MultiRio Profile picture
Feb 16 19 tweets 4 min read
Você sabe como surgiram os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro?

As primeiras escolas aproveitavam os festejos de #carnaval para desfilar pelas ruas da cidade de maneira espontânea e amadora.

Siga o fio para saber mais sobre essa história!
📸Fernando Maia/Riotur Fotografia. Ambiente intern...
Na comissão de frente da história dos desfiles carnavalescos destacam-se os corsos, as grandes sociedades e os ranchos, que no início do século XX alegravam os foliões e ocupavam o principal palco de então: a Avenida Central, atual Rio Branco.
Os corsos e as grandes sociedades, de origem europeia e surgidos em meados do século XIX, representavam a folia da alta sociedade.

O desfile de automóveis dos corsos saía aos domingos, enquanto as grandes sociedades e seus carros alegóricos passavam às terças-feiras.
O samba começou a se associar ao carnaval em 1917, quando Pelo Telefone se tornou o grande sucesso da folia daquele ano. ☎️

O ritmo passou a se popularizar, ainda pelas camadas mais pobres da população, mas com força suficiente para se espalhar por vários pontos do Rio.
Um desses pontos foi o bairro do Estácio, onde, em meados da década de 1920, uma turma liderada por Ismael Silva, Bide e Nilton Bastos criou uma nova cadência para o samba.
Essa mesma turma do Estácio fundou, em 1928, a Deixa Falar, considerada a primeira escola de samba da história, embora haja registros de alguns blocos que, nos anos anteriores, já se autodenominavam como tal.
Em 20 de janeiro de 1929, a Deixa Falar participou do primeiro concurso de sambas, ao lado do Conjunto Carnavalesco de Oswaldo Cruz e do bloco Estação Primeira, que mais tarde dariam origem à Portela e à Mangueira, respectivamente.
Nesse tempo, os blocos/escolas desfilavam durante o carnaval pelas ruas próximas a sedes de cada um e na região da Praça Onze.
Em 1932, para movimentar o período de recesso dos times de futebol da cidade, o jornal Mundo Sportivo, dirigido por Mário Filho, decidiu organizar o primeiro desfile competitivo das escolas de samba.

Dezenove escolas de samba participaram do desfile e a Mangueira foi a campeã.
Curiosamente, a Deixa Falar não fez parte desse e de nenhum outro desfile de escolas de samba. Em 1932, a agremiação decidiu sair com os ranchos, de maior prestígio, e encerrou as atividades logo depois.
O Mundo Sportivo também não durou até o carnaval seguinte, mas o sucesso de público fez com que o jornal O Globo assumisse a organização do evento em 1933 e, dessa vez, 35 escolas se apresentaram.
Nesses primeiros anos, como as agremiações possuíam poucas centenas de integrantes, a passagem de cada uma delas pela Praça Onze durava cerca de dez minutos, bem diferente do gigantismo atual.
O formato da apresentação também mudou bastante.

As escolas podiam cantar até três sambas inéditos, que geralmente tinham apenas uma primeira parte seguida por versos improvisados. Além disso, não havia qualquer relação entre música, enredo, fantasias e alegorias.
Isso começou a mudar em 1939, quando a Portela se apresentou ao som de Teste ao Samba, considerado por muitos o primeiro samba-enredo.
Embora alguns digam que esse pioneirismo tenha sido da Unidos da Tijuca, em 1933, ou da Mangueira, em 1934, o fato é que a Portela inovou ao buscar uma unidade entre enredo, música, fantasias e alegorias.
Com a demolição da Praça Onze para a construção da Avenida Presidente Vargas, os desfiles foram transferidos para a Avenida Rio Branco em 1943 e 1944 e para o Estádio de São Januário em 1945.
Após a inauguração da Presidente Vargas, as escolas se apresentaram ali entre 1946 e 1956, mas voltaram à Rio Branco em 1957.

Em 1961, pela primeira vez foram vendidos ingressos para os espectadores, que assistiam às escolas em arquibancadas desmontáveis.
Em 1978, as apresentações foram transferidas para seu local definitivo, a Avenida Marquês de Sapucaí, ainda sem o Sambódromo, inaugurado em 1984.

📸Desfile do Salgueiro de 1971. Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã Fotografia. Preto e branco....
Desde então, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro levam ao delírio milhões de espectadores e telespectadores de todo o mundo.

Leia a reportagem do Portal MultiRio para saber mais detalhes sobre o carnaval carioca: tinyurl.com/em7nn4fe

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with MultiRio

MultiRio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MultiRio

Feb 7
Você sabia que Clementina de Jesus só se tornou cantora profissional aos 63 anos de idade?

No dia em que celebramos o nascimento da rainha do partido-alto, acompanhe o fio para saber mais sobre ela. 🧶👇

📸Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã Fotografia. Preto e branco. Retrato de Clementina de Jesus.
A data do dia 7 de fevereiro de 1901 é estimada e existem divergências em relação ao dia do nascimento dela já que a certidão de Clementina nunca foi encontrada.
Neta de escravizados e filha do pedreiro, mestre de capoeira e violeiro Paulo Batista dos Santos e da parteira Amélia de Jesus, Clementina de Jesus da Silva nasceu em um bairro da periferia de Valença, no sul do estado do Rio.
Read 11 tweets
Aug 31, 2022
Você sabia que o site da MultiRio e a Rioeducopédia trazem recursos ao aprendizado para estudantes e professores da Rede Municipal do Rio? 🤔 Saiba mais no fio 🧶
No site da MultiRio (multi.rio), estudantes e professores da Rede Municipal do Rio, e todo o público, encontram recursos como séries audiovisuais de Língua Portuguesa, Matemática e História, podcasts, publicações e reportagens sobre Educação.
O projeto Meias Aventuras e todos seus recursos voltados para a alfabetização, como jogos, atividades, animações e mais, também estão no site da MultiRio (multi.rio) ;)
Read 4 tweets
Aug 30, 2022
“Mulher que sabe latim não tem marido, nem bom fim”

Esse e outros versinhos eram comuns no Brasil Colônia, quando mulheres ingressaram na escola tardiamente e com formação voltada para o lar e família.
🧶Siga o fio para saber mais sobre a história da educação feminina no Brasil!
Tanto as mulheres brancas, ricas ou não, como as negras escravizadas e as indígenas não tinham acesso à leitura e à escrita.
As escolas do período colonial foram constituídas, inicialmente, pela ordem dos padres jesuítas.

Localizadas nas vilas e cidades, eram voltadas para o público masculino, visando à formação de uma elite colonial culta e religiosa.
Read 20 tweets
Oct 18, 2021
Hoje é aniversário da MultiRio!
Há 28 anos com a Educação carioca, a Empresa tem o propósito de participar do desenvolvimento de uma educação de qualidade na Rede Municipal do Rio. Confira, no fio, alguns produtos da MultiRio que podem reforçar os conteúdos escolares ⬇️
Língua Portuguesa: Tempo de Estudar - 5º Ano (tinyurl.com/2keztuhe) e Morde a Língua (tinyurl.com/ay4ksfs4) Image
Geografia: Curiosos por Natureza (tinyurl.com/3mj6r3xe) e Aventuras Cariocas (tinyurl.com/bksuky8a) Image
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(