A nossa #MissãoNaChina foi um sucesso e voltaremos para a Bahia com boas notícias. Contudo, seguimos atentos e trabalhando para garantir a segurança nas escolas.
Não cruzamos os braços e, desde o início, adotamos várias medidas como o reforço da ronda escolar, aumento do policiamento e do serviço de inteligência para identificar os autores das ameaças.
Além disso, já entra em vigor neste sábado (15), após publicação no Diário Oficial, a criação do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais (CISE), que facilitará a atuação colaborativa pela paz e ordem social nesses espaços.
Na terça-feira, já teremos uma reunião nacional para debatermos a questão, afinal o tema exige seriedade e ações conjuntas.
Não permitiremos que ameacem o futuro dos nossos jovens. Escola é lugar de paz e aprendizado.
Em Abu Dhabi, assinamos documento que prevê investimentos de R$ 12 bilhões na Bahia para a produção de diesel verde.
📸Ricardo Stuckert
A formalização do compromisso aconteceu na mesma cerimônia de encontro do presidente Lula com o presidente do país, Mohammed bin Zayed al Nahyan.
A Bahia também vai ter um compromisso de incentivos fiscais e de investimento em infraestrutura e logística. Estamos felizes em darmos mais esse passo para seguir com o desenvolvimento do estado.
Nesta sexta (14), a força tarefa do Governo da Bahia, formada pelo governador em exercício @JuniorGeraldo_ , secretários e dirigentes de órgãos estaduais se reuniu para alinhar as ações de combate à ameaças nas escolas na Bahia.
Foram abordadas estratégias de trabalho de cada pasta, num trabalho integrado para reestabelecer a segurança nas unidades educacionais, públicas e privadas.
Dentre as ações, serão implementadas: a criação de um Centro de Controle e Comando, um Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas e a distribuição de cartilha com orientações aos trabalhadores da Educação e da Segurança.
Dia de muito trabalho e negociações buscando parceiros e diálogos que nos aproximem e tragam bons projetos para a Bahia. Entre os compromissos, reunião com representantes da plataforma Kwai, discutindo campanhas para impulsionar o Bahia Sem Fome e a cultura de paz nas escolas.
Retomando aos compromissos junto à comitiva de @LulaOficial, participamos também do encontro com o presidente executivo da State Grid, grande nome na área de geração e transmissão de energia elétrica.
Mesmo aqui na China, estou atento aos casos de ameaças nas escolas e determinei o reforço do policiamento e as rondas escolares, diligência máxima nos canais de denúncia e outras ações que devolvam a paz e tranquilidade para os pais, estudantes e profissionais da educação.
Governo do Estado amplia ronda escolar e aumenta policiamento
Desde o início da operação, na segunda-feira (10),
intensificamos o patrulhamento especializado da Ronda Escolar e o aumento do policiamento, que resultou em 28 adolescentes apreendidos, 1 criança conduzida e 1 pessoa presa por atos infracionais análogos à ameaça.
Inteligência à favor da segurança
Equipes dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Polícia do Interior (Depin), de Polícia Metropolitana (Depom) e do Laboratório de Inteligência Cibernética (Cyberlab) trabalham em conjunto para identificação de autores de ameaças.
Está lançada a campanha #VacinaBahia! Fui, nesta manhã, a #MadreDeDeus fazer esse lançamento, que visa aumentar a cobertura vacinal no nosso estado, principalmente, no grupo de crianças até um ano de idade.
O objetivo da campanha, em sintonia com o programa nacional de vacinação, é incentivar a imunização e aumentar a cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral.
O @governodabahia também disponibilizará recursos humanos e equipamentos para os 43 municípios de até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais. Vamos aumentar esses indicadores!