero é tão antiga qto esse conceito
Read 23 tweets
Jun 26
GESTANTE não é MÃE
FETO não é BEBÊ
BEBÊ não é FILHO
tem DEZ ANOS que tô escrevendo a mesma coisa na internet porque vcs querem defender direitos das mulheres sem escutar as feministas

pqp sabe
Read 4 tweets
Jun 26
a gente só vai começar a construir autonomia de fato como mulheres cis no dia em que entendermos que lutar p/ q homens cis sejam responsabilizados pelas nossas gravidezes é menos produtivo do que lutar para que nós sejamos desresponsabilizadas.
no nosso código civil consta que, em última instância, se uma criança não tiver ninguém mais, a "mãe" (mulher cis que pariu, em juridiquês) é a responsável perante o Estado. ou seja, em nosso código civil, toda parentalidade é de certa forma facultativa exceto aquela de quem pare
sim, ainda que a criança seja entregue voluntariamente para a adoção. tá tudo descrito lá na seção do poder familiar. essa estrutura só vai ser desmontada quando destruirmos a Família como instituição, superando prisões como "mãe", "pai", "vida privada" etc.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(