delaise 🩺 Profile picture
Jun 7, 2023 32 tweets 8 min read Read on X
📑 | dicas de redação de uma ex corretora do enem que podem te ajudar e te tranquilizar; a big thread

⌕ : #studytwt #studytwtbr ImageImage
oioi, eu sou a del e eu sou vestibulanda de medicina.

em 2022 eu prestei o enem pela primeira vez e nunca tinha escrito uma redação nem tido contato com o gênero. foi vendo meu desespero que minha mãe contatou uma amiga que já foi corretora e a gente sentou pra papear...
ela me deu dicas simples mas que fizeram muita diferença pra mim, principalmente no quesito de perceber que a redação do enem não é um bixo de sete cabeças, e que os corretores não são uma ceita do mal em busca de erros

sabendo disso, eu fiz uma prova muito mais tranquila!!!
(quanto a ex corretora, vamos chamá-la de Gabi, pra facilitar!)

também fiz questão de anotar cada palavra da Gabi pra repassar pros meus amigos na escola, e desde então guardei essa folha como o meu bem mais precioso. agora vou compartilhar com vocês :))

então, bora pras dicas!
antes de falarmos de cada competência separadamente, vamos para dicas avulsas:

1. vá para a prova sabendo sinônimos para: sociedade, estado, povo, brasil.

essas são palavras que podem a vir se repetir no texto e é bom saber variá-las.
2. assim que receber sua prova e preencher seus dados, leia o tema da redação e volte ao início pra responder questões.

isso te dá mais tempo pra pensar sobre o assunto que você terá que escrever, além de que podem ter referências do tema nas questões.
3. essa é meio óbvia, mas leia os textos motivadores e nunca, em hipótese alguma, de jeito maneira nenhum COPIE ELES!!!

se quiser extrair alguma ideia dos textos, reescreva com as suas palavras, sempre.
4. se você está dissertando sobre um poema no Brasil, isso precisa ser deixado claro, certo? os corretores não vão adivinhar (embora eles saibam 😅)... por isso, cite o Brasil e deixe claro que está se referindo a ele.

"No Brasil"
"Na sociedade brasileira"...
5. caso queira mencionar uma música em outro idioma como repertório, traduza ela.

"a letra traduzida da música tal [pararaparara piriripororo]..."
6. título é um assunto polêmico. ele pode te atrapalhar (perdendo 2 linhas) ou pode te ajudar (ganhando 2 linhas).

os corretores tem gosto por uma folha estéticamente bem preenchida, de cabo a rabo, então se você precisar ganhar linhas, coloca o título e me agradece depois.
7. essa tb é batida, mas se você errar qualquer palavra, faz um traço e vida que segue. caso você escrevendo, na correria, acha que umas letras ficaram meio emboladas, risca e reescreve... elas podem te fazer perder ponto por rasura.
8. use MUITOS conectivos. vale muito a pena tanto pra coesão quanto pra encher linguiça, vai por mim. mas saiba usá-los, POR FAVOR!!!

9. não coloque nada no seu texto ao acaso, não dê ponto sem nó. tenha argumentos fortes para todos os problemas que você apresentar.
10. usa o que você sabe. não invente.

isso serve pra tudo: problemas, argumentos, repertórios e até palavras.

você não precisa de um texto grandioso pra resolver os problemas de toda a humanidade, nem de um texto cheio de palavras difíceis... só precisa ser coeso.
11. tente não repetir nada. procure sinônimos, e isso vale pra uma palavra que você não sabe se tá certa, tb!!
agora que dei as dicas avulsas da Gabi, vamos pra tudo que ela me contou sobre cada competência 🤫
competência N°1 (gramática)

avalia sua concordância, acentuação, uso da crase, pontuação etc.

dica 1: seja sempre formal. pense: "eu falaria assim caso fosse debater na ONU?". se a resposta for sim, ótimo!! se for não, melhore!!
dica 2: se for usar uma sigla, primeiro escreva ela por extenso e especifique que é uma sigla.

EX: "na constituição federal de 1988 (CF/88)"

dessa forma, quando você retomar ela no texto, poderá ser breve:

"todos os cidadãos têm direito a educação, como especificado na CF/88"
BONUS 🗣🗣 sabendo que cada competência vale 200 pontos, a dica/segredinho é que: até dois erros sem reincidência, os corretores costumam relevar vius
competência N°2 (tema e tipo textual)

a C2 vai avaliar seu entendimento do tema e o seu domínio do gênero dissertativo-argumentativo, logo:

dica 1: para interpretar melhor o tema, quebre ele em pequenos trechos e tente "traduzir"
ex: 'o problema a cerca do mau uso dos recursos naturais na indústria automotiva' (?? q aleatório

1. o problema a cerca do mau uso / 2. dos recursos naturais / 3. na indústria automotiva
dica 2: crie ou encontre um projeto de texto que seja útil e bom pra você. um método de estruturar seu texto.

eu por exemplo, faço o seguinte:

- problema 1
- problema 2
- tese
- solução 1
- solução 2
- argumento 1
- argumento 2
- repertório
dessa forma, é mais difícil de eu abandonar ideias pelo meio do caminho e sempre retomar o que eu apresentar na introdução no desenvolvimento, não deixando nada ao acaso.
dica 3: sem contradições!! começou com um argumento, vai com ele até o fim, não adianta virar cazaca no meio do texto.

se quer argumentar algo diferente, reescreva tudo.
dica 4: não tangenceie (essa palavra existe?)

o que eu quero dizer é: fale sobre o tema pelo baralho todo, não escolha uma carta só pra concentrar sua tese. algo que está no assunto, não quer dizer que está no tema.
competência N°3 (consistência)

ela vai, basicamente, avaliar sua "garra" pra defender sua tese, sua CONSISTÊNCIA UAAAAU

então vamos retomar ao projeto de texto, ele vai te ajudar a: 1) não repetir nada; e 2) ter clareza nas suas ideias

dica: não tem dica migos, lamento
competência N°4 (coesão)

a C4 avalia o sentido do seu texto, dentro e fora dos parágrafos.

"ah del, mas como assim fora dos parágrafos?"

lembra quando eu disso que eles gostam de texto bonito? muito que bem!!
dica 1: use e abuse dos elementos coesivos e conectivos. são eles que vão dar ordem e sentido ao texto, vão conectar todas as ideias. sem mais.
dica 2: você vai ganhar com corretor tendo um texto bonito e estético, então:

- sinalize os parágrafos: nem precisa deixar aquela pontinha da caneta, só tem que ser um espacinho identificável.

- respeite as margens e faça a translineação corretamente.

- letra padrão, pfv!!
competência N°5 (conclusão)

vai avaliar sua capacidade de resolver problemas, sua capacidade de solucionar. então SOLUCIONE!!

não use o óbvio, pense grande e longe, puxe raízes profundas que estejam causando problemas e pronto.
dica: faça as seguintes perguntas

o que vai ser feito? quem vai fazer? como vai fazer? o que vai causar? quais os detalhes?
se você leu até aqui, muito obrigada!!

espero que essas dicas simplesinhas possam te ajudar e muita boa sorte na sua caminhada <33

beijocas da del e da gabi kkkkkkk

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