😶🌫️ No próximo domingo, você vai escolher o seu candidato, digitar o número lá na urna, apertar o botão verdinho e pronto. Acabou. Mas talvez durante alguma etapa desse processo, surja uma pulguinha atrás da sua orelha.
✅ É legítimo ter dúvidas sobre o sistema eleitoral e, para adiantar a conversa, vamos deixar uma coisa bem clara: as urnas eletrônicas brasileiras são, sim, seguras.
🌀 Mas se você ainda tem desconfianças, o oitavo episódio da ORA DA VERDADE é para você.
Confira o vídeo lá em cima e saiba por que seu voto estará seguro no próximo domingo.
👉 O Ora da Verdade é um projeto que visa combater a desinformação durante as #Eleições2022. A iniciativa conta com apoio institucional do @TwitterBrasil.
Durante o #DebateNaGlobo, Bolsonaro afirmou que caso um beneficiário do Bolsa Família conseguisse um emprego, perderia o direito ao benefício. É FALSO.
Na verdade, o principal critério para a manutenção dos pagamentos era a renda mensal familiar por pessoa, valor obtido pela divisão da renda total do domicílio pelo número de integrantes da família.
NO AR. Levantamento do Radar Aos Fatos em 287 grupos públicos de política no WhatsApp detectou que cerca de 60% dos anexos de mídias em mensagens continham ataques ou desinformação
🕵️ Foram analisadas as 300 mídias mais populares, com um total de 21.322 encaminhamentos. Desses, 184 conteúdos (61%) foram encaminhados 12.805 vezes e continham ataques ou alegações enganosas. A grande maioria veio em forma de vídeos, seguida por áudios, imagens e stickers
❌ Alegações enganosas de fraude eleitoral estão entre as principais mentiras disseminadas. O áudio mais compartilhado no 2º turno, por exemplo, dizia que uma fraude do PT foi barrada por hackers russos e pelo Exército Brasileiro, o que é FALSO: aosfatos.org/noticias/falso…
NO AR. De uma Venezuela sem cachorros a um Chile governado por terrorista, Aos Fatos mapeou 382 alegações enganosas feitas por Jair Bolsonaro sobre a América Latina.
💭Imagine um país onde cachorros foram comidos por moradores, ou onde o presidente botou fogo no metrô. Nenhuma dessas informações é verdadeira, mas todas foram ditas pelo presidente Bolsonaro para falar de países na América Latina durante seu mandato: aosfatos.org/todas-as-decla…
📋Na primeira reportagem de uma série investigativa coordenada pelo @CLIP_AmericaLat, Aos Fatos checou ao menos 382 alegações desinformativas citadas por Bolsonaro que envolvem a América Latina: aosfatos.org/noticias/bolso…
🚨 A análise, feita a partir de transcrição da ferramenta Escriba, leva em consideração todo o conteúdo veiculado entre 5h e 10h e entre 18h e 23h do dia 11 de outubro.
🎯 A rádio Bispa FM veiculou 20 inserções do PT e 21 do PL nesses intervalos de tempo, de acordo com os áudios.
No relatório da campanha, no entanto, constavam 20 propagandas do PT e apenas 9 do PL.
🧐 Desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o Aos Fatos desmentiu 14 montagens imitando publicações em redes sociais ou notícias de portais jornalísticos.
A maioria (12) foi feita após o primeiro turno das eleições.
🗣️ Um exemplo de desinformação do tipo é um print falso do G1 que atribui a Lula uma frase sobre a Venezuela jamais dita pelo presidente.
❌ Durante entrevista ao Flow Podcast, Lula disse que o Brasil foi o último país a dar o direito ao voto às mulheres.
É FALSO: só na América Latina, ao menos quatro países legalizaram o voto feminino depois do Brasil.
👩🦰 Por aqui, as mulheres ganharam o direito de votar de maneira facultativa em 1932. Em 1935, o Código Eleitoral definiu o voto obrigatório para elas.
Peru e México, por exemplo, só legalizaram o voto feminino em 1955.