"A igreja precisa se posicionar." Essa foi a declaração da primeira-dama em uma igreja evangélica dias após o resultado do primeiro turno
Embaixadora da reeleição entre os evangélicos, Michelle tem participado de cultos e levado a mensagem: "Bolsonaro não é perfeito, mas é o escolhido de Deus"
Ao longo da campanha do segundo turno, a primeira-dama tem aumentado sua presença nas igrejas e convocado lideranças evangélicas para apoiarem seu marido
O UOL visitou cinco igrejas diferentes nas últimas semanas e viu como a caravana eleitoral gospel de Michelle tem atuado.
Sem a presença dela, lideranças evangélicas falam das eleições de forma indireta, usando temas como "valores da família"
Símbolos, vocabulário e passagens bíblicas são usadas para atrair os fiéis na campanha pró-Bolsonaro.
Os deputados Marco Feliciano e Sóstenes Cavalcante defedem o engajamento das igrejas nas eleições
O segundo turno das #Eleições2022 tá batendo na porta e a gente resolveu trazer aqui as respostas pra dúvidas que vocês talvez tenham sobre a votação (e o que pode ou não fazer)
Segue o fio! 🧵
Começando com uma bem importante: qual a diferença entre os votos brancos e nulos? Pra onde eles vão? 🤔Ah, e o que é "votar na legenda"?
💬 @betobombig: "Bolsonaro falou do governo dele, de coisa que ele raramente fala. Conseguiu falar para o Nordeste, Minas Gerais, prefeitos, energia eólica. A questão da Amazônia foi onde ele derrapou mais, obviamente, porque o governo dele é um desastre no meio ambiente"
💬 Thais Oyama: "Eu posso dizer que empatou? Acho que teve um momento alto do Lula na questão do meio ambiente, mas teve esse momento alto do Bolsonaro para fazer finalmente propostas setoriais, com capacidade para de fato fazer alguém indeciso decidir o voto"
💬 @zerotoledo: "A atitude do Bolsonaro é muito ruim do ponto de vista de presença de público: tinha que estar falando para gente que não vota nele, não adianta ele ficar reforçando o voto. Então eu acho que esse debate não vai servir para nada para o Bolsonaro"
💬 Thaís Oyama: "Nenhum dos dois está colocando argumentos para as pessoas votarem neles. Lula só fala do passado, Bolsonaro está nas cordas e se defendendo dos ataques do Lula. Então isso não vai fazer ninguém que está indeciso hoje, decidir por nenhum dos dois"
💬 @betobombig: "Bolsonaro puxou um pouco a discussão para o campo dele, acho que o Lula não agrada o eleitorado progressista e joga em um campo que não agrada o eleitorado conservador. Acho que ele caiu em uma armadilha"
Thais Oyama: "Acho que esse foi o ponto fraco do Lula. Isso tem sido a tônica do discurso bolsonarista desde o início. Se ele respondeu sem convicção, com medo de estar desagradando, é porque essa questão é uma bola dividida na cabeça dele"
💬 @zerotoledo: "Eu acho que o Lula ganhou porque o Lula não precisa efetivamente ganhar, só basta ele não perder. Ele não perdeu, deu a última palavra e ainda teve um minuto a mais. Para mim, ele ganhou"
💬 Thais Oyama: "Não foi um grande bloco (...) parecia uma briga de meninos, mas pela postura, pela gestão do tempo, e pelo fato de ter encerrado o bloco, encerrado porque teve uma boa gestão do tempo, eu acho que foi o Lula, sim"