Henrique Soldani Profile picture
Feb 1, 2023 41 tweets 18 min read Read on X
Escritório de importante portal de notícias norteamericano é gerenciado por equipe conhecida por atuar em empresas que promovem discurso de ódio e desinformação.

Segue o fio. Image
Apesar dos testes engraçadinhos, o Buzzfeed é um veículo de informação. Em entrevista à Folha de SP em 26/02/2021, Ben Smith reconheceu que o site é um veículo de jornalismo que usa a internet para distribuir notícias. Ele trabalhou na empresa como editor-chefe por 8 anos.
Image
Image
Em 2020, o site Buzzfeed Brasil encerrou as atividades.
Na mesma entrevista à Folha de 2021, Bem Smith disse que era por causa da crise da Covid.
Image
Image
Um mês e meio após a entrevista de Ben, enquanto as empresas continuavam demitindo funcionários por causa da crise, o Buzzfeed Brasil voltou com tudo...cheio de colunistas, anunciantes pesados e um coordenador de conteúdo famoso por queimar artistas "bolsonaristas".


Image
Image
Image
Image
Pra quem não se lembra do Fefito, é aquele que disse que a ciência é cristã e opressora.

Fiz a seguinte postagem no Facebook na época da volta do Buzzfeed:

Image
Image
Image
Pra quem está perdido, Rodolfo é um cantor sertanejo que participou do BBB e declarou voto em Bolsonaro em 2018. E o lance de debochar de bolsonaristas foi mais rápido do que eu imaginava:
Image
Image
O novo Buzzfeed começou a ser usado como agência de publicidade do PT, espalhar fake news e perseguir quem não era de esquerda.
A versão americana também é progressista, no entanto, costuma fazer reportagens investigativas. Por aqui, só lacração.


Image
Image
Image
Image
Se alguma personalidade curtiu alguma postagem de alguém se direita, lá vinha o Buzzfeed fazer matéria...

Image
Image
Image
O que mais me espantou na volta do portal foi a competência da equipe comercial. Em poucos dias, o site já contava com grandes patrocinadores, como a Colgate (que fez publi em linguagem neutra) e a Skol, cujo proprietário é...Jorge Paulo Lemman.


Image
Image
Image
Image
Para entender o restante do fio, você precisa ler a postagem abaixo. Se já leu tudo, vamos em frente...

Veja só como funciona a perseguição nas redes: durante a pandemia, Gustavo Lima foi duramente criticado por tomar bebida alcoólica numa live. Coletivos, jornalistas e influencers fizeram pressão até que a CONAR entrou em campo e o cantor foi multado.

Image
Image
Image
Um tempo depois, os colunistas da Buzzfeed também fizeram publicidade (sem postar #publi) de bebidas alcoólicas anunciadas no portal durante o lockdown. Nada aconteceu.


Image
Image
Image
Image
Partiu do Buzzfeed uma campanha nas redes para que famosos se posicionasse posicionasse politicamente. O movimento chamava: "neutro só detergente".
Começaram a infernizar a atriz Juliana Paes por ela não se manifestar contra Bolsonaro.


Image
Image
Image
Image
Não sei se a campanha acima funcionou, mas algumas das personalidades "saíram do armário", como Ivete Sangalo e Marcelo Serrado.

E uma coisa a classe jornalística levou a sério nós últimos 4 anos: "Ninguém solta a mão de ninguém" 🤣🤣🤣 Image
Vamos deixar a Buzzfeed de lado um pouco e falar sobre a Bancada Digital, que reúne várias páginas da internet e a Agência Mindy, de propriedade de Preta Gil. Image
Em 2021, o jornalista Léo Dias fez algumas denúncias da Bancada Digital que, dentre outras coisas, era usada para assassinar a reputação de celebridades e enaltecer artistas contratados da agência Mindy.

Image
Image
Image
O jornalista também denunciou a Mindy. Uma das matérias foi retirada. No link abaixo do Metrópoles, o texto traz uma notícia . Daí, quando você clica no link indicado, o site te direciona para a página inicial.

metropoles.com/colunas/leo-di…
Image
Ano passado, a agência de checagem Aos Fatos em parceria com o Núcleo Jornalismo fez uma investigação sobre o fato de a Bancada Digital e a Mindy espalhar desinformação. Veja bem, a informação é de uma agência de checagem considerada isenta.
Image
Image
A investigação do Núcleo Jornalismo fez uma pergunta para a Bancada Digital sobre publicidade em parceria com a ....AmBev, de Jorge Paulo Lemman.
Image
Image
Uma parênteses: Ana Maria Braga não se manifestava politicamente e tinha fama nos bastidores de ser reaça bolsominion. Inclusive, ela deu uma lapada no próprio Fefito em entrevista ao Roda Viva de set de 2020.
Curiosamente, no mesmo período em que ela fez publi para AmBev, Ana Maria também começou a militar com direito a panelaço em seu programa. Nesse caso, acredito que seja mais por pressão da Globo. Image
O Núcleo Jornalismo também noticiou que as páginas da Bancada Digital enaltecia o Lula e fazia postagens negativas sobre Bolsonaro e Ciro Gomes, outro candidato de esquerda. Portanto, políticos esquerdistas também foram prejudicados. Image
Pra quem está se perguntando:
Quem é essa tal de Rainha Matos?
Segue o vídeo 👇
Uma parênteses: Ana Maria Braga não se manifestava politicamente e tinha fama nos bastidores de ser reaça bolsominion. Inclusive, ela deu uma lapada no Feito em entrevista ao Roda Viva de set de 2020.
Voltando ao Buzzfeed, parte dos colunistas do site vieram da... agência Mindy, da Preta Gil.

Image
Image
Image
Lembra da minha postagem do Facebook postada acima dizendo que Fefito ajudava a pautar outras páginas ? E sabe quando todo mundo começa a falar de alguma "celebridade" que você nunca ouviu falar?

Image
Image
Image
Resumindo:
Usando jargões da grande mídia, o Buzzfeed pode ter sido usado como central da gabinete do ódio disfarçado de portal de notícias que usou a credencial de um site conhecido internacionalmente p/ fabricar fakenews, e enaltecer personalidades da agência de Preta Gil.
Lemman foi o grande investidor do Gabinete. Enquanto grandes veículos denunciavam perfis de fofoca de internet, o Buzzfeed que contratou várias personalidades da Mindy, usou o mesmo método da Bancada Digital, mas passou ileso por ser considerado um portal de notícias.
Emissoras de rádio e TV, portais, inclusive de esquerda e jornais, estão com dificuldades financeiras. Ninguém pensou em contratar a equipe comercial do Buzzfeed? Ou será que ela não existe?!
A contar pelo grande número de publicidade, o site fechou os últimos 2 anos no lucro. Se parte do faturamento foi dividido entre os influencers da Mindy, o site agiu como uma espécie de laranja.
Resta saber se os CEOS da empresa norteamericana sabem que os novos executivos da filial brasileira faziam parte de uma rede de desinformação (marquem eles aqui na postagem).
Nos últimos dias, a ação da Buzzfeed disparou. Os acionistas sabem que o modelo de negócio da empresa inclui a venda casada de colunistas agenciados por uma única empresa? Ou a prática só acontece no Brasil?
Os anunciantes, tão preocupados com suas imagens, vão continuar fazendo publicidade no portal? Image
E o tal do Sleeping Giants, vai fazer campanha de desmonetização contra a nova fase do Buzzfeed que mantém em sua equipe desinformantes denunciados por veículos considerados isentos? Pergunta retórica. Ouvi de algumas pessoas que o perfil pode fazer parte da Mindy.
Ano passado, o PT protocolou uma investigação contra a Jovem Pan alegando falta de isonomia na cobertura eleitoral. O TSE acatou o pedido, alguns colunistas foram afastados e tiveram suas redes sociais censuradas. Sugestão: salvem a postagem. A próxima eleição é daqui a 2 anos
Soube que a nova equipe do Buzzfeed não vai sossegar mesmo com a vitória de Lula. O site vai continuar perseguição à opositores de Lula e desta vez, com uma equipe mais profissionalizada e c/jornalistas investigativos.
E se o Facebook e Instagram já favorece postagens de esquerda, imagina agora: Image
Se você gostou da publicação, compartilhe!
E uma última atualização sobre o buzzfede: a última coluna de Fefito foi em janeiro, na posse do Lula, o que deixa ainda mais claro que o site só voltou com a intenção de eleger Lula e nada mais. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Henrique Soldani

Henrique Soldani Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @HenriqueSoldani

Apr 12
COMO TENTAR ACABAR COM PARTE DO PODER DE GEORGE SOROS NO BRASIL

Comecei a rabiscar em forma de diário tudo que aprendi na minha profissão e tentar usar p/de fato limitar a interferência internacional no Brasil. A ideia era brincar de criar um Projeto de Lei. Print⏬
Segue o 🧶 Image
Lembro que saí daquela aula de queixo caído, afinal, no meu tempo de faculdade, ouvi vaaarios professores falando sobre como o financiamento estrangeiro em veículos de comunicação era prejudicial, pois interferia no editorial de jornais, que depois interferia no governo.

Cont⏬
Pois bem: tive que parar de escrever aquele diário pq esbarrei num detalhe:

Eu ia colocar no texto um antigo post de minha autoria com alguns prints do site da Aos Fatos que dizia que a agência era totalmente financiada pela Open Society, de Soros.

Cont⏬
Read 23 tweets
Mar 12
É interessante notar os intervalos do Jornal Nacional. No 1⁰ bloco de hj teve publicidade da Suzano, maior fabricante de celulose do mundo. No 2⁰ e 3⁰ bloco teve propaganda da Arcelor Mittal. O que é isso? A maior produtora de aço do mundo.

Continua 👇
Decidi: graças aos belos anúncios que vi na Globo, agora só vou só comprar aços Mittal e papel da Suzano🥴.

Reportagem do G1 de 2006 diz que a Mittal era a maior cliente da Vale do Rio Doce, que foi privatizada na década de 90. George Soros estava no meio.

Isso não cheira bem.
Image
Image
Matéria do ano passado...

mercadoeconsumo.com.br/10/03/2023/eco…
Image
Read 4 tweets
Feb 18
A união entre Globo e Mynd para criar o monopólio dos ídolos musicais

Segue o 🧶

O Multishow é um canal do Grupo Globo e desde o fim da MTV Brasil herdou o público jovem da emissora musical.
E foi em 2021 que a parceria entre o Grupo e Mynd se fortaleceu.

Continua...
Image
O Prêmio Multishow de Música Brasileira é exibido desde 1994. É uma espécie de VMB, como era na MTV, mas agora sem a premiação de clipes.
A seguir, cenas da premiação do ano de 2021.
E foi em 2021 que quase todos os convidados do Prêmio Multishow eram agenciados da Mynd, como Marina Sena:

Continua...⏬
Read 26 tweets
Feb 17
A França desmatou a Amazônia? Sim!

Na década de 90, Fátima Bernardes com um sorriso no rosto e Sandra Annenberg com brilho no olhar, anunciaram uma matéria sobre o desmatamento no Brasil com a finalidade de extrair óleos para produzir o perfume francês Chanel Nº 5.

Cont⏬
Durante a reportagem, nada de cho rô rô. A trilha sonora ficou a cargo de Madonna, enquanto algumas imagens de musas ajudaram a ilustrar.

Inseri na tela um cronômetro somente enquanto a matéria abordou o lado crítico de sair por aí desmatando: apenas 16 segundos.

Cont⏬
E lembra quando Bolsonaro dizia que Emmanuel Macron queria tratar o Brasil como colônia? Ele foi duramente criticado.

Então...há 6 meses, Macron afirmou que a França "é uma potência amazônica".
Não encontrei a repercussão da fala (e muito menos críticas) no Grupo Globo.

Cont⏬
Read 4 tweets
Feb 5
Alô @Anitta, quando o gás estava 100 reais em plena pandemia, vc fez uma crítica ácida. No governo Lula, o preço foi para 152 reais e você ficou quieta. Pq? Aproveitando...ouvi de uma fonte confiável que vc fez campanha pro Lula pq foi ameaçada pelo Comando Vermelho. Procede?
Image
Image
Uma postagem é de 2018 e a outra é de 2020
Image
Image
Bastidores das gravações do clipe de Anitta na Vila Cascatinha. Fonte: @AcessoAnittaR
Read 4 tweets
Jan 31
Uma história sobre as falcatruas da classe artística de São Paulo

Em 2020, fiz uma denúncia aqui no Twitter que causou um alvoroço danado. Um tempo depois, meu nome saiu num jornal do Rio por causa da postagem que saiu do ar.

Segue o 🧶
Image
Image
Ou eu estava bêbado e apaguei aquela thread sem querer, ou alguém com amizade no Twitter (antes do Elon comprar) conseguiu retirar a publicação (que continua na íntegra em meu Facebook -print abaixo). Estou reescrevendo a postagem com mais alguns detalhes das falcatruas.

Segue👇 Image
Hoje vou mostrar como se comporta parte da classe artística paulistana e a premiada cineasta Laís Bondanky e seu marido, o também cineasta Luíz Bolognesi serão usados como exemplos.
Tem amigos que vão dizer: “de novo essa história?” É que tem gente que não sabe...
👇
Image
Image
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(