O meme "Laerte, não entendi" me deixou pensativa sobre como pode ser difícil interpretar uma obra de arte menos óbvia. Mas eu não acredito em "não entendi e pronto". Todo mundo tem capacidade de interpretar (e até enriquecer a intenção original da obra!). Reposto então essa HQ: Image
LAERTE, NÃO ENTENDI

calma, você leu mesmo? Mas MESMO? Com calma, sem já pensar em postar meme, sem sentir que você já não vai entender?

O que aquelas imagens representam pra você? O que te faz lembrar, o que te faz sentir? Image
Essa parte pode ser difícil porque imediatamente quando não entendemos uma coisa, dá raiva e um pouco de vergonha. "Eu sou burra, então?"

NÃO! Mas nem tudo é óbvio. E nem tudo tem uma explicação só. Image
"Repertório" é uma palavra chique pra um baúzinho mental de coisas que você já viu, leu, ouviu, consumiu, e que se lembra porque de alguma forma te tocaram. E além de serem coisas que você guardou, elas podem te ajudar a interpretar NOVAS obras. Image
Olha só, pra ajudar a gente, hoje em dia existe google. Image
Eu acho muito legal quando não entendo uma obra, aí converso com alguém e a pessoa vem com uma leitura FOOOODA e eu fico tipo "QUE PESSOA GENIAL"

foi tbm "imitando" as leituras das pessoas que eu comecei a exercitar as minhas interpretações! Nada de errado nisso :) Image
Tá tudo bem não entender! Às vezes cê não vai entender mesmo. Às vezes, cê não vai entender agora, mas no futuro sim. Às vezes, cê não vai entender essa obra específica, mas uma nova obra vai te ajudar a entender essa. Image
Meme é ótimo, eu dou risada e adoro. Só, sei lá, não fica só no meme. Não deixa a sensação de impotência te vencer quando vc não entender uma coisa. Eu tenho certeza absoluta que você é capaz de entender. <3 Image
Em tempo... a @LaerteCoutinho1 é uma das nossas melhores artistas (senão a melhor, mas sei que sou suspeita, pq eu amo HQ kk). Quem vai ler o trabalho dela só pra zoar perde muito, MUITO mesmo, toda uma riqueza de leitura do mundo, de crítica, de pensamento, de afeto, de tudo.
(Também é interessante pensar se nos permitimos tomar o mesmo tipo de atitude com obras de artistas homens cis hetero brancos. Se nos autorizamos a transformar em meme obras "difíceis" dessa fatia social, que quase sempre está no topo... Ou se as respeitamos automaticamente...)
Vou silenciar pq já tem gente vindo justificar o meme na minha DM (?)

Eu não tenho que aprovar nada na sua vida, nem te conheço kkkkk

Só ACONSELHO a não deixar de aproveitar obras de arte por meme (:

Vocês podem ver mais do meu trabalho aqui:

Bjs ✨❤️

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh

Keep Current with Helô D’Angelo 🪁 fazendo uma graphic MSP

Helô D’Angelo 🪁 fazendo uma graphic MSP Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @helodangeloarte

Mar 28, 2023
Arte para publicidade: TEM Q SER PRA ONTEM, SE NÃO FOR O CLIENTE VAI MORRER, ENTENDEU?
M O R R E R, É URGENTE

Resultados de exames médicos: puts no mínimo 10 dias úteis kkkk se vira aí, bj
Não aguento mais o capitalismo
Chega a ser quase engraçado o esforço que a gente tem que fazer no capitalismo pra fingir que nossos corpos são de ferro
Read 4 tweets
Mar 27, 2023
Pedra Rocha, minha clériga porradeira, que largou a igreja depois de entender que a instituição era imperialista e fascista. Mas mesmo assim ela não perdeu a fé em seu deus, e tinha toda uma briga interna do amor dela por deus e culpa porque a religião era uma merda. Amava ela!
Ela era uma anã muito FORTONA e mal encarada e cheia de tatuagem. Duas delas eram ótimas: no braço estava escrito "deus é amor", e, nos nós dos dedos, as letras "A M O R" kkkkkkk

Ah e o look dela tinha inspiração nas armaduras russas medievais. Era linda!
A história dela é massa. Depois de viver a vida toda como clériga imperial, um dia ela descobre que, bebezinha, foi raptada por soldados imperiais de sua vila natal, que foi então destruída pelo império. Então ela é criada pela igreja, recebe treinamento e tbm lavagem cerebral.
Read 5 tweets
Mar 26, 2023
Os comentários zoando esse post são simplesmente a burrice em seu estado mais puro

O povo aí é incapaz de IMAGINAR que o problema não é a bosta da foto alterada do papa de casaco, e sim O EFEITO que uma tecnologia dessa pode ter (e que essa brincadeira da foto só ilustra)
"ain mas e daí se fizeram uma foto do papa de casaco"

É, a do papa foi só engraçada. Mas agora imagine uma foto alterada de um candidato à presidência cometendo um crime, por exemplo.

Ou uma foto alterada sua, sei la, maltratando um cachorro. Imagina a repercussão disso?
Junte isso ao imediatismo das redes sociais (que mesmo sem isso já pode acabar com a vida de uma pessoa), ao fato de as pessoas estarem cada vez menos críticas (esse negócio de ter orgulho de não entender tirinha da Laerte é um exemplo foda) e vc tem o caos perfeito.
Read 5 tweets
Oct 28, 2022
Por que os personagens da HQ Isolamento vão votar no Lula - a thread

Começando pelo velho bolsominion e sua filha (é, poisé!!!)
O casal amorzinho, pais de primeira viagem:
A ex-blogueira:
Read 11 tweets
Jun 26, 2022
A proibição do aborto não é sobre a defesa da vida, é sobre controle: controle dos nossos corpos, de nossa sexualidade e da reprodução. Explico nessa HQ baseada no livro "Calibã e a bruxa", de Silvia Federici (1/5)
(2/5)
(3/5)
Read 6 tweets
Jun 24, 2022
Nas HQs de defesa pessoal aparecem sempre uns caras cis querendo dar conselho: "é só chutar o saco", "é só saber socar"

quase todos ignoram que a vítima muitas vezes não tem equilíbrio ou posição ideal pra isso. Que a pessoa pode não conseguir dar um soco ou chute certeiros...
... ou que a pessoa pode simplesmente ter mobilidade reduzida (por exemplo, ser cadeirante, ou uma pessoa idosa etc).

Reagir à violência pode ser simples pra quem tá no topo, mas pra quem foi criado para aturar violência, não é. Você tem q vencer uma série de barreiras...
... que não são apenas físicas, mas emocionais. Se obrigar a sair do estado de "desmaio interno", se ver como "digna" de defesa, ver o outro como agressor. Não basta saber chutar o saco (que já é difícil!), ce tem que se convencer a fazer isso. E não é fácil!
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!

This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(