ATENÇÃO 🚨
7 DICAS IMPORTANTES, PARA ESTE SEGUNDO TURNO, A FIM DE TIRARMOS VOTOS DO BOLSONARO. #LulaPresidente2022
A THREAD ⤵️
1 - Não perca tempo discutindo com bolsonaristas convictos:
Se a pessoa defende o Bolsonaro até hoje, será muito difícil virar seu voto. Foque a energia nos eleitores indecisos ou naqueles que você já viu criticar a coisa em algum momento. Ajude a garantir que não votarão mais.
2 - Fale dos temas que mais afastam pessoas do Bolsonaro:
Economia (aumento da pobreza, dos preços e da fome); pouco trabalho (passeios de jet-ski e motociatas); desumanidade (imitação de pessoas sem ar); descaso com a vida do povo (670 mil pessoas mortas na pandemia).
3 - Critique Bolsonaro e não pessoas indecisas:
Quando vc ofende pessoas que ainda estão indecisas, isso leva elas a se afastarem de você e do Lula. Fale mal do Bolsonaro e de políticos que estão perto dele, mas não fale mal dos eleitores indecisos e nem mesmo do cidadão comum.
4 - Escolha palavras certas pra criticá-lo:
Algumas palavras funcionam melhor do que outras pra afastar eleitores indecisos. As que MAIS funcionam são: Desumano, despreparado, irresponsável, ladrão, vagabundo. As que MENOS funcionam: Genocida, assassino, miliciano, entre outras.
5 - Fale da sua experiência pessoal:
As pessoas se conectam muito com testemunhos pessoais. Isso é fato. É sempre válido falar de forma ampla sobre como Bolsonaro é abominável, mas mais poderoso do que isso é falar sobre como Bolsonaro fez e faz mal para a sua vida (+)
Você perdeu o emprego? Não consegue mais pagar as contas? Perdeu parentes ou amigos por falta de vacina na pandemia? Está achando os preços de comida absurdos no mercado? Grave um vídeo, áudio ou escreva um texto falando sobre isso a partir do seu lugar enquanto cidadão.
6 - Ocupe espaços onde eleitores indecisos estão:
Não adianta ficar só no Twitter ou só em grupos onde a maioria das pessoas já é eleitora do Lula. Precisamos tirar votos de forma efetiva: entre nos grupos de família e de colegas de trabalho, no wpp, crie conteúdo tik tok, Kwai.
7 -Use o humor:
Conteúdos sérios e alarmantes para denunciar o que Bolsonaro representa são importantes, mas também cansam. O que funciona bem para compensar isso são conteúdos bem-humorados. Use e abuse dos memes, figurinhas e vídeos que zoam Bolsonaro.
Recebi esse conteúdo e estou repassando aqui porque achei as dicas muito boas. Dei algumas modificadas, mas, no mais, é isso.
Já tinha mencionado o quanto é importante conquistarmos os votos dos indecisos e daqueles que não querem votar.
Diferentemente do que propaga Bolsonaro a respeito de seu governo, sobre o qual diz não ter escândalo de corrupção nenhum, resolvi fazer um fio com principais episódios, a partir de leituras que fiz recentemente. SEGUE A THREAD E COMPARTILHE ⤵️
Wal do Açaí (Janeiro de 2018)
O caso veio à público a partir de reportagens da Folha de S.Paulo, quando Bolsonaro era deputado federal e candidato à presidência. Na época, ele mantinha uma funcionária fantasma. Em março de 2022, MPF fez a denúncia à Justiça Federal de Brasília.
Queiroz, rachadinha da família e os cheques da Micheque (dezembro de 2018)
Um levantamento do Estado de S. Paulo revelou documento do Coaf que apontava pra movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta do Fabrício Queiroz, esse sabemos bem quem é. Era assessor de Flávio.
Ao mesmo tempo que foram eleitos políticos de extrema-direta, o Brasil tbm elegeu mulheres trans, indígenas, negras, algo nunca antes visto na história. A gente está no jogo e é exatamente isso que a elite branca, rica, reacionária, racista, deste país não aceita de jeito nenhum.
O Brasil foi colonizado. Foram cerca de 400 anos de escravidão, genocídio e barbárie. Criou-se aqui políticas de branqueamento da população, difundiu-se pensamentos eugenistas, tivemos uma ditadura civil-militar, apoiada por empresários da época, nenhum torturador foi preso...
O bolsonarismo foi a oportunidade que os herdeiros desse passado abdominal tiveram para reavivar o ódio àqueles que construíram este país com suor e sangue. Diferente do que dizem, o Brasil é polarizado deste o seu início. Nós só estamos dando prosseguimento as lutas ancestrais.
5 MOTIVOS PARA NÃO VOTAR NO CLÁUDIO CASTRO PARA GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO
A THREAD ⤵️
1- Envolvimento com corrupção
Além do escândalo da ceperj, com funcionários fantasma e quase 200 saques em dinheiro, Cláudio Castro, segundo o delator Marcus Vinícius Azevedo da Silva, recebeu propina enquanto vereador e vice-governador. Ficha limpa onde?
2- Política de morte e chacinas
O Rio registrou números mais altos de mortes efetuadas por policiais. Em pouco mais de 14 meses, foram ao menos 40 chacinas. 3 das 5 operações mais letais da história foram no seu mandato. 28 mortos no Jacarezinho, 24 Penha e mais 17, Alemão.
Vou explicar o que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia em dois tweets.
Ucrânia era da mesma facção da Rússia. Ucrânia se tornou independente. Uma facção distante, EUA, cheia de interresses, quer que a Ucrânia entre numa organização, OTAN, mas a facção Rússia (+)
não permite isso de maneira nenhuma. Porque na visão da facção Rússia, Ucrânia é da sua facção, então eles que decidem.
Como a relação das duas nunca foi amigável, agora parece que se agravou ainda mais.
Então, se a Ucrânia entrar, a bala vai comer pra cima dessa facção.
Em outras palavras, a Rússia quer tomar Ucrânia e um dos meios para isso é desarmar a facção, porque assim conseguem tomá-la.
Espero que vocês tenham conseguido entender. Basicamente é isso. Usei questões de facção para ficar mais fácil de entender.
Por que os adolescentes devem ler Machado de Assis e quais são minhas críticas em relação ao ensino de literaturas no Brasil.
A THREAD
Segundo Antônio Cândido, a literatura deve ser um Direito Humano. Todas as civilizações experienciaram a prática de contar/narrar das mais diversas formas. Mas não só escrita. A oralidade tbm tem a capacidade de criar literatura, uma vez q histórias eram transmitidas boca a boca.
Em de tratando especificamente do Brasil, as referências que temos de literatura partem de corpos específicos, cor, classe e gênero. Em outras palavras, quem produzia literatura e quem consumia/lia literatura eram pessoas brancas, de classe média alta, do gênero masculino.
Vamos lá, Felipe Neto. Primeiro que as obras de Machado de Assis, embora tenham características de romantismo e realismo, há muitos críticos literários que não rotulam nem em um nem em outro. Segundo, não sabia que também era professor de literatura, além de YouTuber.
Segundo, existem vários autores que fazem críticas ao ensino de literatura, e sim, acredito que a gente tenha que mudar os paradigmas, principalmente em relação aos autores que trabalhamos, maioria brancos, homens, nas escolas públicas e particulares.
Terceiro, Machado de Assis é um homem negro e um dos maiores escritores do Brasil, quiçá do mundo. Ele é referência tanto de literatura, quanto de língua portuguesa, pelo modo como ele escrevia. Mas o que me chama mais atenção nele são as críticas a elite carcomida de sua época.