A ficção portuguesa (tanto no cinema como, e sobretudo, na TV) está a passar por uma fase que é semelhante a uma qualquer emissão do Saturday Night Live (ou, por cá, do Docas): o sketch é bom? Fixe. É mau? Uma pena. Mas, no final de ambos, a atitude é: “venha o próximo”.
O mesmo nas séries portuguesas: a fasquia subiu, e continua a subir. O que era aceite nos anos 90 não pode nem deve ser o padrão de qualidade para o que é feito hoje em dia.
Essa formatação só vai penalizar a história que é contada, por muito boa que seja. O sotaque inglês do Contra-Informação é giro numa paródia, não necessariamente numa série histórica como #Abandonados, que está a estrear agora na RTP1.
Foi esse pormenor que me perdeu, fora outros pormenores que ainda se fazem por cá (como um certo excesso de explicação do que está a acontecer).
A história base, sobre a invasão de Timor-Leste pelas forças japonesas na WW2, é interessante — e mais um testamento de como as colónias eram (mal) tratadas pelo Estado Novo. A Madeira dá locais interessantes de filmagens.
Mas a execução, daquilo que vi (um resumo de 20 minutos de TODA a série, e que ainda terá uma versão para cinema), é pobre, e deixa-me sem vontade de ver mais.
Começo como terminei: venha a próxima. 2023 vai ter produções com potencial para serem interessantes. Muito curioso para ver Lusitânia, também da RTP. Por agora, metam para trás na box (ou vão à Play) e vejam os telefilmes de Contado Por Mulheres.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Manuel Reis *for hire*

Manuel Reis *for hire* Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ManuelReis

Jun 22, 2020
Se calhar, em vez de criminologistas, astrólogos, homeopatas, "nutricionistas" que tiraram o curso no Instagram ou nos códigos das marcas ou vendedores de banha da cobra (literalmente)… se calhar os programas de daytime podiam começar a apostar a sério em falar de saúde mental.
Mas siga, é o ciclo do costume de "suicida-se um famoso, ai que pena, coitadinho, coitadinho da família, ninguém sabia de nada, ninguém percebia nada", discute-se um bocado de que lado está a razão e segue-se em frente.

A real contribuição para a ajuda fica para outro dia.
Se é que aparece, de todo.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(