Neste dia, a 28 de janeiro de 1917, Carmelita Torres, uma empregada doméstica mexicana de 17 anos que trabalhava nos Estados Unidos, recusou-se a tomar o banho de gasolina obrigatório que era dado aos trabalhares que passavam fronteira diariamente, entre Juarez e El Paso.
Ela convenceu outros 30 trabalhadores a juntarem-se, num protesto se espalhou e ficou conhecido como “revoltas do banho". Em nome da “saúde pública”, os trabalhadores mexicanos eram frequentemente submetidos a tratamentos degradantes e humilhantes.
Tinham que se despir, levar um banho de gasolina tóxica e suas roupas eram vaporizadas. O objetivo era, supostamente, matar os piolhos, que podem espalhar o tifo, contudo era apenas aplicado a mexicanos de classe trabalhadora.
Além disso, os agentes de saúde estadunidenses fotografavam secretamente mulheres mexicanas nuas. A revolta contra a prática finalmente explodiu e, em poucas horas, Torres reuniu uma multidão de vários milhares de manifestantes, maioritariamente mulheres.
Bloquearam todo o trânsito para El Paso, atiraram pedras e garrafas a agentes de imigração e às tropas estadunidenses e mexicanas quando tentavam dispersar o protesto.
Os protestos foram reprimidos e Carmelita Torres foi presa, de forma a desencorajar protestos futuros. O banho forçado e a fumigação de trabalhadores mexicanos com produtos químicos tóxicos como gasolina, DDT e Zyklon B continuaram até os anos 1950.
O uso de Zyklon B atraiu os cientistas da Alemanha nazi, que no final dos anos 1930 começaram a usar o pesticida nas fronteiras e em campos de concentração.
Um vídeo interessante da VOX sobre o tema (em inglês):

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with História Da Classe Trabalhadora

História Da Classe Trabalhadora Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @HistClasseTrab

Jan 28
Neste dia, a 28 de Janeiro de 1912, foi feita a primeira greve geral nacional da história de Portugal, convocada pela União dos Sindicatos Operários e pelas Associações de Classe em solidariedade com a greve dos trabalhadores rurais do Alentejo. Image
Lisboa esteve sob controlo dos trabalhadores até dia 31, quando as forças militares cercaram a Casa Sindical no Bairro Alto e levaram presos os 700 trabalhadores que lá estavam barricados enquanto estes cantavam o hino "A Internacional". Image
Por todo o país a guarda leva a cabo ações idênticas em sedes de sindicatos, o que provocou vários mortos. Image
Read 6 tweets
Jan 28
Neste dia, a 28 de Janeiro de 1912, foi feita a primeira greve geral nacional da história de Portugal, convocada pela União dos Sindicatos Operários e pelas Associações de Classe em solidariedade com a greve dos trabalhadores rurais do Alentejo.
Lisboa esteve sob controlo dos trabalhadores até dia 31, quando as forças militares cercaram a Casa Sindical no Bairro Alto e levaram presos os 700 trabalhadores que lá estavam barricados enquanto estes cantavam o hino "A Internacional".
Por todo o país a guarda leva a cabo ações idênticas em sedes de sindicatos, especialmente no Alentejo e na Margem Sul, o que provocou vários mortos. O proletariado encarou a proclamação da República em 1910 como o momento ideal para conseguir a satisfação das suas aspirações +
Read 6 tweets
Dec 24, 2022
Neste dia, a 25 de dezembro de 1914, 100.000 soldados na frente ocidental durante a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) celebraram uma trégua não-oficial em que se recusaram a combater. Soldados alemães começaram a cantar músicas de natal em alemão, francês e inglês
sendo depois seguidos por soldados britânicos, indianos e franceses. Depois de meses de chuva torrencial nas trincheiras lamacentas, o tempo melhorou e no dia de Natal, lentamente e arriscando as suas vidas, soldados de ambos os lados saíram das trincheiras
e encontraram-se no meio da "terra de ninguém", enterraram os seus mortos, trocaram presentes e jogaram futebol num momento de fraternidade entre povos no meio da loucura da guerra ordenada pelos seus governos.
Read 5 tweets
Dec 22, 2022
Neste dia, 22 de Dezembro de 1900, nasceu o anarquista e rebelde antifascista portugues Jaime Rabelo, que combateu tanto o Estado Novo em Portugal como a ditadura fascista de Franco em Espanha e pertenceu a diversas organização sindicalistas. Image
Foi um dos dinamizadores da Associação de classe dos Trabalhadores do Mar, sindicato de pescadores de Setubal, e ainda jovem aderiu á Confederação Geral do Trabalho anarcossindicalista.
Em 1931 participou na chamada "Greve dos 92 dias" contra a ditadura em Portugal, sendo consequentemente preso e torturado pela PIDE. Durante os interrogatórios, cortou a língua com os próprios dentes para evitar falar e denunciar os companheiros.
Read 6 tweets
Dec 22, 2022
Neste dia, 22 de dezembro de 1946, nasceu o anarquista e ativista pela libertação negra, bissexual Kuwasi Balagoon, em Maryland. Ele juntou-se ao exercito, e enfrentou racismo violento tanto de comandantes como dos seus colegas Image
levando a que Balagoon e alguns dos seus camaradas negros formassem um coletivo chamado De Legislators.
Balagoon mudou-se para Nova Iorque e envolveu-se em organização de base de inquilinos. Em breve envolveu-se com o Partido dos Panteras Negras e foi consequentemente preso
e julgado como parte do famoso caso Pantera 21, no qual foram todos condenados. Balaggon depois juntou-se ao grupo de guerrilha urbana o Exercito de Libertação Negra e foi preso e escapou varias vezes.
Read 5 tweets
Dec 21, 2022
Neste dia, a 21 de dezembro de 1949, nasceu Thomas Sankara, em Yako, Burkina Faso. Sankara foi um importante líder político e revolucionário marxista pan-africano que assumiu a presidência do Burkina Faso em 1983 até ao seu assassinato em 1987.
Nascido no seio de uma família numerosa, Sankara começou a aproximar-se do marxismo quando iniciou a sua carreira militar, aos 19 anos, tendo ido depois formar-se no Madagáscar, onde estudou Marx, Lenine, história e estratégia militar.
Em 1976, tornou-se comandante num centro de treinos militares e juntou-se a uma organização secreta chamada Grupo de Oficiais Comunistas. Foi Ministro da Informação e um ano mais tarde, tornou-se primeiro-ministro do Burkina Faso, cargo que não deteve durante muito tempo.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(