1- Ainda no clima da #Copa...🇩🇪🇯🇵
Alemanha e Japão, hein? 😄
A gente lembra a triste aliança na 2a GM que marcam os capítulos mais terríveis da história desses países. O período do nazismo alemão todo mundo conhece bem. Mas a experiência fascista do Japão é menos conhecida.
2- De 1930 ao fim da 2aGM, o Japão era um Império Fascista. Militarista, nacionalista e anticomunista, o Japão se uniu a Itália e Alemanha por interesses em comum. E conseguiram certo sucesso em seus objetivos no Pacífico, até que... Pearl Harbor, Hiroshima e o resto é história.
3- Arrasada e desmoralizada, no pós-guerra o Japão teve que desistir de suas ambições fascistas e adotar uma nova constituição pacifista influenciada pelos EUA. Acabou que a "estratégia forçada" deu certo e os países se desenvolveram muito economicamente nas décadas seguintes.
4- Mas... (sempre tem um mas, né?) quando estive no Japão mais recentemente, o avanço da extrema-direita já pedia revisão da constituição, fim do desarmamento e manifestantes histéricos, os "uyoki dantai", atormentavam a sociedade (lembra algum país?).
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
1- Vem treta aí...🇷🇸 x🇨🇭
Ontem no vestiário da Sérvia tinha um mapa do Kosovo com a bandeira da Sérvia por cima e a frase "Nunca vamos entregar". O país enfrenta a Suíça que tem jogadores kosovares e de origem albanesa (etnia predominante em Kosovo).
2- Da última vez que se enfrentaram, deu treta. Os jogadores Shaqiri (nascido em Kosovo) e Xhaqa (filho de kosovares cujo pai inclusive foi preso político na ex-Iugoslávia) comemoraram fazendo o símbolo da águia de duas cabeças, símbolo da Albânia. 🇦🇱
3- A Guerra do Kosovo foi um conflito terrível que marcou a história da região. Kosovo decidiu lutar por independência da Iugoslávia, comandada por Belgrado. A Sérvia nunca aceitou a independência do Kosovo.
O Brasil é um dos poucos países do mundo que tb não reconhece o Kosovo.
1- E a Arábia Saudita?🇸🇦
Ainda no pique da Copa, os sauditas aplicaram um sapeca nos hermanos. Amo Argentina/argentinos, MENOS NO FUTEBOL!😄
A Árabia Saudita é uma das ditaduras mais sanguinárias do mundo. Um país que segue a lei sharia, versão mais radical do islamismo sunita.
2- O país oprime mulheres, pune LGBTs, persegue opositores e proíbe a imprensa livre a ponto de assassinar um jornalista e esquartejá-lo numa embaixada saudita em Istambul.
Quando estive no país, fui na praça "Chop chop" (Picadinho) onde inimigos da monarquia são decapitados!
3- Mas é curioso ver a Arábia Saudita de boa ali no Catar, uma vez que o país sede é tradicional aliado do Irã, inimigo dos sauditas na disputa de poder na região. A ponto da Arábia Saudita ter rompido relações diplomáticas com o Catar e liderado um boicote ao país vizinho.
1- O Mc Donalds decidiu encerrar operações temporariamente na Rússia em resposta a invasão da Ucrânia.
O gesto, que pode estar mais relacionado à sanções que apoio ao povo ucraniano, não deixa de ser extremamente simbólico.🍟🍔
2- Em 2011, estive no primeiro Mc Donalds aberto na Rússia. O dito cujo foi inaugurado em 1990, ainda no período soviético, e já apontava para uma insatisfação com a crise do regime comunista e uma certa inveja das atrações do capitalismo do antagonista EUA.
3- Mais recentemente, estive no país em 2017 e um de meus grandes prazeres era dividir um Sundae com meu bff @OPedroSerra na noite fria de Moscou. Bem ali no Mc Donalds que fica a poucos metros do Kremlin, um dos vários espalhados pela cidade.
1- Acompanhei de perto a propaganda estatal, censura à imprensa e opressão contra manifestações na Rússia. E sabemos o quanto isso se intensificou durante a invasão à Ucrânia.
Ainda assim, algo que pouco se fala é da quantidade de russos apoiando o ditador Putin e sua guerra.
2- A máquina de propaganda de Putin está a todo vapor. Muito centrada no patriotismo, no revisionismo histórico e na identidade russa.
Tem matéria distorcendo a história na TV. Movimento popular com apoio do governo. E campanhas com figuras conhecidas e até influencers.
3- O "Z" (Oeste ou "Pela Vitória") dos veículos militares virou símbolo de amor à pátria. Já teve atleta usando no peito, tem em adesivos de carro em Moscou e até em camisetas à venda na internet.
1- Faz um tempo sigo especialistas, leio livros e chafurdo no submundo da nova extrema-direita americana (alt-right). Depois de protestos com mortes, marchas no estilo KKK, Proud Boys, QAnon... Mas o ataque ao Capitólio define um momento. Então, vamos a uma análise.
2- Para entender a raiz disso, é preciso entender as características. A elas...
FRUSTRAÇÃO: Por razões econômicas (Rust Belt), psicológicas (incels), culturais (sul rural), geracionais (adolescência) e outros, claro. São pessoas que se sentem derrotadas, ressentidas e impotentes.
3- AUTO-AFIRMAÇÃO: Efeito característico para contrapor essa condição (ou fase natural de adolescentes, por exemplo) é se auto-afirmar. A insegurança é mascarada com exibições de coragem, força, agressividade e virilidade. O extremismo tem muito de sua raiz aqui.
1- Já falei do YouTuber, David Dobrik, que conseguiu mais de 300 mil novos votantes nos EUA.
Esse abaixo é Mr. Beast, que tem um canal gigante onde ele faz muito dinheiro e devolve tudo em ações sociais filmadas.
Sem falar na atuação do @felipeneto aqui no BR...
2- Acho que já passou da hora de termos uma mídia mais especializada na interseção da política com a internet. Não é mais trabalho pejorativo, brincadeira de criança ou influencers com recebidos, é um setor fundamental de atuação social em vários níveis.
3- Um campo que norteou a política e desvirtuou democracias no mundo todo recentemente, e onde estão lutando alguns dos principais atores contra e a favor da nossa falência moral. É informação, política, cultura e entretenimento. Tudo junto e misturado.