Passei os últimos 4 anos escutando todas as narrativas que o Bolsonarismo produziu. Nenhuma delas era verdade.
Segue o 🧶 para lembrar de algumas.
A NARRATIVA: no caso das rachadinhas, Bolsonaro distorceu um áudio da repórter do Estadão para dar a entender que nada daquilo existia - e sua única intenção era derrubar o governo.
A VERDADE: as denúncias não apenas não tinham pé nem cabeça, como eram baseadas em tweets de um perfil bolsonarista anônimo.
Há literal uma semana, a Justiça rejeitou a denúncia depois do Ministério Público se retratar.
A NARRATIVA: o ex-presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco era um petista infiltrado e por isso foi demitido.
A VERDADE: o Roberto Castello Branco era um liberal que, como qualquer liberal, acredita que o estado não pode intervir em preços, sob pena de um desastre.
A NARRATIVA: na época da Vaza Jato, o perfil "Pavão Misterioso" acusou o Jean Wyllys de vender o seu mandato p/ David Miranda, marido do Glenn Greenwald, repórter responsável pelo vazamento.
Também disse que hackers russos teriam sido pagos pelo Greenwald p/ obter as mensagens.
A VERDADE: isso aqui todo mundo lembra, né? Dos hackers de Araraquara.
Curiosamente, Bolsonaro se encontrou com um deles este ano...
Teve também a vez que Bolsonaro acusou o Presidente do INPE de estar a serviço de alguma ONG - e pediu sua cabeça.
A verdade é que os dados realmente estavam corretos e o desmatamento havia crescido.
E para quem está no @partidonovo30 tentando se misturar com os Bolsonaristas...
Queria lembrar que essa prática de soltar narrativas distorcidas e repeti-las até colarem foi testada primeiro contra o @joaoamoedonovo em plena campanha eleitoral.
Também teve a vez quando o @EuSouLivres foi à Justiça pedir pro Bolsonaro apresentar provas sobre as fraudes nas urnas e ele... correu.
Se você acredita em todo esse papo sobre as inserções publicitárias em rádios no Nordeste, você provavelmente acreditou em cada 1 das mentiras acima.
Então, quer acreditar e dar seu apoio ao golpismo explícito? Bem, as chances são que o Bolsonaro vai te fazer de trouxa (de novo)
O pessoal quer que eu esqueça das coisas, não dá, gente. Só não dá.
Como eu pude esquecer disso?
Vocês lembram quando simplesmente negavam que as pessoas morriam de COVID?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
“Daí vai vir um cara em cada avião para defender que EU tenho que andar de bike nesse Sol?”
Por culpa da Azul, tive uma conexão de quase 12 horas em Belém, sede da COP-30.
Aproveitei o tempo para encontrar um amigo que mora desde o início da adolescência na capital do Pará e perguntar o que ele acha disso tudo. As respostas dele me deixaram reflexivo 🧵
Fomos almoçar e eu tive a oportunidade de experimentar um bife de búfalo. Para quem acha exótico, o gosto não é diferente do bife de boi.
De entrada, pedimos um pouco de cada uma das iguarias regionais.
E de sobremesa fui num creme de cajá.
Tudo isso acompanhado de um drink feito com, dentre outras coisas, a famosa cachaça de jambu, um xarope de cupuaçu e cajá.
Tudo muito bom.
Meu amigo me contou que não acredita que o evento será um fracasso, mas algo mais próximo do que foi a Copa do Mundo: as coisas vão acontecer, mas muitas das obras prometidas devem ser entregues com atraso — ou nunca. Especialmente aquelas que não são essenciais ao funcionamento do evento e que seriam os grandes legados para a cidade.
E não prometeram pouca coisa. São obras que somam incríveis R$ 7 bilhões — valor que supera o orçamento da própria prefeitura.
🚨 COMO ECONOMIZAR HORRORES NO SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL
Já deixa a tua curtida porque isso aqui não tem nada a ver com o seguro do cartão.
É pra você, despossuído, que quer viajar, mas não quer correr o risco de morrer e não ter como arcar com o translado do corpo 🧵
Muita gente parece ter descoberto nas últimas semanas, que se você morrer lá fora o translado do seu corpo é algo caro - e que sua família arcará com os custos.
Exceto você tenha um seguro!
O problema é que a maioria dos seguros vendidos no Brasil são caros e com coberturas não tão altas.
No post abaixo (onde eu descobri o bizú), o autor comenta como as coberturas aqui são ridículas e, que, ele uma vez sequer conseguiu achar um seguro-saúde ilimitado como um contratante seu em outro país exigia.
— Ministério incendiados;
— Servidores evacuados às pressas;
— Catedral vandalizada;
— 49 feridos — entre eles, 8 policiais.
Essa foi a “manifestação” organizada pela CUT e pelo PT para tentar derrubar o governo Temer.
🧵 Um fio sobre o 8/1 da esquerda:
Não era a primeira vez.
No final de 2016, protestos contra o Teto de Gastos já haviam deixado um rastro de destruição. Vidraças quebradas, fogo no Ministério da Educação e até um carro da Record virado sob os gritos de “Ocupa tudo contra a PEC do fim do mundo”.
Mas o que ocorreu em maio de 2017 fez tudo isso parecer brincadeira de criança.
O ato, convocado pelo PT, CUT e outras centrais sindicais e partidos de esquerda, seguiu o roteiro de costume: começou com palavras de ordem e terminou em violência generalizada.
Os atos violentos de 8/1 poderiam ter sido evitados?
Nessa thread eu fiz uma linha do tempo com os alertas enviados para o General G. Dias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e amigo pessoal de Lula há 20 anos.
A conclusão é sua.
6/1/2023 - 19h40
ABIN envia relatório ao Gen. G Dias, chefe do Gabinete de Seg. Institucional, afirmando que caravanas estavam se deslocando até ao DF com intenção manifesta de invadir o Congresso.
7/1/2023 - Manhã
ABIN informa ao G. Dias que 105 ônibus chegaram em Brasília com um total de 3.900 passageiros.
Agentes de inteligência ainda dizem que convocações para ações violentas e invasão de prédios públicos se mantém.