🚨 URGENTE: Manifestantes ateiam fogo em boneco de Campos Neto como 'cavalo de Tróia'
Sindicalistas fizeram protesto na avenida Paulista para pedir queda na taxa de juros.
Às vésperas da decisão sobre o patamar da taxa básica de juros (Selic), o Banco Central se tornou alvo de protestos de movimentos sindicais.
Entidades como CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical e UGT (União Geral dos Trabalhadores) ocuparam nesta terça-feira (21) a calçada em frente ao prédio do BC em São Paulo, na avenida Paulista,
com queixas em relação ao nível atual de 13,75% da taxa Selic e aos impactos da política monetária restritiva para o crescimento da economia.
Os manifestantes levaram cartazes em que criticavam a manutenção dos juros pela autoridade monetária e pediam a saída do presidente do BC, Roberto Campos Neto, apontado no ato como "cavalo de Tróia" do ex-presidente Jair Bolsonaro
Campos Neto assumiu o cargo em fevereiro de 2019, em um mandato de quatro anos. Durante os protestos, os presentes atearam fogo em um "cavalo de Tróia" de papelão com fotos de Campos Neto e Jair Bolsonaro. Além disso, sardinhas foram assadas e distribuídas no local.
“A intenção é mostrar que os juros altos engordam os tubarões rentistas, enquanto para o povo só sobra sardinha", declarou o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.
"Esses caras que estão reunidos nesse conselho monetário [Copom], dizem que são independentes, mas eles foram capturados pelo sistema financeiro", disse o presidente da CUT, Sérgio Nobre, em declaração publicadas no site da central sindical.
"O BC não pode continuar de costas para o Brasil e o povo brasileiro. Chega de sabotagem. Chega de juros altos! #JurosBaixosJá", publicou o parlamentar.
Apesar dos apelos, a expectativa majoritária no mercado ainda é a de que, na reunião do Copom que começou nesta terça e termina no final da tarde de quarta-feira (22), o BC decida pela manutenção da taxa Selic em 13,75% pelo quinto encontro consecutivo.
No boletim Focus, as projeções dos economistas consultados pela autoridade monetária indicam a taxa Selic em 12,75% em dezembro, com a maioria prevendo o início dos cortes somente a partir do segundo semestre.
Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito diversas críticas ao presidente do BC, cobrando o início imediato do processo de redução da taxa de juros.
Nesta terça, Lula voltou a fazer críticas a Campos Neto e ao BC. O petista afirmou que é uma irresponsabilidade a manutenção dos juros em 13,75% e disse que vai continuar "batendo" e "tentando brigar" para que a Selic possa ser reduzida.
Também nesta terça, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que Lula escolheu os nomes sugeridos por Fernando Haddad (Fazenda) para as vagas de diretores do BC.
"O Haddad levou os dois nomes, ele conversou com os dois, aprovou e vai indicar os dois nomes ao Senado assim que retornar [da China]", disse Costa, em entrevista à GloboNews, sobre as duas vagas em aberto na diretoria da autoridade monetária.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🚨 GRAVE: Enquanto era Ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro, Moro assinou acordos com o FBI. Um deles permite o compartilhamento de dados biométricos de brasileiros. ⬇️ #Arquivo
Ex-juiz da Lava Jato deixou o Ministério da Justiça clamando pela independência da Polícia Federal (PF).Mas uma análise dos seus 16 meses à frente do ministério mostra uma inclinação bem diferente pelo menos no que diz respeito à influência do FBI sobre a polícia brasileira.
Meses de investigação da Agência Pública em documentos oficiais revelam que, ao assumir o Ministério da Justiça, o ex-juiz e o ex-diretor da PF Maurício Valeixo assinaram acordos com o FBI, ampliando a influência americana em diferentes áreas de combate ao crime,
🚨 ATENÇÃO: Como o bolsonarismo associou Lula ao PCC na véspera da eleição. #ArquivoDaPública
As mentiras que buscam relacionar o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à principal facção criminosa do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital), permeiam todo o ecossistema de desinformação bolsonarista
das falas de Jair Bolsonaro (PL) às correntes apócrifas no Telegram e no WhatsApp, passando por veículos alinhados ao presidente, como a Jovem Pan, e por plataformas como o Twitter e o YouTube.
🚨 URGENTE: Documentos mostram que Sérgio Moro ignorou denúncias sobre ilegalidades na obtenção de áudios e e-mails na Lava Jato e condenou réus antes de conclusão da sindicância da PF. ⬇️ #Arquivo
Documentos anexados pela defesa de executivos da Odebrecht no processo da Lava Jato sugerem que fatos ocorridos em 2013, quando a Lava Jato era restrita à Polícia Federal (PF), foram ignorados pelo ex-juiz Sergio Moro,
que recebeu denúncias sobre supostas ilegalidades na obtenção de áudios e e-mails relacionados aos doleiros Carlos Habib Chater e Alberto Youssef.
🚨 GRAVE: Vamos falar sobre a Secretária do Meio Ambiente de MG? Desde que assumiu, Zema promove um desmonte na fiscalização ambiental que já teve ONZE chefes diferentes. O resultado: Minas se tornou o estado que mais destruiu a Mata Atlântica nos últimos 4 anos.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se vangloria de estar “avançando na pauta verde” e de ter sido o primeiro da América Latina a assinar um acordo para zerar a emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050, mas na prática, tem seguido à risca a cartilha bozo
na gestão do meio ambiente. Desde seu primeiro mandato, ele vem promovendo um desmonte na fiscalização ambiental, que atualmente está sob o comando do coronel aposentado da Polícia Militar Alexandre Leal após 11 trocas em quatro anos.
🚨 AGORA: Governo Bolsonaro deu cargo em Paris a chefe da Receita após tentativa de liberação de joias para Michelle
O homem que chefiava a Receita Federal quando o governo Bolsonaro tentou fazer entrar ilegalmente no país joias de R$ 16,5 milhões para a ex-primeira-dama Michelle foi indicado para um cargo em Paris um dia após a investida.
Julio Cesar Vieira Gomes, que comandava o Fisco na ocasião, foi nomeado adido da Receita Federal na capital francesa em 30 de dezembro de 2022, dia seguinte à ida de um auxiliar do presidente até o Aeroporto de Guarulhos (SP) para recuperar as joias
🚨 OPORTUNIDADE: Goiás oferece mais de 5.700 vagas de trabalho em 16 municípios;
Os detalhes das vagas ofertadas podem ser conferidos no site da Retomada (retomada.go.gov.br) na aba Vagas Disponíveis.
São eles Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Caldas Novas, Formosa e Goiânia. Além de Ipameri, Iporá, Jataí, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Pirenópolis, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde.
Os interessados devem procurar as unidades do Vapt Vupt com atendimento do Mais Empregos/Sine, sem necessidade de agendamento. Devem levar a carteira de trabalho, documentos pessoais, currículo e comprovante de endereço.