A campanha de Bolsonaro (PL) pretende usar um relatório com diversas fragilidades sobre suposta supressão de inserções do presidente em rádios do Norte e Nordeste como uma forma de estender debate jurídico sobre a legitimidade das #Eleições2022. 📲 Leia em bit.ly/3TXOVPm
Em segundo lugar nas principais pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente Lula (PT), Bolsonaro reforçou a ofensiva de ataques ao TSE e insistiu na acusação de boicote de algumas emissoras de rádio na veiculação da propaganda eleitoral. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, rejeitou nesta quarta-feira (26) a ação apresentada pela campanha, destacou a ausência de provas e disse que ela se baseava em levantamento de empresa "não especializada em auditoria". www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
Ao menos 6 das 8 rádios citadas pela campanha de Bolsonaro contestam os dados no relatório. As rádios apontam divergências entre o número e os horários das inserções identificados pela empresa Audiency, contratada pela campanha. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
A lista de inconsistências inclui inserções que, segundo a empresa, teriam sido veiculadas entre 7h e 7h20. Este horário é destinado à propaganda em bloco do horário eleitoral gratuito, portanto, não tem previsão de inserções comerciais. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
Também há uma rádio entre as citadas que não funciona na frequência apontada pela Audiency.
O material sobre rádios enviado pela campanha de Bolsonaro não comprova a alegação de prejuízo ao presidente nas inserções da propaganda eleitoral no rádio. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
ENTENDA AS FRAGILIDADES NO RELATÓRIO ⬇️
1⃣ BASE DE DADOS
A Audiency afirma realizar o monitoramento das transmissões divulgadas por streaming, ou seja, pela internet. MAS
O problema é que, nessa modalidade, a veiculação da propaganda política não é obrigatória. Além disso, eventual falha técnica na veiculação online faz com que inserções efetivamente reproduzidas pela antena da rádio não apareçam no relatório da empresa. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
2⃣ NÚMEROS
A campanha de Bolsonaro falou que teve 154 mil inserções de rádio a menos do que deveria ao longo de duas semanas. Instada por Moraes a detalhar as alegações, apresentou no dia seguinte representação em que especifica apenas oito emissoras de dois estados. +
Uma das oito emissoras citadas na representação da campanha de Bolsonaro ao TSE, a rádio Bispa, informou que não funciona na frequência que foi apontada pelo relatório. A rádio usa a frequência 98.7, mas o documento cita a 97.1. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
4⃣ DADOS QUE NÃO BATEM
Rádios citadas no relatório disseram ainda que exibiram sim as inserções de Bolsonaro e que podem provar. ⬇️
A Integração FM informou que fez levantamento de todas as inserções de Lula e Jair Bolsonaro na programação e confrontou com a gravação dos dias apontados pela Audiency, identificando divergência entre o que o relatório apresenta e o que foi veiculado. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
A rádio Hits, do Recife, destacou a afirmação da Audiency de que, no dia 7 de outubro, a emissora veiculou apenas 23 das 25 inserções da coligação de Bolsonaro. Mas a emissora diz ter averiguado em seu software, o Pulsar, que as 25 inserções foram veiculadas.
Estudo do pesquisador Miguel Freitas, do departamento de Telecomunicações da PUC-Rio, detectou nove inserções omitidas pela análise da Audiency, usando como amostragem as inserções de apenas um dia na Rádio Bispa.
6⃣ HORÁRIO
A rádio Integração FM aponta inconsistência no fato de a Audiency informar que, no dia 10 de outubro de 2022, a emissora teria veiculado uma inserção do PL às 7h05. +
Nesse horário, todas as emissoras estão exibindo a propaganda em bloco do horário eleitoral gratuito e era exatamente o que estava sendo transmitido pela rádio. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
7⃣ OMISSÃO DA CAMPANHA DE BOLSONARO
A direção da Rádio JM FM. de Minas Gerais, atrelou, em nota divulgada nesta quarta-feira (26), a não veiculação de inserções de Bolsonaro à falta de envio do material pelo PL, partido do presidente.
A rádio Viva Voz, de Várzea da Roça (BA), informou que passou a receber o material de todas as coligações no dia 6 de outubro, com exceção da campanha de Bolsonaro, que enviou a partir de 10 de outubro. A rádio publicou prints dos emails enviados pelas campanhas para a emissora.
Na noite desta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou os três comandantes das Forças Armadas para uma reunião, na qual foi discutido o suposto boicote à propaganda de rádio e televisão da campanha do chefe do Executivo. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
Após o encontro, o mandatário concedeu uma entrevista coletiva à imprensa em que anunciou que irá recorrer "às últimas consequências" da decisão do ministro Alexandre de Moraes de arquivar a ação. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
A ação sobre rádios aumentou a temperatura contra o TSE em grupos bolsonaristas. Apesar de fragilidades em relatório, o episódio é usado no Telegram e no WhatsApp para questionar legitimidade da eleição. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
Nos últimos dias, cresceu a ideia de que o "radiolão" ou "máfia das rádios" –como o caso foi apelidado por bolsonaristas– seria um crime eleitoral sem precedentes em benefício do PT, apesar da falta de provas no material apresentado. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
O levantamento apresentado pela campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) polarizou ainda mais os ânimos nas redes sociais e se transformou em uma guerra de hashtags no Twitter. www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/…
A alegação de que houve desequilíbrio nas inserções de propaganda política em rádios é uma manifestação de desequilíbrio e incompetência do presidente Jair Bolsonaro (PL), afirma o ex-presidente Lula (PT). 📲📰Leia em bit.ly/3W5pQ6V
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#Eleições2022 | Cinegrafista relata pressão de equipe de Tarcísio e diz que filmou pessoas à paisana atirando. Repórter-cinematográfico afirma que emissora pediu que ele gravasse vídeo para candidato. Leia: bit.ly/3zHosOz
Siga no fio 🧶
Com 30 anos de profissão, o repórter-cinematográfico Marcos Andrade, 49, se viu envolto em uma crise após um integrante da campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos) mandar que ele apagasse imagens de um tiroteio em Paraisópolis +
Profissional a serviço da Jovem Pan, com experiência em coberturas difíceis e em áreas de conflito, Andrade foi o único a flagrar os momentos mais tensos do episódio, o que inclui pessoas à paisana atirando após rajadas supostamente disparadas por criminosos +
#Eleições2022 | Relatório sobre rádios usado por Bolsonaro contra TSE tem fragilidade que impede conclusões. Presidente usa denúncia sobre inserções para atacar sistema eleitoral e insinuar interferência nas eleições. Siga o fio 🧶
Na manhã desta quarta-feira (26), Bolsonaro usou o tema para insinuar que poderá não aceitar o resultado da eleição no próximo domingo +
A empresa que fez o relatório para a campanha de Bolsonaro afirma realizar o monitoramento das transmissões divulgadas pelas emissoras por streaming. O problema é que, nessa modalidade, a veiculação da propaganda política não é obrigatória.
O ministro debochou de Henrique Meirelles durante encontro com empresários em Minas Gerais, e disse que o ex-presidente do Banco Central —que é cotado para assumir o Ministério da Fazenda num eventual governo Lula— nem economista é. 📲 Leia em bit.ly/3DxLKIU
Em evento na Federação das Indústrias de Minas Gerais nesta quarta-feira (26), Guedes justificou o porquê de o governo federal ter furado o teto de gastos no passado, argumentando que a medida foi mal construída. www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/1…
“É tão mal construído que o economista, não é nem economista, o ministro que estão falando que vai ser do Lula, o Meirelles, nem economista é", acrescentou, em meio a aplausos da plateia. www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/1…
MILTON NASCIMENTO, 80 | Entenda como Milton Nascimento se tornou a voz definitiva de Minas Gerais. De uma cidade rodeada por morros, Três Pontas, cantor forjou seu estilo e estampou o estado e sua poesia no mapa mundial. 📲📰Leia em bit.ly/3D4iojG
Uma discografia que se inicia com uma marca, "Travessia". É esta a canção central do primeiro disco de Milton Nascimento, que chega aos 80 anos nesta quarta-feira (26). 📲 Relembre discos mais importantes de Milton Nascimento: bit.ly/3DemeqA
Conheça a saga da mãe de Milton Nascimento, morta quando ele tinha dois anos. Escrito pela prima do músico, 'De Onde Vem Essa Força' lembra trajetória de Maria do Carmo e de outras mulheres da família. www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022…
#Eleições2022 Um assessor do TSE foi exonerado nesta quarta (26) após o gabinete de Alexandre de Moraes interpretar que ele estava tomando atitudes com falta de isenção e com aparência de atuação política em sua função.📲 Leia em bit.ly/3U07v9G
Alexandre Gomes Machado trabalhava na Secretaria Judiciária, da Secretaria-Geral da Presidência. Ele procurou a Polícia Federal para prestar depoimento dando sua versão sobre a demissão. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
Segundo integrantes do tribunal, o gabinete de Moraes já tinha interesse em demiti-lo por questões ligadas ao desempenho no trabalho e por causa da relação com colegas. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
#Eleições2022 Defesa sugere melhorias ao TSE a uma semana da eleição, e Moraes cobra relatório das urnas. Ministros de Bolsonaro defendem que houve baixa adesão no projeto-piloto de integridade com biometria. 📲 Leia em bit.ly/3gOrjyc
📝@CezarFeitoza 📸@Ladeiraphoto
No ofício entregue ao TSE, o Ministério da Defesa afirma que, para melhorar o projeto-piloto do teste de integridade com biometria no segundo turno, seria importante aumentar o número de participantes. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
Em resposta à CGU e à Defesa, Alexandre de Moraes ainda enviou um outro documento que comprova o "pleno sucesso e completo êxito do teste de integridade, inclusive do projeto-piloto com biometria". www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…