NO AR. Levantamento do Radar Aos Fatos em 287 grupos públicos de política no WhatsApp detectou que cerca de 60% dos anexos de mídias em mensagens continham ataques ou desinformação
🕵️ Foram analisadas as 300 mídias mais populares, com um total de 21.322 encaminhamentos. Desses, 184 conteúdos (61%) foram encaminhados 12.805 vezes e continham ataques ou alegações enganosas. A grande maioria veio em forma de vídeos, seguida por áudios, imagens e stickers
❌ Alegações enganosas de fraude eleitoral estão entre as principais mentiras disseminadas. O áudio mais compartilhado no 2º turno, por exemplo, dizia que uma fraude do PT foi barrada por hackers russos e pelo Exército Brasileiro, o que é FALSO: aosfatos.org/noticias/falso…
⚖️ Além delas, 39 mídias faziam falsas associações entre Lula e o PT e criminosos ou o crime organizado, narrativa que marcou a disputa pelo 1º turno e continuou ativa no 2ºturno. Outro tema presente foram ataques ao Judiciário e seus magistrados
Durante o #DebateNaGlobo, Bolsonaro afirmou que caso um beneficiário do Bolsa Família conseguisse um emprego, perderia o direito ao benefício. É FALSO.
Na verdade, o principal critério para a manutenção dos pagamentos era a renda mensal familiar por pessoa, valor obtido pela divisão da renda total do domicílio pelo número de integrantes da família.
😶🌫️ No próximo domingo, você vai escolher o seu candidato, digitar o número lá na urna, apertar o botão verdinho e pronto. Acabou. Mas talvez durante alguma etapa desse processo, surja uma pulguinha atrás da sua orelha.
✅ É legítimo ter dúvidas sobre o sistema eleitoral e, para adiantar a conversa, vamos deixar uma coisa bem clara: as urnas eletrônicas brasileiras são, sim, seguras.
NO AR. De uma Venezuela sem cachorros a um Chile governado por terrorista, Aos Fatos mapeou 382 alegações enganosas feitas por Jair Bolsonaro sobre a América Latina.
💭Imagine um país onde cachorros foram comidos por moradores, ou onde o presidente botou fogo no metrô. Nenhuma dessas informações é verdadeira, mas todas foram ditas pelo presidente Bolsonaro para falar de países na América Latina durante seu mandato: aosfatos.org/todas-as-decla…
📋Na primeira reportagem de uma série investigativa coordenada pelo @CLIP_AmericaLat, Aos Fatos checou ao menos 382 alegações desinformativas citadas por Bolsonaro que envolvem a América Latina: aosfatos.org/noticias/bolso…
🚨 A análise, feita a partir de transcrição da ferramenta Escriba, leva em consideração todo o conteúdo veiculado entre 5h e 10h e entre 18h e 23h do dia 11 de outubro.
🎯 A rádio Bispa FM veiculou 20 inserções do PT e 21 do PL nesses intervalos de tempo, de acordo com os áudios.
No relatório da campanha, no entanto, constavam 20 propagandas do PT e apenas 9 do PL.
🧐 Desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o Aos Fatos desmentiu 14 montagens imitando publicações em redes sociais ou notícias de portais jornalísticos.
A maioria (12) foi feita após o primeiro turno das eleições.
🗣️ Um exemplo de desinformação do tipo é um print falso do G1 que atribui a Lula uma frase sobre a Venezuela jamais dita pelo presidente.
❌ Durante entrevista ao Flow Podcast, Lula disse que o Brasil foi o último país a dar o direito ao voto às mulheres.
É FALSO: só na América Latina, ao menos quatro países legalizaram o voto feminino depois do Brasil.
👩🦰 Por aqui, as mulheres ganharam o direito de votar de maneira facultativa em 1932. Em 1935, o Código Eleitoral definiu o voto obrigatório para elas.
Peru e México, por exemplo, só legalizaram o voto feminino em 1955.