O Ministério da Saúde lança uma nova estratégia para controle e eliminação do câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical. Além do foco na redução de casos e na prevenção, a iniciativa também prevê a inclusão do teste molecular para detecção do HPV no #SUS.
Inicialmente, serão investidos R$ 18 milhões na expansão do projeto piloto de Recife( PE). Posteriormente, a iniciativa será ampliada para todo o Brasil. A Estratégia Nacional de Controle e Eliminação do Câncer Cervical foi lançada nesta quarta (22).
O câncer do colo do útero é o quarto tipo mais comum entre a população feminina, com 17 mil casos registrados em 2023. Pelo menos 6 mil brasileiras morrem a cada ano devido a doença. A vacinação contra o HPV e o uso de preservativos são as formas mais eficazes de prevenção.
Para mais informações ⬇️

gov.br/saude/pt-br/as…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ministério da Saúde

Ministério da Saúde Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @minsaude

Mar 22
O Ministério da Saúde, nesta segunda (20), enviou equipes a quatro estados brasileiros (MS, MG, ES e TO) que sinalizaram situação de epidemia por arboviroses. O objetivo é prestar apoio técnico voltado à reorganização dos serviços de saúde, vigilância e assistência. Image
Cada estado terá apoio de uma equipe de vigilância epidemiológica, controle vetorial e assistência. A Opas/OMS, a Fiocruz e outros colaboradores médicos integram a força-tarefa. O trabalho de campo ocorre até sexta (24). Os próximos estados que serão visitados são: SC, RJ e BA.
Recentemente, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses), com o objetivo de elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos.
Read 4 tweets
Mar 19
Há 34 anos o Brasil confirmava o último caso de poliomielite, antes mesmo do último registro no continente americano. A conquista foi possível graças às ações de vacinação em larga escala, que conferiram aos brasileiros a certificação de eliminação da doença. Image
Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é contagiosa. A doença pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.
As consequências da poliomielite normalmente correspondem a sequelas motoras. Não há cura. Os principais efeitos da doença são ausência ou diminuição de força muscular no membro afetado e dores nas articulações.
Read 6 tweets
Jan 21
O Ministério da Saúde declarou emergência em saúde pública de importância nacional diante da necessidade de combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território Yanomami.
Além da Espin, foi instalado também o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE - Yanomami).

Urgente: a situação é grave na maior reserva do país.
▶️ Levantamento feito pelo Ministério da Saúde registrou 3 óbitos de crianças indígenas nas comunidades Keta, Kuniama e Lajahu entre 24 e 27 de dezembro de 2022.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(