Por que os #FIIs não devem ser tributados no Brasil?
Segue o 🧶…
Muito se discute e especula acerca da taxação dos dividendos. Atualmente, somente o Brasil e a Lituânia ainda não têm esse tipo de tributação, no entanto, rumores indicam que este cenário, no Brasil, está para mudar.
Em paralelo, outro debate que paira sobre o mercado é se essa taxação de dividendos será implementada apenas no mercado de ações ou também incidirá sobre o rendimento dos FIIs.
Pensando nisso, separei 5 motivos pelos quais eu acredito que os FIIs não devem ser tributados no Brasil. Confira…
1. Número de investidores
Hoje, o Brasil já conta com cerca de 2 milhões de cotistas de fundos imobiliários, dos quais a imensa maioria são Pessoas Físicas (PFs).
Imagine só o político que defende uma proposta como essa, será que seria interessante para ele criar tamanha antipatia com quase 2 milhões de votantes? Acredito que não.
2. Fiagro
Para quem não conhece, Fiagro, é um tipo de fundo que investe em imóveis ou atividades ligadas à agroindústria.
Quando a proposta dos Fiagros surgiu, a mesma foi aprovada na Câmara dos Deputados pela imensa maioria dos votos e aprovada sem alterações na redação pelo senado.
É difícil que essas casas mudem severamente de direção.
3. O governo não mexe no que dá certo
A indústria de fundos imobiliários têm crescido num ritmo acelerado.
Somente pelo volume (~R$150 bilhões sob gestão), já somos capazes de notar que o produto tem funcionado muito bem e cumprido seus objetivos, governos nao mexem no que está dando certo.
4. Arrecadação irrelevante
Apesar do rápido crescimento dos últimos anos, o setor ainda tem muito espaço para se desenvolver. Em caso de taxação, a arrecadação não seria tão relevante a ponto de valer a pena comprar essa briga com 2 milhões de investidores PFs.
5. Setor unido
Já existe um histórico de tentativas frustradas de tributar o rendimento dos FIIs. Uma peculiaridade do setor é que, nos momentos em que seus interesses e objetivos comuns são colocados em risco, ele consegue se reunir e defender a relevância da indústria.
De qualquer forma, essa tipo de instrumento isento sempre será utilizado como ancoragem para os políticos colocarem em pauta a tributação buscando ganharem espaço para tributar outros segmentos, essa instabilidade acredito que sempre teremos.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#FIIs Por que será que o Uruguai 🇺🇾, um país menor do que o Rio Grande do Sul está com o m2 construído mais caro da América Latina?
Se você acompanha o noticiário, deve ter visto que a Argentina 🇦🇷 passa por uma crise assustadora.
Após a entrada do governo de Alberto Fernández e uma série de medidas como: congelamento de preços, taxação de grandes fortunas, restrição do acesso ao dólar, dentre outras…
A Argentina 🇦🇷, uma das nações que, há muitos anos, já foi uma das ricas do mundo, deve fechar o ano com uma inflação na faixa dos 100%!
Tendo em vista essa situação, qual seria o efeito colateral mais esperado pelos cidadãos argentinos? Sair do país.