Felipe Nunes Profile picture
Oct 17 6 tweets 3 min read
RESUMO DO DEBATE: Lula obteve uma média de 44.5% de menções positivas ao longo do debate, Bolsonaro obteve 36.5%. #DebateNaBand @quaestpesquisa
No primeiro e segundo blocos, Lula foi melhor (43% e 46% de menções positivas). Conseguiu fazer Bolsonaro falar de temas caros a ele: vacina e pandemia. No terceiro bloco, com o tema da corrupção, Bolsonaro se saiu bem melhor (51%). #DebateNaGlobo
O debate sobre a visita do Lula no complexo do Alemão chamou particular atenção no primeiro bloco. Deve ser algo explorado pela campanha de Lula.
No segundo bloco, dominou na internet o debate sobre o vídeo de Bolsonaro e a exploração sexual de menores. Mas também apareceu forte a discussão sobre quem fez a transposição do São Francisco.
No último bloco teve desmatamento, orçamento secreto e discussões em torno de Ortega, Nicaragua e Fechamento de Igrejas. Com a #LulaVergonhaNacional bolsonaristas ampliaram o debate sobre corrupção.
Foi um debate intenso, também nas redes sociais! Foram quase 550 milhões de interações sobre o debate entre 17h e 23h.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Felipe Nunes

Felipe Nunes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @felipnunes

Oct 15
1/ Na pesquisa Genial/Quaest dessa semana estudamos as atitudes dos eleitores brasileiros frente a temas que geram polêmica no debate nacional. Redução da maioridade penal tem apoio de 92%, facilitação da compra e posse de armas e legalização do aborto só tem apoio de 24% e 25%.
2/ Quando comparamos os resultados por região, fica ainda mais claro que esses 3 temas são quase unanimidade no país. 'Todo mundo' é a favor da redução da maioridade penal e contra a legalização do aborto e da facilitação da compra de armas.
3/ Mas há 2 temas que dividem o Brasil ao meio: a manifestação de afeto em público por parte de gays/lésbicas e a reserva de cotas para negros. Essa divisão fica muito clara quando comparamos por renda. Não interessa o nível econômico, estes são os temas que dividem o país.
Read 11 tweets
Oct 14
1/ Em uma eleição marcada por pesquisas, o papel das redes virou coadjuvante. Mas a @quaestpesquisa monitorou as eleições junto com a @folha. Os resultados revelam que o Índice de Popularidade Digital (IPD) se mostrou, mais uma vez, um excelente preditor do resultado. Image
2/ Os resultados do IPD para presidente revelaram-se altamente correlacionados ao resultado final da eleição, com Lula e Bolsonaro próximos um do outro, mas distantes dos demais nomes em competição. Image
3/ Para ser mais exato, encontramos uma correlação de 99% entre os dados de votação dos candidatos e o valor estimado do IPD. Ou seja, o IPD foi um ótimo preditor do resultado eleitoral para presidente. Image
Read 15 tweets
Oct 13
1/ Pesquisa Genial/Quaest desta semana mostra estabilidade no quadro geral da eleição: Lula tem 49% das intenções de voto totais (estimativa entre 47% e 51%), enquanto Bolsonaro tem 41% (estimativa entre 39% e 43%). Em votos válidos, Lula teria 54% e Bolsonaro 46%. Image
2/ Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (likely voter model), Lula aparece com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro. Variação na margem de erro em relação à rodada anterior. Image
3/ A Quaest está incorporando essa modelagem para compreender melhor os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados. O modelo foi construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest.
Read 14 tweets
Oct 13
1/ Nesta quinta (13/10) sai pesquisa Genial/Quaest para o 2º turno! O relatório completo será divulgado às 14h. Atenção para (1) os resultados brutos de intenção de voto e (2) os resultados de intenção de voto ponderados pelo modelo de likely voter desenvolvido pela Quaest.
2/ A partir desta rodada, a Quaest vai publicar resultados ponderados por seu modelo de likely voter para identificar os brasileiros com maior probabilidade de votar nas eleições presidenciais.
3/ Esse procedimento visa minimizar os efeitos que a abstenção não-aleatória entre os sub-grupos do eleitorado têm causado na capacidade dos institutos estimarem votos nas urnas.
Read 11 tweets
Oct 6
1/ Pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno mostra que Lula poderia ter entre 46 e 50% das intenções de voto e Bolsonaro poderia ter entre 39 e 43%. Em votos válidos, Lula poderia ter entre 52 e 56% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro poderia ter entre 44 e 48%.

⬇️⬇️⬇️
2/ A maior diferença entre o esperado no 1º e no 2º turno se deu no Nordeste. Bolsonaro aparece nesta pesquisa, assim como apareceu nas urnas, com desempenho superior ao estimado no dia 01/10. Nas outras regiões, nenhuma novidade. Bolsonaro vence Sul e CO e empata Sudeste.
3/ O gráfico abaixo de transferência de votos não nos permite dizer para onde vai o voto de Ciro e Tebet. Amostra é pequena e margem de erro é grande. Não caiam nessa falácia. Mas há algo muito mais significativo no gráfico, a última coluna:
Read 14 tweets
Oct 2
1/ No último ano, a @quaestpesquisa divulgou resultados de 45 pesquisas contratadas pelo banco @genialinveste. Ontem, finalizamos pesquisa nacional e nos estados de SP, MG e RJ. As pesquisas de véspera do projeto Genial/Quaest revelaram informações que merecem um último destaque.
2/ Pesquisa nacional revela que há chance de definição da eleição já no 1º turno por conta do voto útil. Os indecisos (7%) também podem mudar o quadro.

Votos válidos
Lula 49 (47 a 51)
Bolsonaro 38 (36 a 40)
Ciro 6 (4 a 8)
Tebet 5 (3 a 7)
3/ Caso a eleição vá para o segundo turno, Lula começa com vantagem. Interessante que aqui os indecisos são bem menores e seu comportamento não afeta o resultado.

Votos válidos
Lula 57 (55 a 59)
Bolsonaro 43 (41 a 45)
Read 16 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(