#FIIs #Selic Como uma taxa Selic alta atrasa o desenvolvimento do país?
Talvez você já tenha ouvido falar que taxas de juros mais altas impactam negativamente a economia de um país, mas afinal, como isso funciona? Qual a relação entre os juros e o desenvolvimento econômico de toda uma nação?
Para começarmos, é importante compreender o motivo da alta dos juros. A taxa Selic pode ser, resumidamente, descrita como o principal remédio que o Banco Central (BC) tem para a inflação, a qual consiste na perda do poder de compra do dinheiro.
Logo, quando o BC opta por subir a taxa Selic, é porque a inflação já chegou e já existe perda de poder de compra, ou seja, na margem ficamos mais pobres porque compramos menos com o mesmo recurso. Entendido isso, vamos prosseguir.
O principal efeito colateral da subida dos juros é a contração monetária, ou seja, redução da quantidade de moeda em circulação.
O objetivo é que com a elevação dos juros cobrados sobre o crédito, as empresas e pessoas se sintam desmotivadas a captar recursos, afinal, terão de pagar juros altos por ele.
Dito isso, entendemos que quanto mais os juros sobem, menos interessante fica tomar crédito, pois se os juros cobrados por ele estão altos, é preciso que a alocação deste recurso seja muito assertiva e promissora para valer a pena. Concorda?
Dessa forma, tanto as instituições financeiras ficam mais apreensivas na concessão do crédito quanto às companhias e pessoas em sua na contratação das dívidas. Enfim, existe um desestímulo total na obtenção de capital.
Trazendo este cenário para o mundo dos negócios, imagine que uma empresa estava pronta para fazer um empréstimo no intuito de financiar um novo projeto.
Entretanto, depois que os juros subiram, ela percebeu que não faz mais sentido seguir com o plano, pois o custo da dívida irá impactar aumentando o risco do retorno esperado do investimento.
Portanto, se essa companhia desistiu do novo projeto, o qual seria ótimo para a expansão do negócio, quais os reflexos disso na economia?
Os empregos que ela geraria através desse novo projeto não serão gerados, os fornecedores não serão demandados, os serviços diretos e indiretos também não, o aumento do lucro que ela poderia ter com essa nova empreitada em andamento não existirá…
abortando um novo crescimento futuro que seria uma derivação deste crescimento.

Com menos emprego e menos lucro sendo gerado, temos mais desemprego e menos arrecadação de impostos para o país.
Adicionalmente, aqui comentamos apenas sobre negócios que ainda não tomaram crédito, mas também existe o caso das que já possuem dívidas indexadas à inflação ou ao CDI.
Nesse caso, com uma chegada mais forte da inflação e uma maior alta nos juros, estas tendem a ter um incremento em suas despesas financeiras, o que prejudica diretamente a margem do negócio, afinal, precisarão gastar mais dinheiro com o custo da dívida e…
sobrará menos para investir, remunerar acionistas (dividendos) e até para manter a operação atual em funcionamento (pode gerar demissões, renegociações, etc).
Por fim, vale deixar claro que estes efeitos da alta da taxa de juros não são imediatos e, inclusive, podem demorar mais de 6 meses para aparecerem.
Concluindo, a subida da taxa de juros é um remédio amargo para economia como um todo, porém, necessário para o cenário não deteriorar mais ainda como vimos na Argentina com inflação acima de 100% ao ano.

Curtiu? Compartilhe com amigos investidores e deixe seu RT!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rafael Giaretta

Rafael Giaretta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @giaretta_rafael

Nov 14
Por que os #FIIs não devem ser tributados no Brasil?

Segue o 🧶…
Muito se discute e especula acerca da taxação dos dividendos. Atualmente, somente o Brasil e a Lituânia ainda não têm esse tipo de tributação, no entanto, rumores indicam que este cenário, no Brasil, está para mudar.
Em paralelo, outro debate que paira sobre o mercado é se essa taxação de dividendos será implementada apenas no mercado de ações ou também incidirá sobre o rendimento dos FIIs.
Read 13 tweets
Nov 12
#FIIs Por que será que o Uruguai 🇺🇾, um país menor do que o Rio Grande do Sul está com o m2 construído mais caro da América Latina? Image
Se você acompanha o noticiário, deve ter visto que a Argentina 🇦🇷 passa por uma crise assustadora.

Após a entrada do governo de Alberto Fernández e uma série de medidas como: congelamento de preços, taxação de grandes fortunas, restrição do acesso ao dólar, dentre outras…
A Argentina 🇦🇷, uma das nações que, há muitos anos, já foi uma das ricas do mundo, deve fechar o ano com uma inflação na faixa dos 100%!

Tendo em vista essa situação, qual seria o efeito colateral mais esperado pelos cidadãos argentinos? Sair do país.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(