Oi @igor_3k , você não viu os ministros do Bolsonaro apoiando atividades que destroem a Amazônia?
Foi o que disse no #Lulanoflow, né?
A gente te conta:
Setembro de 2019: Onyx, Salles, Heleno, Moro... diversos ministros encontram, no Planalto, com garimpeiros ilegais. Em outubro do mesmo ano teve outra reunião. oglobo.globo.com/epoca/brasil/r…
Como esquecer a absurda aparição de Salles em Jacareacanga... trazendo de volta pra Brasília (no avião da FAB!) um grupo de garimpeiros ilegais! Em agosto de 2020. g1.globo.com/jornal-naciona…
Vamos lembrar do Fundo Amazônia? O Ministério do Meio Ambiente colocou em cheque a principal fonte de financiamento para a proteção da Amazônia. E quem disse isso não fui eu: foi o TCU! g1.globo.com/meio-ambiente/…
Sem falar no secretário (com poderes de ministro) responsável "só" pelos assuntos fundiários do país. Ruralista, supostamente ligado a milícias rurais... theintercept.com/2019/02/19/mil…
E o Ministério da Justiça também tem participação nisso, viu? Lembre que a Funai é ligada ao MJ. E não foi demarcada NENHUMA terra indígena. E a Funai aparelhada, como foi muitíssimo bem documentado pelo @InescOficial e pela @INAindigenista. amazoniareal.com.br/web-stories/co…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Recebi ótimas dicas, aqui no Twitter, de como conversar com quem tá pensando em não votar no 2° turno. (Obrigada!!!)
Fiz uns cards pra postar na rede ao lado e circular no zap. (Não estão muito bonitos, mas cumprem o propósito.)
Quem quiser complementar, chega mais. Aqui 🧶
São 10 cards, contando com o do tweet anterior. Aqui vão as dicas 1 e 2. Segue no próximo tweet.
Dicas 3 a 6.
O próximo tweet tem a última, do apanhado das dicas que recebi ontem.
Quem quiser complementar, fica à vontade pra comentar aqui. Posso fazer uma segunda leva de cards.
Me contem, por favor, dicas de como conversar com quem não tá querendo votar no 2° turno.
Vou pra rua nessas próximas semanas, na luta contra a abstenção.
E as dicas que aparecem aqui podem ser úteis pra outros.
Bora?
Em 2018 o TSE fez uma campanha contra o absenteísmo nas eleições. Vi um vídeo curto onde uma pessoa não se decidia sobre algo (tipo: qual camisa usar), e aí alguém vinha e decidia por ela. O argumento principal da campanha, pelo visto, era este aqui:
A Jout Jout fez um vídeo bem legal, também em 2018. E usou um argumento que me parece bem forte, considerando inclusive estratégias de comunicação que a direita usa (a do tipo "o que 'eles' não querem que você saiba). ó:
Comentei há uns dias sobre a proliferação de candidaturas ligadas ao garimpo predatório, e algumas pessoas vieram me perguntar mais a respeito.
Segue um comentário, com 3 boas matérias sobre o assunto, mais o compilado de threads que fiz, de #NãoVoteEmGarimpeiro (1/5) 👇
A Folha identificou 79 candidaturas ligadas a garimpo (principalmente no Pará e Roraima). Cruzando dados do TSE com ANM, viu que 36 candidatos têm processos minerários. @oJoaoGabriel__ e @LucasMarchesini falam mais dos principais nomes. Excelente trabalho: www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/…
A @marinarossi fez pra @reporterb uma bela análise das 7 principais candidaturas ligadas ao garimpo, com bastante material sobre cada uma. E chama a atenção pro perfil milionário de vários candidatos. Vejam aqui: reporterbrasil.org.br/2022/09/bolson…
A esquerda tem "necessidade vital de que as pessoas pensem, ou seja, imaginem, sintam,formulem suas próprias questões e suas próprias exigências,determinem as incógnitas de sua própria situação". Stengers a partir de Deleuze.
Jamais perder isso de vista.
(E não é sobre partidos)
"aprender a pensar, a colocar suas próprias questões... Nunca é um conteúdo a ser adquirido, definindo uma elite contra o rebanho submisso. A única coisa que se puder adquirir é o gosto e a confiança no pensamento."
Candidato a Deputado Federal que trabalha pra legalizar o garimpo predatório - que além de impactar indígenas e ribeirinhos, tá levando mercúrio pro peixe vendido em Santarém e poluindo Alter do Chão.
Vejam 🧶
Esse cidadão está concorrendo à reeleição pelo PL (de Bolsonaro). E se conseguir, vai atuar no sentido CONTRÁRIO do que a Amazônia precisa: facilitando pro garimpo (isto é, para os donos de garimpo, não para quem trabalha nessas áreas).
Foi o que fez nos últimos anos. Quer ver?
Pra começar, uma foto que diz muito: ao lado do vereador dos garimpeiros de Itaituba e do secretário de meio ambiente do município (capital do ouro ilegal) e...
(pasmem!) do que o atual ministro do STF, então AGU, André Mendonça. Apuração do @obsmineracaoobservatoriodamineracao.com.br/como-o-lobby-d…
Atenção para um candidato que é caricatura destes tempos que vivemos. #NaoVoteEmGarimpeiro, nem em PM que posa com fuzil pra se diz defensor de garimpeiro.
‼️ Alô TL de RONDÔNIA!
O sujeito é candidato a deputado federal pelo PROS. Vejam 🧶:
#NaoVoteEmGarimpeiro
O candidato achou por bem circular um vídeo no whatsapp com esse visual amistoso. Vale perguntar: vai lutar pelos garimpeiros... contra quem?
Contra a fiscalização ambiental? E o cara é um PM. Percebe a gravidade?
E calma que PIORA no próximo tweet.
No Facebook do sujeito tem um vídeo em que ele vai "denunciar" um assalto. E admite que os garimpeiros que sofreram o assalto (conhecidos dele) estavam com armas ilegais. Ele mostra a hora em que os caras escondem as armas. Pode isso?