Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba encerra mais uma temporada de forma muito especial! Um episódio incrível, ressaltando o melhor aspecto da direção do anime: o trabalho emocional!
Hoje, veremos novamente como Haruo Sotozaki é um ótimo diretor/storyboarder de drama! #DemonSlayer
Após ficar bem sumido durante toda essa temporada, Haruo Sotozaki volta como storyboarder do clímax do episódio final, trabalhando ao lado de Takashi Suhara que assumiu a segunda metade.
Eu já falei anteriormente sobre Sotozaki e creio que a visão geral do trabalho do diretor é errônea. Como disse no passado: "você não classifica um diretor que entrega algo como Kimetsu, como ruim".
Mesmo não sendo um bom diretor para cenas de ação, Kimetsu sempre apresentou um trabalho excelente com drama, então Sotozaki estar longe de todos os episódios de ação e se focar no final, o clímax dramático, foi realmente algo positivo.
Porém, antes dos elogios, devo deixar claro que Sotozaki não estava sozinho nessa. Além de dividir a metade do episódio com Suhara, Junichi Minamino, Ken Nakazawa, Seiji Harada e Kei Tsunematsu também se envolveram na direção e ajudaram a executar as ideias de Sotozaki.
A chegada do sol tem um impacto grande, graças a todo o trabalho envolto na cena. A utilização da trilha sonora, a composição dos raios solares no cenário e nos personagens e o próprio movimento de câmera pelo espaço da cena! Esteticamente bonita e bem apresentada pela direção.
Toda a aflição de Tangiro é perfeitamente expressada pela animação e ênfase do peso da situação. O dilema que o personagem carrega é muito bem transmitido para o telespectador.
O controle da fonte de luz é apurado. A direção, enquadramentos e composição NÃO permitirão que você esqueça que os personagens estão banhados pela luz do sol, de forma alguma. Um aspecto estético que torna a cena bonita de fato, e ainda mais dolorosa.
A fonte de iluminação é o maior aliado de toda essa parte do episódio.
Como sempre, os storyboards de Sotozaki mostram que ele é o fã numero 1 de rotações de câmera, algo que ele sempre fez muito bem e não perde a oportunidade de adicionar.
E quando eu digo que o trabalho de rotação de câmera é bom, não é pouco bom, é excelente! Esse é um aspecto consistente no projeto exatamente por Sotozaki ser muito bom com ele, pois o diretor de série ditará grande parte de como um anime será.
Dito isso, excelente cena!
A ação é bem animada, como sempre, mas não tão criativa. Não é uma experiência tão inovadora em comparação ao mangá, já que a implementação de novas ideias para elas é algo limitado.
Ainda assim, a ação carrega perfeitamente a emoção necessária para o momento, mesmo com uma coreografia limitada. O peso de cortar esse Oni, neste momento, banhado pelo sol, era o foco. A cena traz muito bem esse significado, sendo muito bem animada e construída dessa forma.
Em outro momentos, levanto o questionamento se esse aspecto é oriundo de uma escola do próprio diretor, já que existem sim cenas muito boas exclusivas para o anime. Acredito que ele se contenha em alguns momentos por razões de gerencia de recursos.
Isso por exemplo é ótimo!
E quando digo que o talento de Sotozaki está no drama, novamente aponto para momentos como esse. Um exemplo perfeito: mesmo não criando muitas cenas originais para a ação, ele criou toda a sequência de reapresentação de Nezuko, pois essa preparação não existe no mangá.
Takashi Suhara realmente ama cenas em preto e branco (tons de vemelho também, vale ressaltar) não é mesmo? Quando ele assume a direção/storyboard do episódio, temos um excelente trabalho nesse aspecto. Como sempre, um dos melhores e mais criativos diretores de Kimetsu no Yaiba.
Dito tudo, encerraremos mais uma temporada de Kimetsu no Yaiba! Foi um produção com vários altos e baixos quando falamos em direção, mas seu final trouxe o retorno de Sotozaki no melhor momento possível. Um episódio muito bom, que nos ensina muito sobre o artista!
Acaba de se encerrar um dos melhores projetos de 2023: Vinland Saga 2!
Um anime muito bem dirigido que emocionou muitos durante sua duração. Porém, hoje quero apresentar o outro lado dessa história...
Vinland Saga 2 e seu sofrido processo de produção — a thread.
Como vocês devem saber caso acompanharam de perto, os primeiros PVs de Vinland Saga já tinham cenas de muitos episódios que só sairiam após muito tempo, além de animadores confirmando terem participado do projeto em 2021, ou seja, ele está sendo feito a muito tempo.
PV1 / EP 15
(Infeliz ocorrido que acabou confirmando parte da informação. Uma grande perda...)
Pela vez primeira em uma temporada de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Toshiyuki Shirai (白井俊行), conhecido como o melhor diretor de episódios da franquia, NÃO dirigiu nenhum episódio.
Shirai previamente foi encarregado dos clímax das temporadas anteriores:
S1 #19 - S2 #10
Ele não desapareceu do projeto, mesmo tendo apenas uma participação, da qual ele não foi o diretor.
Nessa 3ª temporada, Shirai se envolveu com os storyboards do episódio #08, sendo Junichi Minamino o diretor do mesmo.
Os principais animes da temporada de Julho 2023 (verão) no quesito animação/produção/staff: a thread!
Bora comentar os destaques que vem por aí?
• Jujutsu Kaisen 2
Há mudanças na staff, o que resultou, igualmente, em uma grande mudança visual. Como novo diretor, Shota Goshozono tem um cuidado muito apurado com a estética da produção, optando por uma abordagem limpa ao seu gosto. Temos potencial em suas escolhas! [1/2]
A ação será trabalha de uma forma inédita, já que Gosso se importa muito com ângulos em suas construções de cenas. Ele está com uma equipe muito forte de animadores, mas igualmente, com um cronograma apertado em sua estreia como diretor. Ainda assim, espere grandes coisas! [2/2]
Tengoku Daimakyou #12 é um episódio que te deixa sem palavras. Extremamente denso, pesado, desconfortável, doloroso e muito bem dirigido, com um único propósito: causar um sentimento ruim em seu telespectador.
Vamos aos comentários técnicos.
Começando pelo fator mais impactante: Toshimasa Ishii entregando um excelente storyboard, muito bem adaptado pela direção de Jun Shinohara. Ishii é um mestre em transformar a narrativa em representações visuais, algo que foi amplamente visto no episódio.
Cada enquadramento do storyboard de Ishii é moldado para representar o caos que estava por vir. Vários cortes que simbolizavam que algo estava errado, que algo daria errado! Que algo era perigoso. Isso cria um sentimento único de ansiedade em quem assiste o episódio.
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba dessa semana (S3 #10) teve sequências de ação excelentes!
A lista de animadores estava bem forte, então isso proporcionou uma qualidade acima da média para a ação — especialmente nas cenas da Kanroji!
Hironori Tanaka, Kazuhiro Miwa, Yuuta Kiso, Go Kimura, Masayuki Kunihiro (responsável por essa cena incrível aqui) e outros!
Lista recheada de nomes competentes, então era de se esperar que a execução da animação fosse de ponta!
O diretor desse episódio é Yuuji Shimizu, o mesmo que dirigiu o encerramento atual do anime. Ele nunca tinha dirigido um episódio para Kimetsu, mas o fez muito bem, utilizando os ótimos recursos da produção para criar cenas de ação bem elaboradas.
Faltam apenas 5 dias para o filme Black Clover: Sword of the Wizard King! Em comemoração, que tal relembramos o que foi o anime de Black Clover como produção?
Essa é uma história sobre condições caóticas de trabalho em animes, mas igualmente, da perseverança de vários talentos!
A história de produção de Black Clover, na verdade, é amplamente conhecida, então vou dar uma bela resumida sobre o começo de tudo. Dito isso, Black Clover foi um projeto...
Aceito pelo Pierrot com pouquíssimo tempo de pré-produção e produção da animação, por uma de suas menos expressivas equipes que já estava ocupada anteriormente. Ao invés de dar recursos de mão de obra, colocaram um diretor cheio de contatos para se virar na produção.