Nesse episódio é revelado que o fungo dos Infectados podem comunicarem-se pelas raízes. De fato: na vida real os fungos se comunicam pelo subsolo. Inclusive aqueles que se conectam com raízes de plantas (+)
A ecóloga Suzanne Simard estudou isso em florestas do Canadá. Ela suspeitava que duas espécies de árvores (bétulas e abetos) "conversavam entre si" por baixo do solo (+)
🍄Como isso aconteceria?
🕸️Existem fungos embaixo da terra que conectam seus "fios" com raízes de várias árvores ao mesmo tempo. Chamamos eles de micorrizas!
A Suzanne suspeitava que esses fungos transportavam carbono entre as árvores (+)
Pra testar isso, ela fechou as folhas das bétulas num saco. E injetou gás carbônico radioativo (CO2) dentro do saco. Assim, as bétulas absorveram esse gás pelas folhas (como fazem normalmente) (+)
Tempos depois ela foi checar as outras árvores (os abetos) e percebeu que eles estavam emanando radioatividade! 🤯🤯🤯🤯🤯
☢️Ou seja: ALGUÉM mandou carbono radioativo pra eles (e não foi pelas folhas) (+)
☑️A resposta:
As bétulas absorveram o carbono pelas folhas ➡️ Mandou para as raízes ➡️que mandou para os fungos➡️que mandou para as raízes do abeto.
Ou seja:
💥As plantas ajudam umas às outras por meio de fungos! 💥🤯 (+)
Detalhe: os abetos que estavam na sombra (mais pobres de sol) recebiam MAIS carbono que os outros (que estavam bem iluminadinhos) (+)
Essas micorrizas trocam mais um monte de informações entre as plantas. Por isso são chamadas de "Internet das Árvores" (No caso da série então é a Internet dos Infectados rs)
Quer saber mais? Leia "A Trama da Vida" (+)
Quer saber ainda mais? Ouve nosso episódio sobre "Solo Vivo", que citamos esse e outros experimentos sobre micorrizas. E entenda como os fungos constroem o mundo.