👀Estamos de olho: é hoje (29) a votação do relatório final do projeto de lei que dispõe sobre o registro, o controle, a inspeção e a fiscalização dos agrotóxicos no país. Listamos aqui seis motivos que explicam toda a preocupação em torno do #PLdoVeneno 📜 (1/8)
Você vai ter menos informação sobre o que come. Enfraquecida no governo Bolsonaro, a Anvisa vai perder ainda mais poder na regulação e fiscalização (3/8) reporterbrasil.org.br/2022/05/anvisa…
Quem está decidindo tem interesse direto em dificultar a fiscalização ambiental. Cinco senadores que integram a Comissão já foram multados por infrações e crimes ambientais (5/8) reporterbrasil.org.br/2022/06/multad…
O lobby ganhou força com Bolsonaro, que liberou número recorde de agrotóxicos. A maior parte dos produtos liberados pelo atual governo foram produzidos na China e estão proibidos na União Europeia (6/8) reporterbrasil.org.br/2022/09/banido…
Dezenas de órgãos da comunidade científica já se posicionaram contra o PL do Veneno, entre eles o Instituto Nacional do Câncer, a Fiocruz, a Anvisa, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Até a ONU é contra (7/8) reporterbrasil.org.br/2022/11/pl-do-…
Acompanhe aqui as notícias sobre o tema. Caso seja aprovado na Comissão, o PL segue para análise do senado. Até o momento, o presidente da Casa, @rodrigopacheco, não se posicionou sobre a pauta (8/8).
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A pecuária é a principal causa do desmatamento da Amazônia; 65% das emissões gases do efeito estufa da agropecuária no Brasil vêm da digestão do gado; é um setor fortemente subsidiado. Mas quem está por trás destes dados? Vem de fio especial 🧶#NomeaosBois nomeaosbois.reporterbrasil.org.br
Com reportagens exclusivas, Nome aos Bois é resultado da investigação da Repórter Brasil para entender quem são os pecuaristas mais poderosos e porque seus recordes de produtividade (e lucro) acabam por representar violações diversas
O valor de multas ambientais aplicadas a alguns dos maiores fazendeiros da pecuária brasileira chega a R$ 639 milhões; foram resgatados 163 trabalhadores em condições análogas às da escravidão; dos 10 pecuaristas, apenas um deles não tem problemas ambientais e trabalhistas.
🔔Atualização: O #PLdoVeneno encontrou resistência na equipe de transição do novo governo. A reunião, que começou às 8h no Senado, terminou somente às 16h30 no CCBB (sede da transição)
O PL "não dialoga com a perspectiva do governo Lula de enfrentar o desafio da sustentabilidade na agricultura", afirma Nilton Tatto, membro da equipe de transição de meio ambiente. Segundo ele, não há possibilidade de acordo
A equipe solicitou que debate sobre o tema retorne só no ano que vem. Mas o senador Acir, presidente da Comissão de Agricultura, ainda não desistiu. Ele suspendeu a votação de amanhã (30) para tentar possíveis acordos com os parlamentares para uma votação ainda neste ano
⚠️JBS, Marfrig, Amaggi e outras 11 gigantes do agronegócio mundial prometeram na COP27 zerar o desmatamento provocado por suas empresas até 2025, mas falham repetidamente em monitorar seus fornecedores e seguem comprando de desmatadores reporterbrasil.org.br/2022/11/na-cop…
Na prática, isso permite que produtores de soja que desmataram ilegalmente, tiveram áreas embargadas ou estão em conflitos fundiários façam parte da cadeia de fornecimento do grão, matéria-prima essencial para a produção de ração animal:
Investigação exclusiva da @reporterb revela que a situação é especialmente grave no Cerrado, maior fronteira da expansão da soja no país. De 2001 a 2016, 44% das novas áreas para essa cultura no continente foram abertas no bioma. Confira mais detalhes: reporterbrasil.org.br/wp-content/upl…
⏲️Adiada! Comissão de Agricultura (CRA) suspende reunião sobre votação do #PLdoVeneno, que modifica as regras para fiscalização e uso de agrotóxicos. Votação foi reagendada para amanhã (30)
Após pressão da oposição, o senador Acir, presidente da Comissão e também o relator do PL, determinou que haja diálogo com a equipe de transição do novo governo. A reunião ocorrerá hoje à tarde e envolverá as equipes nas áreas do agro, saúde e meio ambiente
O projeto de lei foi proposto pelo então senador Blairo Maggi, ex-ministro da Agricultura do governo Temer e um dos maiores exportadores de soja do país. Texto já foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022
Apesar dos compromissos anunciados pelos bancos franceses de se basear nas melhores práticas sociais, ambientais e de governança, eles seguem investindo em empresas brasileiras do agronegócio com histórico de desmatamento. Segue o fio 🧶
É o que mostra novo relatório da Repórter Brasil sobre a relação entre o sistema financeiro francês e o desmatamento no Brasil, feito com apoio do @climaesociedade, com a colaboração da @Harvest_NGO, @climate_crime e @Asso_Sherpa
A pesquisa detalha, por exemplo, a relação entre o BNP Paribas, o maior banco da Europa, e frigoríficos brasileiros, em especial a Marfrig, bem como o envolvimento de quatro grandes bancos franceses em uma operação de crédito para a Bunge
A maioria dos deputados federais tocou o berrante e deixou a boiada passar nesses 4 anos, com votações que prejudicaram o meio ambiente e a legislação trabalhista. Alguns deles se reelegeram. Outros, não. Veja como se saíram os deputados antiambientais nas eleições. Segue o fio:
Campeã de irregularidades trabalhistas entre parlamentares, Magda Mofatto (PL-GO) foi reeleita. Arthur Lira (PL-AL), outro multado por questões trabalhistas, também. Cristiano Vale (PP-PA) - multado 2 vezes pelo mesmo motivo - é mais um infrator reeleito: reporterbrasil.org.br/2022/08/empres…
10 dos 16 dep. federais que somam R$1 milhão em multas do Ibama se reelegeram. Ficaram de fora Edio Lopes(PL/RR), Nelson Barbudo(PL/MT), Gonzaga Patriota(PSB/PE), Charles Fernandes(PSD/BA), Marcelo Nilo(Republicanos/BA) e Edna Henrique(Republicanos/PB) reporterbrasil.org.br/2022/08/deputa…