Campanha #SUSnoOscar, o documentário "Quando Falta o AR" mostra a ação dos profissionais do SUS durante a pandemia de COVID-19. Foi iniciada essa semana sua campanha para o OSCAR 2023 em sessões especiais no EUA. No Brasil estreia em fevereiro de 2023, trailer (imagens fortes):
O documentário foi filmado no Hospital das Clinicas (SP), na UBS do Morro da Conceição (Pernambuco), no Hospital Municipal de Castanhal e Igarapé Miri (Pará), no Complexo Penitenciário Lemos de Brito (Bahia) e no SOS Funeral (Amazonas).
A produção tenta uma vaga na categoria melhor longa documentário - a lista dos pré-selecionados será divulgada oficialmente pela @TheAcademy em Dezembro. As indicações finais ao prêmio serão anunciadas no dia 24 de janeiro.
A história da garotinha de nove anos (Ella Kissi-Debra) está sendo contada na #COP27. Ela morreu em 2013, e se tornou a primeira pessoa no Reino Unido a ter "poluição do ar" no atestado de óbito. 🧶
Ella Kissi morava na região sul de Londres, naquele época a região onde ela morava estava com altos indices de emissão de dióxido de nitrogênio por industrias/fabricas e que ultrapassavam o limite legal do país e da UE.
Após um ataque de asma, seguido de uma parada cardíaca, Ella Kissi faleceu com apenas nove anos de idade.
Após exames descobriram poluentes em seu corpo por respirar o ar contaminado da região.
Um estudo calculou pela primeira vez, que o número de mortes prematuras (30-69 anos) associados ao consumo de ultraprocessados no Brasil é de 57 mil óbitos por ano, com base nos dados de 2019. Isso é mais do que o total de homicidios no país no mesmo período. 🧶
Estamos em #COP27 essa semana, farei esse fio sobre oq/ estamos lendo em clima e saúde. 🧶[1/~]
O Ártico está aquecendo quase quatro vezes + rápido que o resto do mundo.
A medida que o /permafrost/ derrete, ele pode desenterrar vírus congelados e transportá-los p/ outro lugar. As mudanças climáticas estão aumentando a propagação de doenças. [2/~]
Os planos de saúde terão que cobrir a partir de hoje o custo de quatro novos tratamentos contra asma e câncer de ovário e rim. Os medicamentos são Dupilumabe, Niraparibe, Axitinibe e Cabozantinibe. No mercado privado, esses medicamentos custa entre 10mil e 30mil reais.
A obrigatoriedade da adição desses novos medicamentos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, sob responsabilidade da ANS, foi publicada no "Diário Oficial da União" nesta quarta (9) na forma de uma resolução normativa.
Os medicamentos devem ser assegurados aos clientes das operadoraas.
Dupilumabe, para tratar asma grave;
Niraparibe, para câncer no ovário;
Axitinibe, para pacientes com carcinoma de células renais;
Cabozantinibe, contra carcinoma de células renais avançado.
Hospitalização de bebês por desnutrição atinge pior índice em 14 anos.
A situação mais complexa é registrada no Nordeste, onde o número de hospitalizações está 51% maior do que a taxa nacional, que ficou em 113 internações por 100 mil nascimentos em 2021. 🧵
“O que essas hospitalizações por desnutrição representam? Não é só fome. Há todo um contexto de vulnerabilidade social envolvido”, explica Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância e responsável pela análise.