Vamos de mariposas encontradas no Brasil, que podem aparecer no seu jardim/quintal ou até mesmo dentro de sua casa. 🧶
Mariposa cara-de-palhaço. Idalus.
Muito fofa mariposa da família Erebidae. Alimenta-se em flores.
Mariposa-bruxa. Erebidae.
Ascalapha odorata. A mais icônica. Em algumas partes do mundo, sua presença n é apreciada devido a superstições envolvendo a premonição da morte. A sua atividade inicia-se ao entardecer, quando acasala e procura frutos maduros e flores para se alimentar.
Mariposa-cara-de-caveira. Saturniidae.
Citheronia laocoon. Bonita e fofa. Sua atividade é noturna, quando o macho procura fêmeas para acasalar. E as fêmeas procuram plantas hospedeiras para botar ovos. Não se alimenta.
Mariposas traça-de-parede. Tineidae.
Pequenas mariposas peridomésticas desconhecidas na idade adulta. Mas cuja lagarta, que vive em um saco de seda e entulhos, é bastante famosa nos lares brasileiros.
Mariposa-cara-de-elefante
Langsdorfia. Cossidae. Uma mariposa cujas manchas nas asas lembram olhos e, juntamente com a cor, a forma do corpo e a posição do abdômen em repouso, lembram um elefante. Não se sabe muito sobre sua vida adulta. As lagartas podem ser brocas de árvores.
Mariposas-espanadoras. Diaphania.
Pequenas mariposas da família Crambidae que possuem uma estrutura chamada coremata, na ponta do abdômen, que se assemelha a um espanador. Elas movimentam essa estrutura, tanto para espalhar feromônios quanto quando estão desconfortáveis.
Mariposas-espelho. Grupo Rothschildia.
São vários gêneros de grandes e belas mariposas da família Saturniidae. Descansam durante o dia e voam à noite para acasalar e botar ovos. Elas não se alimentam. Têm manchas triangulares transparentes que parecem refletir, daí o nome comum.
Mariposa-Imperador
Thysania agrippina. Erebidae.
Extremamente bonita. Ver uma mariposa assim é uma grande sorte. É a maior mariposa do mundo, chegando a 30 cm. Repousa em troncos de árvores durante o dia.
Grupo das mariposas-falcão. Sphingidae.
Mariposas cujas asas podem lembrar aviõezinhos. Existem cerca de 1.450 espécies. Podem ser ativas durante o dia, visitando flores ou à noite/anoitecer, procurando por frutas maduras ou flores para se alimentar.
Grupo Mariposas-Vespas
Mariposas da família Erebidae, podem ter hábitos diurnos. Alimentam-se em flores e imitam vespas (às vezes, muito mal.).
Mariposa da lagarta-aranha
Phobetron. Limacodidae.
Uma mariposa muito agitada, que cabe na ponta do dedo, cuja fêmea é mais comumente vista, com cores alaranjadas, imitando fezes com sementes.
Mariposa da lagarta-cachorrinho
Podalia. Megalopygidae.
Mariposa fofa e muito bonita. A lagarta dessa mariposa é venosa e muito peluda, é mais conhecida e vista do que a própria mariposa adulta, que é inofensiva.
Mariposa da lagarta-pinheirinho
Automeris. Saturniidae.
A lagarta pode ser verde com espinhos em forma de pinheiro. É uma bela mariposa marrom com laranja, média, com dois grandes olhos falsos defensivos. Voa à noite, onde procura parceiros e plantas hospedeiras. Não se alimenta.
Mariposa-do-tomate
Neoleucinodes.
Mariposinha muito fofa da família Crambidae, cuja larva é mais conhecida por se alimentar internamente de tomate, jiló, quiabo e pimentão. Alimenta-se nas flores.
Mariposas-pluma. Pterophoridae.
Têm uma forma muito peculiar. As mariposas-pluma podem ir p dentro de casa à noite, atraídas por luzes, podem ser tão pequenas e magras que podem ser confundidas com mosquitos/pernilongos. Algumas nem são notadas. Se alimentam em flores.
Mariposa-leopardo
Hypercompe. Erebidae.
Linda mariposa branca com círculos marrons ou pretos, às vezes até azulados e cinzas. Alimenta-se nas flores.
Mariposa-imperial
Eacles. Saturniidae.
Mariposas muito bonitas, com tons de amarelo com vermelho/castanho. Sua vida é noturna, onde acasala e procura plantas hospedeiras. Não se alimenta.
Mariposa-Florella. Syngamia florella.
Pequena mariposa muito comum da família Crambidae. Descansa durante o dia, mas também pode voar para se alimentar durante o dia e pode se esconder na parte inferior das plantas. Alimenta-se de nécta em flores pequenas.
Mariposa bicho-do-cesto. Oiketicus.
As lagartas são mais conhecidas do que a mariposa adulta, por fazer uma casinha de gravetos e carregar por aí. A fêmea adulta nunca é vista porque não voa. O macho também é raramente visto, pois sua vida útil é curta e não se alimenta.
Mariposa-espanhola. Noctuidae.
Xanthopastis timais.
Pequena mariposa de cor rosada. Suas lagartas comem variedades de lírios.
GRAVE: 🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨 Gente, eu peguei essa imagem no Insetologia e agora que vi que é falsa, porque uma pessoa perguntou e fui checar. Não acredito nessa palhaçada que o Cesar faz.
Fiquei triste. 🤧
Os pássaros-alfaiates costuram folhas com seus bicos, usando teias de aranha ou fibras vegetais, para fazer ninhos. Mas como eles sabem fazer isso se ninguém os ensinou?
Se vocês quiserem, eu posso tentar explicar de uma perspectiva evolutiva.
Ok! Vou tentar explicar.
Mas como eles sabem fazer isso se ninguém os ensinou? De uma perspectiva evolutiva, podemos imaginar que isso surgiu em pequenos passos ao longo de muitas gerações.
Vamos pensar no início: um grupo de pássaros apenas dobrando folhas e usando teias ou fibras para tentar mantê-las unidas, mas sem realmente costurá-las.
⚠️ 7 bichinhos que podem aparecer na sua casa/ jardim, quintal/ e você pode achar que são perigosos, mas NÃO são.
🧶...
1 - Aranha-da-prata. Argiope argentata. Aranha muito comum em jardins, entre as plantas. Tem veneno, mas não é ativo em humanos ou animais de estimação, como cães e gatos. Auxilia no controle de moscas e mosquitos. Umas queridas!
2 - Aranha-fio-dourado. Trichonephila clavipes. Pode ser um pouco assustadora, pois pode crescer muito. Sua teia pode ser bastante extensa e elaborada. Não é perigosa. Auxilia no controle de moscas e mosquitos. Lindas demais!
Não ofenda os besouros rola-bosta, eles são simpáticos e amigáveis, e muito importantes para um ecossistema saudável. Dispersam sementes, fazem nutrientes circularem, ajudando as plantas a crescerem bonitonas.
🧶...
Os chamados besouros de estrume não são uma única espécie, mas um grupo de besouros bonitinhos encontrados em todo o mundo. As fezes de mamíferos são essenciais para a sobrevivência desses besouros. Eles a usam tanto para nidificação quanto para sua própria alimentação.
Alguns besouros de esterco podem viver no meio do esterco de boas. Eles não precisam de mais nada na vida, comem, namoram, acasalam e põem ovos no cocô. As larvas que nascem nesse monte de esterco vão se alimentar dele para se desenvolver.
16 borboletas do Brasil, que podem ser comuns e aparecer no seu quintal. 🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋🦋
Borboletas estaladeiras Hamadryas sp. Já encontrei duas espécies em uma planta urticante chamada Dalechampia. As lagartas são solitárias e têm espinhos. Adultos comem frutas e os machos são capazes de fazer estalos audíveis para humanos com suas asas.
Borboletas-coruja. Caligo sp. Existem mais de 20 espécies dessas borboletas em toda a América do Sul. São mais ativas ao entardecer e gostam de comer frutas. As lagartas podem ser encontradas em bananeira. A borboleta adulta tem olhos falsos associados à defesa contra predadores.
Ei pessoal! Muita gente tem dúvidas de como saber se uma lagarta é urticante ou não. Será que a resposta é simples? 👇
"Lagarta" é um nome comum para as larvas de borboletas e mariposas, insetos da ordem Lepidoptera. Sim, todas as lagartas se tornam mariposas ou borboletas. As lagartas são a fase jovem desses insetos, é praticamente o mesmo animal ainda filhote.
As lagartas sem cerdas, como as das fotos abaixo, não são urticantes, pois não possuem cerdas capazes de desprender ou inocular veneno. Você não precisa se preocupar com elas por isso.
INOFENSIVAS. 👇
Amplie as imagens para ver o que há nessa lagarta. Está cheia de parasitoides até sua pele esticar. São vespas minúsculas, com cerca de 1,5 mm, menores que os já minúsculos ovos de uma lagarta de mariposa. Essas vespas são Copidosoma. 👇
Elas colocam um ovo dentro de uma lagarta de mariposa no estágio de ovo. A partir do ovo da vespa, forma-se a mórula, onde vários embriões se multiplicam por mitose, até formar as larvas. Uma lagarta de cerca de 5 cm pode conter até cerca de 3.000 larvas, e todas elas são clones.