Os crimes de Bolsonaro, como ele e vários de seus aliados devem ser responsabilizados e eventualmente presos: Uma thread para todos entenderem:
Como Advogado criminalista, pesquisador, autor de diversos artigos e tradutor de relevantes obras jurídicas vou tentar elucidar para um maior número de pessoas os crimes que temos provas (assim como os que possuem fortes indícios) que Bolsonaro cometeu e suas consequências.
E já adianto tem mais do que o suficiente para prender ele.
Para começar é preciso enfatizar que Bolsonaro é um ser humano (ainda que desprezível), e é um cidadão brasileiro. Por isso, ele tem a seu favor a presunção da inocência e não pode ser preso sem um devido processo legal ou sem preencher as condições de prisão provisória.
Eu apenas vou tentar explicar os procedimentos que podem levar à sua prisão.
Com a derrota nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) perderá em 2023 o direito ao foro especial por prerrogativa de função, mais conhecido como foro privilegiado.
Primeiro presidente não reeleito da história do Brasil pós-ditadura, Bolsonaro passará a responder a processos na Justiça comum, a partir de 1º de janeiro do próximo ano. O que aumenta as possibilidades de responsabilização penal.
Até então, como presidente, ele só poderia ser alvo de investigações criminais autorizadas pelo STF. O mandato também garantia que somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) poderia oferecer denúncia contra o presidente na Justiça, e Augusto Aras foi muito generoso como pres
Além disso, para que qualquer julgamento acontecesse, ele deveria ser autorizado pela Câmara dos Deputados. Só então o Bolsonaro poderia ser julgado pelo STF, podendo responder pela pena correspondente ao crime.
Independentemente de qualquer coisa não defendo um processo de exceção contra Bolsonaro como o que foi feito pela Lava-Jato contra Lula, isso inclusive seria a melhor maneira dele permanecer solto. Nossa Constituição garante um julgamento justo e imparcial para todos e todas.
E eu creio que se devidamente seguido um processo criminal pode resultar na prisão de Bolsonaro pelo menos nos seguintes 4 casos:
Crime das “rachadinhas”, lavagem de dinheiro e organização de quadrilha:
Desde os anos 1990 até os dias atuais, o presidente, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis, dos quais pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo, segundo declaração dos próprios integrantes do clã.
Ao menos 25 deles foram comprados em situações que suscitaram investigações do Ministério Público do Rio e do Distrito Federal. Neste grupo, estão aquisições e vendas feitas pelo núcleo do presidente, seus filhos e suas ex-mulheres não necessariamente com o uso de dinheiro vivo,
mas que se tornaram objeto de apurações como, por exemplo, no caso das "rachadinhas" (apropriação ilegal de salários de funcionários de gabinetes).
Alguém sabe como Flávio Bolsonaro conseguiu comprar uma mansão de 6 milhões de reais?
Alguém sabe por qual razão Queiroz depositou 89.000 reais na conta de Michelle Bolsonaro?
Espera-se que a justiça consiga responder isso.
No caso das rachadinhas que envolvem quase toda a família Bolsonaro existem fortíssimos indícios dos crimes de:
1 -Lavagem de Dinheiro: 3 até 10 (dez) anos de cadeia;
2- Crime de peculato-desvio (2-12 anos);
3 - Corrupção passiva (2-12 anos);
4- Concussão (artigo 316 do CP) (2-12 anos);
5 – Estelionato (1- 5 anos);
6- Crime contra a ordem tributária (1-5 anos).
7- Associação criminosa (1-3 anos).

(Não vou falar sobre o que significam os crimes, não teria espaço, caso surjam dúvidas basta olhar no Google)
Além do caso das rachadinhas, até o momento, existem 3 inquéritos, em andamento no STF em que Bolsonaro é investigado. Um deles é sobre a divulgação de notícias falsas sobre a vacina contra a covid-19.
Durante toda a Pandemia o presidente agiu para dificultar a vacinação e estimular crimes de descumprimento da ordem de autoridades, em outubro do ano passado, disse ao vivo em suas redes sociais que a vacinação poderia causar AIDS.
Bolsonaro claramente agiu de maneira a dar causa à pandemia nas proporções que tivemos, muito acima da média mundial e seus atos foram diretamente responsáveis por dezenas, se não centenas de milhares de mortes.
A CPI da pandemia com amplas provas e investigação acusou Bolsonaro de ter cometido 7 crimes “normais” e um crime contra a humanidade:
Os 7 crimes normais são:
1-Dar causa a Epidemia com resultado morte (Crime hediondo previsto no Art. 267 do Código penal que tem pena de prisão de 20 até 30 anos);
2-prevaricação (3 meses até 1 ano);
3- charlatanismo (3 meses a 1 ano);
4-infração a medidas sanitárias preventivas (1 mês até 1 ano);
5-emprego irregular de verba pública (1 até 3 meses);
6-incitação ao crime (3-6 meses);
7-falsificação de documentos particulares (1 – 5 anos).
A última acusação da CPI foi a de crimes contra a humanidade que devem ser julgados pelo Tribunal de Haia. A atuação do tribunal acontece quando é comprovada a falha do judiciário de um determinado país em impor a justiça.
Uma condenação do Tribunal de Haia pela omissão comprovada na pandemia, que segundo pesquisas ocasionou diretamente na morte de dezenas de milhares de pessoas, pode ser homologada pela justiça brasileira e Bolsonaro pode pegar bastante tempo de cadeia por isso.
Existem outros 2 inquéritos muito sérios.
Inquérito das fake News:
Esse inquérito contra Bolsonaro trata de fake news e apura os ataques e as notícias falsas contra ministros do STF (INQ 4.781). Essa investigação está em curso desde 2019 no Supremo e está ligada a outro inquérito sobre a atuação de milícias digitais para atacar a democracia.
Bolsonaro foi incluído no processo em agosto de 2021, a pedido do TSE. Nesse inquérito Bolsonaro vai responder pelos seguintes crimes do código penal:
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito:
Art. 359-L. Tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais: Pena - reclusão, de 4 a 8 anos, além da pena correspondente à violência.
Caso Bolsonaro pense em não aceitar o resultado da eleição e estimule os caminhoneiros a continuarem trancando estradas, vai incidir também no crime de Golpe de Estado. Art. 359-M. prisão de 4-12 anos.
O terceiro: Inquérito sobre o vazamento de dados:
Bolsonaro é investigado pelo vazamento de dados sigilosos de um ataque ao TSE (INQ 4.878). O caso foi aberto a partir de uma notícia-crime enviada pelo TSE e autorizada por Moraes, também relator do caso. Durante live, em agosto de 2021,
Bolsonaro vazou dados de uma investigação envolvendo um ataque hacker contra a Justiça Eleitoral, com o objetivo de atacar a credibilidade das urnas eletrônicas. Em fevereiro deste ano, a delegada da Polícia Federal Denisse Dias Ribeiro reafirmou que Bolsonaro cometeu crime ao
vazar, pelas redes sociais, dados do um inquérito sigiloso. Além da pena pelo vazamento de dados sigilosos, Bolsonaro possivelmente incidiu na pena do crime do art. Art. 359-N, Interrupção do processo eleitoral, que tem pena de 3 (três) a 6 (seis) anos.
Aliás Bolsonaro quase gabarita a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito que tem penas altíssimas e foi assinada por ele mesmo.
Lembremos que assim que deixar a presidência da República, Bolsonaro também terá que lidar com o fim do sigilo de 100 anos imposto por ele a vários decretos presidenciais durante o mandato. Vai ter muita sujeira ai!
Em julho, por exemplo, o Palácio do Planalto decretou sigilo sobre os encontros do mandatário com os pastores lobistas do MEC Gilmar Santos e Arilton Moura. Ambos são investigados pela operação de um esquema de desvios de recursos da educação para municípios em troca de propina.
No mesmo mês, a Receita Federal impôs sigilo de 100 anos em processo que acusa o órgão de atuar para auxiliar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no caso das “rachadinhas”.
Essa thread não é um documento jurídico que estaria em uma petição dentro de um processo, e sim é uma tentativa de fazer as pessoas compreenderem do que Bolsonaro é acusado, lembrando que ele ainda não tem condenações nestes casos e apesar de amplas provas e indícios é inocente,
até que um processo seguindo as normas constitucionais do devido processo legal prove o contrário. Algumas interpretações feitas por mim podem ser contestadas por colegas juristas e eu não as apresentaria nestes termos em um processo,
porque o que busco aqui é fazer pessoas comuns terem uma noção do que pode ser apresentado.
De qualquer forma a robustez do material reunido e das diversas irregularidades cometidas por Bolsonaro que apresento aqui são incontestáveis e creio que ele e vários de seus familiares devem ser presos em um futuro nem tão distante.
Além de anos de estudos jurídicos que resultaram em meu livro que já está parcialmente pronto e deverá estar disponível até o final de 2023, uma parte (59 pgs) pode ser conferida aqui: repositorio.unisc.br/jspui/bitstrea…
PS: Em uma aula de Processo Penal para estudantes de Direito eu não apresentaria a matéria dessa forma. Seria fundamental antes dar uma noção sobre como calcular as penas, explicar questões sobre tipos penais, sobre o inquérito policial e
principalmente sobre os princípios Constitucionais como a presunção da inocência e a dignidade da pessoa humana.
PS2: Duvido que Bolsonaro seja acusado de todos os crimes, é possível que seja inocente de vários deles. Só o devido Processo Legal pode garantir a culpa dele!
Me sigam para mais conteúdos de qualidade ! Pretendo fazer mais threads sobre os crimes dos Bolsonaristas e de popularização de conteúdo jurídico relevante.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Francisco Campis

Francisco Campis Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @CampisFrancisco

Oct 10
Afinal Lula é inocente? Uma explicação para qualquer um entender.
Como advogado Criminalista atuante, tradutor de obras jurídicas, Mestrando e especialista em Direito Público vou tentar ilustrar alguns conceitos básicos de Direito e Processo Penal em uma narrativa de fácil compreensão.
Imagine que dois vizinhos teus, Pedro e Luís tenham um problema pessoal de anos, até então tudo tinha ficado só naquele conflito bobo, mas recentemente Pedro acusou Luís de ter roubado alguma coisa.
A partir disso Pedro diz pra todo mundo que foi roubado e vai até a Delegacia
Read 43 tweets
Aug 2
João Riél está ameaçando me processar, pois que processe. Aproveito a situação e levo todas as informações que consegui sobre ele pro conhecimento da justiça. No final do processo ele ainda vai ter q pagar as custas e os meus honorários.

g1.globo.com/rs/rio-grande-…
Pq tudo já estava disponível em reportagens, nas próprias postagens dele, bem como em dezenas de inquéritos da polícia civil e nas denúncias do ministério público. A reportagem acima demonstra tudo. Vai ter que processar a globo, a polícia e o MP tbm.
Aproveito e mostro para eles o que descobri sobre os valores que são cobrados de associados da “academia Luso-Brasileira de letras”. Aproveito e chamo os teus “orientadores” de mestrado e Doutorado para se manifestarem sobre o (não) contato deles contigo, aliás ia ter que chamar
Read 7 tweets
Jul 28
Tem um "estudante de Direito" da minha região, que tem uma história digna de filme, o cara que nem conseguiu passar na OAB circula livremente por Brasília (entre ministros do STF, membros da câmara e até tendo horário marcado com o Vice-presidente) se passando por desembargador +
Primeiramente quero deixar claro que estou expondo essa história pois o farsante vêm enganando pessoas conhecidas e até próximas de mim, além de ser um desrespeito com pesquisadores que se matam estudando para transmitir conhecimento de verdade.
Vamos lá, que vêm história. Em 2019 quando eu ainda era estudante da UNISC e trabalhava como monitor de pesquisa um tal de João Manoel Riél me mandou solicitação de amizade no facebook+
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(