Mas nem o #Lula nem o Brasil de hoje são mais os mesmos!
Não fique ansioso com isso!
Vamos analisar o que contribuiu para essa mudança🧵
2/ 📉 Nos últimos 10 anos, Brasil enfrentou recessão, desemprego e perda de confiança nos políticos. Discurso firme de reconstrução seria crucial, mas parece que faltou consistência.
3/ 🇺🇸 Obama recebeu país em crise e manteve aprovação de 60% nos 100 primeiros dias. Lula I e Obama I passavam expectativa positiva. Vamos comparar consistência na mensagem dos governos Obama I e Lula III.
4/ 📢 Ainda no 1º mês de mandato Obama disse à emissora de televisão muçulmana Al Arabiya; “Meu trabalho é comunicar que o mundo muçulmano é repleto de pessoas extraordinárias". Enfatizou semelhanças entre a vida americana e o "mundo muçulmano" para promover cooperação.
5/ 🤝 Estratégia de Obama incluía construir unidade no público americano. Esse estudo concluiu que um total de 34 declarações unificadoras foram feitas em catorze endereços semanais na web, com uma média de 2,4 declarações unificadoras por endereço.
6/ Além disso, as declarações destinadas a construir a unidade foram incluídas 223 vezes em 279 blogs. #YesWeCan
7/ ❌ Por outro lado, governo Lula III falhou em comunicar imagem de reconstrução nos primeiros 100 dias, perdendo oportunidade de construir narrativa positiva.
8/ 🧩 Análise mostra importância da consistência na mensagem e comunicação para sucesso de governo. Será que Lula III pode recuperar confiança da população?
Ps. O dado de aprovação de 2003 é de uma pesquisa IBOPE de Maio de 2003.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Roosevelt usou os rádios para se conectar diretamente com o público durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, criando um vínculo pessoal e gerando confiança por meio de suas "conversas ao pé da lareira".
2️⃣ Truman: O primeiro discurso televisionado
Truman fez história em 1947 ao realizar o primeiro discurso televisionado na Casa Branca, capturando a atenção e o apoio das massas com essa nova plataforma revolucionária.
Quantos votos (%) Lula e Bolso precisam para vencer a eleição?
- 8,37% dos votos válidos do 1º turno não foram dados nem para Lula nem para Bolsonaro.
- Considere também que é muito improvável que os postulantes tenham menos votos no 2º turno do que tiveram no 1º turno.
O gráfico abaixo indica que Lula precisa de apenas 19% dos votos que restaram do 1º turno para vencer. Em 9 hipóteses de vitória, Lula venceria em 8.
Bolsonaro, por sua vez, precisa receber pelos menos 82% dos votos que restaram para ser reeleito. Isso significa que dos 9 cenários possíveis de transferência de voto ele venceria em apenas 1. Uma chance em 9 contra 8 chances em 9 de Lula.
CANDIDATOS QUE DOMINAM OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DITOS PELO(A) ELEITOR(A) SÃO FAVORITOS
A pesquisa IPESPE q saiu hoje indica que 61% dos eleitores se preocupam com educação, saúde e fome/miséria. E 26% estão incomodados com desemprego, inflação e salário.
Os Governos LULA estabeleceram um domínio no que diz respeito a política social e o aumento do consumo. A intenção de voto em Lula é sólida pq os eleitores dele reconhecem o sucesso dessa agenda.
Em setembro de 2018, segundo o DataFolha, 48% dos brasileiros estavam preocupados com violência, corrupção e desemprego. Bolsonaro dominava esses temas sendo o candidato visto pela opinião pública como antissistema e anticorrupção.
POR QUE LULA É FAVORITO?
Vamos começar pela inflação. No caso a inflação de alimentos (11,8% no acumulado desse ano) é praticamente 3x o índice geral.
É a maior inflação de alimentos que um candidato à reeleição tem que empurrar goela abaixo dos eleitores no ano eleitoral. Basta observar o gráfico animado a seguir.
Mas aí você pode dizer: “ah mas o preço das coisas no mercado só tá alto agora esse ano”
Bem, deve fazer um tempo que vc não vai no supermercado. O preço dos alimentos vem ardendo faz tempo.
BOLSONARO VAI CRESCER NAS PESQUISAS se conseguir melhorar sua avaliação de gov entre quem tem renda de até 2 salários.
Porém, essa é a avaliação do gov Bolso entre os mais pobres:
A avaliação do governo patina entre os mais pobres por causa da inflação dos alimentos. De maio até agora a inflação total ficou na casa dos 4%, enquanto que a inflação dos alimentos pulou de 9,5 para 11,8% na medição mais atual. O índice atual é mais q o dobro do índice geral.
Lembrando que mais impactante do que o índice genérico “inflação dos alimentos” é o aumento no acumulado do ano de produtos específicos como o leite (74,68%), manteiga (21,07%), batata (16,81%), farinha de mandioca (15,62%), café (14,67%) e ovo (13,9%).
LULA VAI VENCER EM 1° TURNO?
Aponto duas razões para q a eleição em 1° turno seja um fenômeno raro. A primeira é a regra de nosso sistema q exige q o candidato vencedor tenha mais de 50% dos votos. Em alguns países é possível ser eleito com menos de 50% dos votos
Fernando Henrique foi eleito e reeleito em 1° turno, porém é possível inferir que além de contar com um gov bem avaliado, ele ainda tinha a vantagem do PT não ter sido gov, nem tampouco ter se consolidado como marca registrada perante o eleitorado. Tratava-se de uma aposta.
Quando Lula e o PT chegam ao poder esse cenário mais facilitado à reeleição acaba e o eleitorado fica mais disputado por dois grandes partidos e com experiência de governo.