Os Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém, acontecem pela primeira vez em dois dias depois de 18 anos. As datas são 11 e 12 de Fevereiro no Sambódromo de Belém - Aldeia Cabana.
2) Vamos falar um pouco sobre o Carnaval de Belém, que já foi considerado um dos maiores do Brasil nos anos de 1980 quando os desfiles aconteciam na Av. Visconde de Souza Franco (Doca).
3) Muitos não sabem mas a 4° escola de Samba mais antiga do país, vem do Bairro do Jurunas em Belém do Pará e se chama Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense “Rancho Não Posso me Amofiná”.
4) O maior acontecimento dos anos 1980 entre as escolas de samba de Belém, foi o surgimento do Grêmio Recreativo Guamaense Arco-íris.
“Pinta Sete, sete cores no teu coração. Vem comigo meu bem no Arco-íris, colorir a multidão” 🎶
imagem: Nostalgia Belém (Facebook)
5) Por falta de interesse, investimento e desentendimento entre o poder público estadual e municipal durante os últimos 30 anos o Carnaval de Belém, mudou, se reinventou e atualmente cresce com sua força e resistência das agremiações carnavalescas e seus patrocinadores.
6) Tiveram anos como 1990/1991 e 2017 que não ocorreram o concurso da Prefeitura de Belém, em 2002-2004 onde as escolas de samba de Belém se dividiram em duas ligas a LIESA/PA e LIESGE. Onde neste último com os desfiles acontecendo em Belém e Ananindeua em 2002-2003.
7) No final dos anos de 1990 como a proposta de inovar o Carnaval de Belém e trazer de volta a sua força e imponência. O prefeito de Belém na época Edmilson Rodrigues, inaugurou o Sambódromo da capital paraense localizado na Av. Pedro Miranda (Pedreira).
Imagem: Google
8) Desde de 2018, com a criação da ESA o Carnaval de Belém começou a ganhar olhares mais carinhos e particulares do Governo do Estado, Prefeitura e alguns Patrocinadores. Apesar de que algumas agremiações alegaram que não iriam desfilar em 2023 por falta de recursos.
9) mas de última hora essas agremiações andaram pra trás com a decisão por conta das regras da ESA e decidiram desfilar nos dias 11 e 12 de fevereiro. Segue a lista da ordem dos desfiles:
10) O carnaval de Belém em 2023 está riquíssimo em temas, vai desde sobre o amor do sambista, povo negro e seus descendentes e seus Orixás, mitos e lendas dos povos originários do Marajó, tema social como o TEA, vai ter esperança, time de futebol homenageado, e entre outros temas
11) Agora vou contar um pouco sobre cada escola e seus Enredos:
Acadêmicos da Pedreira:
Será a primeira escola a entrar na avenida no 1° dia de desfiles, e vem com o Enredo: “Pedreira, Onde o Samba e o Amor não morrem Jamais” twitter.com/i/web/status/1…
12) Embaixada de Samba do Império Pedreirense
A segunda escola a desfilar no sábado a noite, vem com o Enredo: “TEA, Temos o Exilir do Amor” twitter.com/i/web/status/1…
13) Rancho Não Posso me Amofiná
A terceira escola a desfilar já no início da madrugada de domingo no 1° dia de desfiles, vem com o Enredo: “A ilha das maravilhas e o mundo perdido dos marajós: o arquipélago que encanta!” twitter.com/i/web/status/1…
14) Piratas da Batucada
A campeã do último carnaval (2020), será a quarta escola a entrar na avenida no 1° dia. Traz o seguinte enredo: “Um Rendez-Vous de Grandes Mulheres” twitter.com/i/web/status/1…
15) Deixa Falar
A última escola a desfilar no 1° dia, traz consigo o Enredo: “Beijo: História, Romances e Carnaval” twitter.com/i/web/status/1…
16) Os Colibris
A escola que vai abrir o 2° dia de desfiles, vem com o Enredo: “Zélia Amada, Zélia de Deus, Zélia das Artes: Herdeira de Ananse!” twitter.com/i/web/status/1…
17) Xodó da Nega
Já a segunda escola a desfilar no 2° dia de desfiles, tem como Enredo: “Spe, Sperare, Esperança” twitter.com/i/web/status/1…
18) Bole Bole
A terceira escola a desfilar na noite de domingo, traz o seguinte Enredo: “Ronaldo Silva: Universo cantador, na folia do Carnaval” twitter.com/i/web/status/1…
19) Escola de Samba da Matinha
Já na madrugada de segunda-feira, a terceira escola a entrar na avenida vem com o Enredo: “Tocam em Rituais os Tambores da Matinha em louvação a Oxum: A Rainha das Águas Doces” twitter.com/i/web/status/1…
20) Quem São Eles
A escola última escola do 2° dia e que fecha com chave de ouro os Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém, traz o Enredo: “O vôo das águias guerreiras, Tuna Luso Brasileira, a majestade lusitana em Terras da Amazônia.” twitter.com/i/web/status/1…
Então é isso pessoal, pra quem gostou da thread deixa seu fav e dê aquele RT pra fortalecer para deixar a galera bem informada sobre o que irá acontecer nos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém em 2023. Bjs e até próxima! ❤️✌🏽
Se liguem no 🧶 de rolês e dicas que vão acontecer durante o Círio.
Mais conhecido como Círio Profano, são as manifestações culturais e artísticas que acontecem durante o final de semana do Círio em Homenagem a Virgem de Nazaré (+)
1. Iluminação da Imagem de Nazinha na Doca
Local: Canal da Doca
Data: 04/10 às 18h
A tradicional Imagem de Nsa Sra de Nazaré que fica na doca ganhará uma nova Iluminação em 2023. O evento acontecerá durante o Traslado dos Carros para o CDP.
📸: @diariodopara e @belemtransito
2. VARANDA DA AMAZÔNIA - Fafá de Belém
Evento idealizado pela cantora @fafadbelem onde serão debatidos assuntos sobre a Biodiversidade Amazônia, sendo um ponta pé inicial para a COP-30. Será aberto ao público mediante a inscrição no site do Varanda de Nazaré. (+)
A Importância e Representatividade da "Aldeia Cabana de Cultura Amazônica - David Miguel"
O Espaço Cultural e Sambódromo da Cidade de Belém do Pará completou no último dia 01 de Janeiro 21 anos de muitas histórias e resistência. (+)
A Aldeia Cabana foi inaugurada com o o objetivo de ser um lugar onde houvessem muitas manifestações culturais e maior e principal delas é "O Desfile das Escolas de Samba de Belém", ideia implantada na primeira gestão do @EdmilsonPSOL na prefeitura de Belém. (+)
A ideia foi que tivéssemos um sambódromo para realização dos desfiles de carnaval, pois até então não era mais viável que os desfiles das escolas de Belém continuassem a serem realizados na Av. Presidente Vargas por conta das árvores, a estrutura do espaço e etc. (+)
Essa filhote foi encontrada pela minha mana @dyd_oliveira numa lotérica na Pedro Miranda agora a tarde, daí com pena ela deu abrigo. Apelidamos de "Mimosa" e infelizmente não temos condições de ficar com ela e precisamos de ajuda!
Dêem RT e comentem aqui 👇🏽
Para mais informações entre em contato comigo pela DM.
Agradeço desde já cada um que deixou seu comentário, fav e RT. Que a Nazinha abençoe todos vocês! 🙏🏽❤️
• Agora vamos falar sobre como funciona o Sistema de Cotas - UFPA
A Universidade Federal do Pará publicou na última Segunda-feira dia 04/01 o Edital do PS 21’ no qual foram divulgadas as 7.355 vagas para mais de 196 cursos ..(+)
em mais de 19 municípios do estado. O Processo Seletivo da UFPA é um dos mais concorridos e esperados pra quem irá fazer o vestibular. As inscrições estão previstas para começar às 8h do dia 11/01 próxima Segunda-feira e se encerram às 17h do dia 05/02. (Fonte: Portal - UFPA) (+)
Primeiramente para participar do PS 21’ UFPA vc tem q estar devidamente inscrito e ter feito as provas do ENEM 2020/2021 que serão realizados agora nos dias 17 e 24 de Janeiro. (+)
⚠️ APARIÇÃO DE ENCANTADOS NO PARQUE DO UTINGA - Thread ⚠️
No dia 02/11/2020 estava com uma vontade insana de ir pedalar no Utinga, porém zero companhias para ir comigo. Uma amiga do trabalho me chamou para irmos lá isso por volta de 11h como moramos perto de lá, então fomos (+)
Chegando lá ela queria demais ir conhecer as trilhas, olhos d'água, igarapés e rios que existem por lá. Obviamente que topei e começamos a pedalar. Assim que começamos a pedalar pelo parque logo no primeiro corredor assim que passa o EcoBike sempre peço licença (+)
Pois ali sinto uma energia muito forte e ar puro de floresta e mata virgem (fico até com tontura as vezes) pela minha mediunidade ser aflorada d+ sinto isso facilmente. Seguimos tranquilamente pedalando, rindo, conversando e etc. Quando chegamos no final onde tem a rotatória (+)