Hoje vou falar sobre a cidade de Cambuí no estado de Minas Gerais. A cidade tem cerca de 30 mil habitantes e fica no Sul do estado a 451km de Belo Horizonte e não muito longe da divisa com SP...
A cidade surgiu surgiu com por causa dos bandeirantes paulistas que atravessavam a serra da Mantiqueira em busca de pedras preciosas. Era um ponto de parada deles, e ai foram ficando criando ranchos e fazendas ao longo de onde hoje fica o município
Possui porções de Mata Atlântica e cachoeiras, sendo o principal ponto turístico a Cachoeira do Andorinhão, bem como a Pedra de São Domingos (que na vdd é em Córrego do Bom Jesus que faz fronteira com a cidade)
Curiosidade: Cambuí é o nome de uma planta nativa do Brasil encontrada do estado do Maranhão ao Rio Grande do Sul, até a Argentina. Ela é usada na medicina popular para alívio de diversos males. Ela possui outros nomes tais como jabuticaba-macia ou cambuí-açu
Se vocês curtirem vou seguir trazendo informações e curiosidades sobre cidades do interior do Brasil, estou aberto a sugestões e ideias!
Aqui falo de cultura, viagem e afins sem viralatismo e com consciência de classe. Confira meu Instagram: instagram.com/levvitalk
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Acabei de passar 14 dias nos Estados Unidos (Novembro 2023) e vou detalhar para vocês aqui TODOS OS GASTOS para servir de referência.
Lembrando que serve para outros países com moeda de peso semelhante 👇🏿
1) PASSAGEM AÉREA
Acabei comprando cara pq foi em cima - 45 dias antes. Trecho: Rio de Janeiro x Miami. incluindo: mala despachada + flexibilidade pra troca da passagem de volta. Valor: R$ 4.600,00 - parcelei em 10x sem juros (benefício do cartão Itau LATAM Pass).
Empresa: LATAM
dá pra comprar BEM mais barato que isso com antecedência e se não despachar nenhuma bagagem (levar só a de mão) e não escolher essa opção que eu pus de ter flexibilidade de troca (que acabei usando pra adiar minha volta - e ai sai tipo menos de 3 mil.
Em Agosto passei 15 dias com dois americanos aqui no Brasil (negros retintos, um com 67 anos e o outro com 77 anos). Parte aqui em Campos e outra parte no Rio. Eles são do interior da Carolina do Sul
Vou destacar algumas curiosidades e falas que surgiram dessa experiência 👇🏿👇🏿
1) Eles ficaram em choque com o fato do estacionamento ser pago em shopping. E eu realmente parei pra refletir?? Mano é absurdo isso né?? E tipo, é muito caro. E lembrei que quando morei nos EUA realmente estacionamento era gratuito nos shoppings
2) Eles comeram vários dias a comida da minha mãe e pedi pra ela fazer os pratos caseiros mais comuns (ex.: frango ensopado com batata e farofa, maionese etc). Eles amaram e falaram que fazia lembrar a comida caseira deles (comunidade negra no interior da carolina do sul)
Mudamos pra esse novo condomínio a 2 semanas e minha mãe ao sair de casa agora, toda arrumada, recebe a pergunta de outro morador "você faz faxina?". Ela logo disse "não, mas se quiser posso te indicar. Sou moradora aqui igual você" e ele ficou pedindo mil desculpas +
a gente ia deixar quieto mas resolvi dar um recado "educado" no grupo da nossa torre/bloco:
é foda pq como a gente se mudou na condição de proprietário - e não de locador - acaba que a gente precisa se impor e ir agindo intencionalmente pras pessoas entenderam quem a gente é e se impor. Mas isso é só mais uma dia comum na vida de uma pessoa preta
Como ter mais confiança na hora de tentar falar um idioma estrangeiro? 💪🏿
Thread com base na minha experiência pessoal com o Inglês, focada em quem é nível intermediário e quer se tornar avançando ou fluente 🧵👇🏿
Duas coisas principais estão em jogo quando se trata de falar (ou escrever) em outro idioma: repertório de expressões/estruturas e PRÁTICA. É tipo a ideia de estudar pra tirar habilitação, passar nas provas vs ter a perícia de dirigir num trânsito no dia-a-dia com o tempo
Óbvio que se você não tem um repertório básico de frases, palavras e regras gramaticais não tem como você por em prática aquilo que não sabe nem na teoria. Por isso a ideia de "apenas estudar conversação sem gramática" é caô. Mas isso é outro assunto, voltando ao foco...
Espero que se um dia eu ficar mais "famoso" com meu trabalho aqui eu não esqueça de onde eu vim e comece a agir seguindo o padrão: bajular o tempo todo quem tem o mesmo tamanho ou é da mesma assessoria/agência que eu e menosprezar o trabalho dos demais
Ninguém tem a obrigação de seguir ninguém nem apoiar o trabalho de ninguém. Mas isso não é sobre obrigação. Ninguém é obrigado a ajudar uma pessoa com mobilidade reduzida a atravessar a rua, dar bom dia pro porteiro ou doar pra caixinha de natal das faxineiras do trabalho...
E eu sei que não dependo disso, que meu trabalho não é validado pq alguém mais famoso me seguiu. Até porque a maior validação que eu posso ter é o feedback das pessoas que consigo ajudar de alguma forma. Não é sobre mim ou o quê eu espero. É sobre o sistema, o modus operandi