1/6 Tenho pensado mt em fazer uma Tatoo nova ultimamente e eis que me lembro de MAIS UMA COISA QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE O CONTINENTE AFRICANO, a escarificação. Não sabe o que é? Segue o fio 🧶!
2/6 A escarificação é uma prática antiga que remonta a tempos pré-coloniais na África. É uma forma de modificação corporal que envolve o uso de cortes na pele para criar marcas decorativas ou simbólicas.
3/6 A escarificação tem sido realizada em diferentes culturas africanas por razões variadas, como sinal de status, identificação de grupo, expressão cultural e ritualística. Algumas tribos, como os Dinka do Sudão do Sul, usam escarificações como uma forma de marcar a transição da… twitter.com/i/web/status/1…
4/6 As técnicas de escarificação variam de uma tribo para outra. Algumas tribos, como os Fulani, usam agulhas ou objetos pontiagudos para fazer os cortes, enquanto outras usam lâminas afiadas ou pedras. Algumas tribos, como os Maasai do Quênia e Tanzânia, aplicam uma mistura de… twitter.com/i/web/status/1…
5/6 No entanto, a escarificação não é uma prática generalizada em todo o continente africano. Algumas tribos descontinuaram a prática em favor de outras formas de expressão cultural, como a pintura corporal.
6/6 Hoje em dia, a escarificação continua sendo uma prática controversa e até ilegal em muitos países africanos. Alguns argumentam que é uma forma de abuso físico e violência, enquanto outros defendem a prática como uma forma legítima de expressão cultural. Independentemente da… twitter.com/i/web/status/1…
Curtiu o 🧵? Me segue e compartilha pra mais novidades sobre história e cultura africana e afro-brasileira.
Referências:
- "Scarification in Africa: An Exploration of Tradition, Identity, and the Body" de John Mack.
- “Body Art: The Body as Language" de Enid Schildkrout.
1/7 Nas minhas aulas de antropologia, com frequência, pra construir o conceito de ETNOCENTRISMO, a gente fala sobre as vacas serem sagradas para os indianos enquanto nós comemos carne bovina por aqui. Mas existe um povo africano para qual as vacas tbm são sagradas! Vem pro 🧵!
2/7 Ah, essa é MAIS UMA COISA QUE VOCÊ NÃO FAZ IDEIA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO!
A tribo Mundari é um pequeno grupo étnico da República do Sudão do sul, com um número entre 70.000 e 100.000 pessoas. O Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, conquistou a independência da… twitter.com/i/web/status/1…
3/7 Os Mundari são agropastoris com economia centrada na agricultura e na pecuária. Seu Famoso gado Ankole-Watusi de chifres maciços é considerado o 'rei do gado.’ Alguns estudos sugerem que os grandes chifres do Ankole-Watusi são uma adaptação a climas quentes, facilitando a… twitter.com/i/web/status/1…
A UNIVERSIDADE MAIS ANTIGA DO MUNDO FICA NA ÁFRICA. E foi fundada por uma mulher.
Essa é MAIS UMA COISA QUE VC NÃO SABE SOBRE ÁFRICA!
Se você acha que a universidade mais antiga do mundo fica na Europa ou na China, repense: porque não fica.
Segue o fio 🧵
A universidade mais antiga do mundo fica no Marrocos. Conhecida como Al-Qarawiyyin, ela foi findada em 859 AC por uma jovem princesa da Tunisia, Fatima al-Fihri.
Ela é reconhecida pela UNESCO e pelo Guinness World Records como a mais antiga em existência, inclusive segue… twitter.com/i/web/status/1…
Seu campus esta localizado na cidade de Fez, um centro histórico de ensinamentos educacionais e espirituais do mundo muçulmano.
A História conta que cerca de 1200 anos atrás, al-Fihri e sua família se mudaram de Qayrawan (atual Tunisia) para Fes, Morrocos.
Imagens de escravizados e ex-escravizados coloridas digitalmente O FIO 🧶
Alberto Henschel foi um alemão que fez uma série de fotografias entituladas “escravidão no Brasil” em 1886, antes da Lei Áurea.
Marina Amaral é a artista responsável pelo trabalho de colorização digital… twitter.com/i/web/status/1…
Em 4 de maio de 1886 acontece o massacre de Heymarket, que influenciou na criação do dia internacional dos trabalhadores.
No Brasil já faziam quase 400 anos que nossos principais trabalhadores não ganhavam salário.
Em 19 de abril de 1886 nasce o poeta brasileiro Manuel Bandeira.
No Brasil, desde a Lei do Ventre Livre, 15 anos antes, os nascidos de escravizados não eram considerados escravos, mas a criação dessas crianças ainda era responsabilidade dos senhores de engenho.
Me dói profundamente, enquanto educador, ter que ver e comentar sobre mais um caso de violência e morte numa escola do país. A facada a professora Elisabete Tenreiro tinha 71 anos! +
Viramos o alvo da extrema-direita por lutarmos por uma escola inclusiva e uma educação transformadora. Nossa recompensa? Uma facada nas costas. Meus sinceros sentimentos à família e a todos os educadores do Brasil!
A reforma trabalhista nos mantém trabalhando até os 70 (ou mais). A reforma do Ensino Médio busca acabar com disciplinas que propõe o debate como a sociologia e a filosofia, o piso salarial não é garantido na maioria dos estados do Brasil.
1/7 EMORY DOUGLAS, O ARTISTA DOS PANTERAS NEGRAS, O 🧶
Emory Douglas foi um artista gráfico responsável por obras importantes de propaganda do Partido dos Panteras Negras pela Autodefesa, ele tbm foi ministro da defesa do partido entre 1968 e 1980
2/7 Douglas foi responsável pela elaboração do imaginário da luta revolucionária preta que se espalhou pelo entretenimento, a exemplo dos filmes da blackpoitation, como Shaft.
“Todo poder ao povo”
3/7 “Solidariedade afro-americana aos povos oprimidos do mundo”
1/7 Hoje, 19 de março, marca o aniversário de 174 anos de uma das principais revoltas de escravizados do Brasil, a Revolta do Queimado, ocorrida em 19 de março de 1849, no Espírito Santo. Nunca ouviu falar? Se liga no fio 🧶
2/7 o estopim da revolta, como em boa parte delas no Brasil império, foi uma promessa não concretizada de liberdade. Acontecida em São José do Queimado, hoje distrito do município de Serra.
3/7 Lá, o frei italiano Gregório José Maria de Bene tinha a intenção de construir uma igreja e para tal, negociou com os donos das fazendas da região a alforria em troca da construção da igreja pelo escravizados.