É fato que é MUITO mais fácil conseguir uma entrevista para vaga via networking/indicação. Porém, as vezes você ta olhando uma vaga de uma empresa em particular que você gostaria de trabalhar, mas não conhece ninguém lá dentro.
Além disso, a descrição da vaga, tanto requisitos mínimos quanto desejáveis são um match perfeito pra você. E aí, oq você faz? Aplica no site e espera a resposta? Não, se a vaga é sua, corra atrás dela!
Preencher uma vaga específica, é um problema de busca, o hiring manager passa a descrição da vaga pro RH, e o recruiter vai atrás de alguém que preencha os requisitos. Se você conseguir convencer o hiring manager que vc é o candidato perfeito, com certeza você terá a entrevista
Mas e aí, como faz? Vai no LinkedIn da empresa, filtre todos os managers, faça uma lista de pessoas, veja quem você acha que pode ser o hiring manager daquela vaga. Para empresas pequenas é mais fácil, mas da pra fazer tranquilamente tbm com empresas gigantes.
Aqui você tem que usar a suas habilidades de pesquisa, liste os managers, veja oq eles postam, as vezes eles até postaram a vaga em si que vc viu no site do RH. Veja o grupo que eles trabalham, tente cruzar qualquer informação que você tenha da vaga com as pessoas.
Seu objetivo aqui é filtrar entre 2~3 pessoas, que vc acha q provavelmente são os managers ou donos da vaga. Assim que você tiver aquelas pessoas, você vai aplicar oq eles chamam na cultura americana de “elevator pitch”. Que é, imaginar que você encontre alguém muito…
importante no elevador que você quer vender algo, mas você tem 30 segundos da atenção dele. Envie uma DM, explicando o porque que você é o candidato perfeito para aquela vaga, não pode ser muito longa. Um exemplo no tweet seguinte.
Hello XYZ,
This might be a long shot. However, I was looking for this position at ABC’s website: <link>, and was wondering if you are the hiring manager for this position or is it within your group? With my strong background in XXX, I felt compelled to reach out as I believe my
skills and experience are in perfect alignment with the requirements for this role.
Sincerely,
Gustavo
Se você realmente é o candidato perfeito, e vc achou o hiring manager, com certeza ele vai passar a sua informação pro recruiter. Dai, vc tem a melhor indicação possível, a indicação do dono da vaga.
Se ele te indicar, fatalmente você será entrevistado. Não só isso, você JÁ TEM um bias positivo com o dono da vaga, agora é só você mandar bem na entrevista que a vaga é sua.
Ah Gustavo, mas isso funciona?
Sim, foi EXATAMENTE assim que eu consegui meu emprego na Netflix.
Agora, recomendo usar isso seletivamente, se você realmente for um bom match.
No geral, tenho a impressão que as pessoas não usam LinkedIn muito bem na hora de procurar emprego, espero que isso ajude. Existem outras alternativas caso essa tática não funcione, talvez eu faça outra thread sobre isso depois.
Mas lembre-se, “aplicar no site”, é apenas UMA maneira de conseguir o emprego, a chave de tudo é na verdade “networking”. Mas eu acho que as pessoas ás vezes soltam essa palavra “networking”, e não dão exemplos práticos. Essa thread foi um exemplo prático.
Bom, é isso, espero ter ajudado alguém ☺️
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Acredito que essa thread é mais útil para juniors que estão querendo uma primeira vaga, e querem “se destacar” um pouco no currículo. Mas vale pra qualquer dev tbm. Segue o fio. #bolhadev cc: @sseraphini
Já participei de muitos processos de seleção de currículo para vagas entry-level. Uma coisa que adiciona bastante destaque é se o candidato contribuiu para projetos open source, seja consertando bugs ou adicionando features.
Mas pq esse sinal é importante? Geralmente eu vejo em currículos projetinhos pessoais, oq é legal e é muito bom ter. Porém, no projeto pessoal, a pessoa geralmente sabe “tudo” do programa, desde o entry point até todas as funções que ele faz, do inicio ao fim.
Já fui entrevistador em muitos processos seletivos em BigTech/FAANG, e comecei a olhar vários patterns do que os outros entrevistadores mais se importam nos candidatos. Segue o fio 🧵 #bolhadev cc: @sseraphini@wmsbill@hugaomarques
Como disse na minha thread de ontem, saber a questão é 70% da entrevista, existem os outros 30% que não tem muito a ver com a questão, mas sim com outros aspectos técnicos que os entrevistadores olham. E é MUITO importante você “gabaritar” esses 30%, pq ele pode ser um fator…
decisivo na balança. As vezes você não “gabarita” a questão, talvez agarrou na solução, demorou, precisou de dicas, ou não fez o algoritmo mais eficiente. Então dos 70%, vamos supor que vc ganhou “50%”, os 30% que falo nessa thread provavelmente vai ser o fator decisivo em…
Ainda no tópico de Leetcode e entrevistas. Acho que muita vezes oq as pessoas veem em redes sociais são as vitórias.“Olha o cara já teve em várias Big Tech/FAANG…” Talvez poucas pessoas compartilham as “derrotas”, esse fio é sobre minhas “derrotas” 🧵
O objetivo de eu compartilhar isso é um só: Entrevista de tech (e em geral), você vai tomar muita porrada, e tá ok! Junte os seus cacos e continua na luta, se preparando bem vc só está aumentando suas probabilidades, mas o espectro de questões que podem te perguntar,
é muito grande. Nunca vai ser 100% garantido.
Eu por exemplo, lembrando por alto, já falhei em : 2x empresa do Brasil que nao lembro o nome, HBO, Snapchat, Tesla, Meta… provavelmente mais, mas não to lembrando agora.
No espírito do @hugaomarques que ta no ritmo do leetcode, resolvi fazer uma thread com minhas dicas. Já estive em várias Big Tech/FAANG então alguma coisa eu fiz certo em relação a isso, então segue o fio pro meu approach “infalível” 😅
🧵 #bolhadev cc @sseraphini
Primeiro de tudo, vejo muita gente achando que leetcode “não é pra eles”, pelo menos no mercado americano, acabam deixando dinheiro na mesa porque em geral as companhias que pedem Leetcode são as que mais pagam. Então deixa eu te contar um segredo…
Leetcode é absolutamente PURO grind, eu falo isso pq eu era horrível, grindei a parada igual um camelo, e depois de um tempo fica muito fácil. Leetcode não é inteligência, é pattern matching, os patterns se repetem e chega em um ponto que você sabe tantos algoritmos e “truques”
Leia esse post e reflita. A quantidade de código obfuscado que eu vejo é grande, e em geral quanto menos senior a pessoa, mais obfusca o código, abusando de conceitos tanto OOP, quanto funcional. Esse fio é sobre isso 🧵 #bolhadev cc: @sseraphini
Já entrou numa base de código que a sua sensação é que vc navega, navega e só tem “osso” ali, não tem uma “carninha” onde está o verdadeiro business logic da parada? Vc ta procurando por exemplo quem lê o arquivo, onde ta a lógica que faz aquilo, mas vc só encontra abstracão..
São arquivos e arquivos tentando achar de onde vem, e vc acha a parada láá escondida em algum lugar, essa eh sua “carne”, o resto tooodo que vc navegou era “só osso”, abstração atrás de abstração pra fazer algo simples.
Programar NÃO É DIFÍCIL, o problema que vejo das pessoas que desistem é que existe uma inércia inicial muito grande até você chegar a um ponto de inflexão que você se vê realmente entendendo e capaz de fazer coisas úteis. Essa thread é sobre isso 🧵:
O mito do “gênio” da programação acho que prejudica muito quem quer aprender a programar. As pessoas acham que aquilo é “rocket science” ou precisa de algum tipo de “aptidão” pra coisa. Eu já mentorei MUITAS pessoas a começar na carreira de programação…
A única correlação alta que vejo entre as que conseguem e as que não conseguem é: tem gente que desiste. Desiste antes de chegar no ponto de inflexão na curva do primeiro tweet. E é verdade, existe uma inércia inicial MUITO grande em programação…