Ministro @silviolual inicia exposição na Audiência Pública sobre as recomendações da Comissão da Verdade, na @camaradeputados, a convite do parlamento.
“Sabemos que a ditadura civil-militar foi um dos momentos mais nefastos da história brasileira. Milhares de pessoas foram perseguidas, sequestradas, desaparecidas, estupradas a assassinadas ao longo de 21 anos”, remonta a parlamentar.
Relatório inédito aponta que Estado brasileiro não cumpriu 93% das recomendações da Comissão Nacional da Verdade por mais de 8 anos. Acesse o diagnóstico feito pelo @vladimirherzog e elaborado em parceria com a @fesbrasil.
São destaques do relatório medidas não cumpridas como o reconhecimento, por parte das Forças Armadas, de responsabilidade pelas graves violações de direitos humanos durante a ditadura militar, ⤵️
a promoção dos direitos humanos na educação e o fortalecimento das Defensorias Públicas.
Do total de 29 recomendações listadas, apenas duas foram realizadas e seis foram parcialmente realizadas, entre medidas não cumpridas e retrocedidas, quando houve retrocesso político diante da agenda democrática.
MONITORAMENTO - O estudo também traz 13 recomendações sobre os direitos dos povos indígenas em estado de retrocesso e outras 7 sobre ditadura e homossexualidade pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ como parcialmente realizadas.
DE OLHO NOS DADOS: das recomendações feitas pela Comissão Nacional da Verdade, apenas 7% foram cumpridas, 21% parcialmente realizadas, 24% retrocedidas e 48% ignoradas pelo Estado brasileiro. Acompanhe ao vivo:
"É preciso, quando dizemos que "o Brasil voltou", é preciso complementar essa frase: o Brasil voltou em direção ao futuro. O Brasil não pode voltar ao passado. O Brasil precisa voltar ao futuro”, afirma o ministro @silviolual, na Comissão da Verdade.📸/@camaradeputados
@silviolual | “Quero falar sobre a necessidade de pensarmos a institucionalidade das políticas de direitos humanos, pensar a política de direitos humanos para além da boa vontade (...) #DireitosHumanos#MDHC#ComissãodaVerdade
Precisamos olhar para outras coisas, para o direito administrativo, para as instituições e economia na hora de pensarmos as políticas de direitos humanos. #DireitosHumanos#MDHC#ComissãodaVerdade
Conclamo a todos que entendam a gravidade do que estamos a gravidade e seriedade daquilo que estamos vivendo: conseguimos criar em 2011 a Comissão Nacional da Verdade. Tempos depois nos encontramos sob o julgo do fascismo que acreditávamos ter superado”.
O ministro @silviolual relembrou a retomada dos trabalhos da Comissão de Anistia, que sofreu retrocessos nos últimos seis anos. Relembre como foi a reabertura: gov.br/mdh/pt-br/assu…
@silviolual - "O papel do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é de articulação fundamentalmente entre o governo brasileiro e a sociedade brasileira, os movimentos sociais, aqueles que lutam pelos direitos humanos, as minorias etc".
A ditadura ganhou força entre nós justamente porque o Brasil é um país de passado violento, cujas relações sociais são marcadas pelo descaso e violência sistemática, sendo que a original é a escravidão.
Acompanhe os cortes em em vídeo das falas do ministro @silviolual na Audiência Pública sobre as recomendações da Comissão da Verdade, na @camaradeputados, a convite do parlamento.
Acompanhe os cortes em em vídeo das falas do ministro @silviolual na Audiência Pública sobre as recomendações da Comissão da Verdade, na @camaradeputados, a convite do parlamento.
"Quando dizemos que "o Brasil voltou", é preciso complementar essa frase: o Brasil voltou em direção ao futuro. O Brasil não pode voltar ao passado. O Brasil precisa voltar ao futuro”
"Quero falar sobre a necessidade de pensarmos a institucionalidade das políticas de direitos humanos, pensar a política de direitos humanos para além da boa vontade" - @silviolual