THREAD 🧶
ABAPORU: Apesar dos haters, a obra de Tarsila do Amaral continua sendo a maior obra de arte brasileira 🖌️
De vez em quando, aparecem alguns posts menosprezando a obra 'Abaporu', feita por Tarsila do Amaral em 29. Sempre vejo pessoas menosprezando o trabalho da artista. É comum ver a maior obra de arte brasileira sendo comparada com pinturas renascentistas europeias.
Exemplos a seguir
Antes de explicar a importância do Abaporu e a sua qualidade, vamos para um resumo rápido e prático sobre o que é ARTE
Sendo assim, vale também, antes de tudo, explicar como era o cenário artístico brasileiro antes do Abaporu, mais precisamente antes da Semana de Arte Moderna de 1922
A semana de Arte Moderna aconteceu em Fevereiro de 1922 durante o centenário da independência, a data em questão
foi escolhida pois, para os modernistas, era o momento perfeito para questionar o futuro e identidade da arte brasileira. Foi sediada no Teatro Municipal em São Paulo, lugar frequentado pela elite da época.
Antes da Semana de Arte Moderna, a arte do Brasil era fortemente influenciada pelas correntes artísticas da Europa, especialmente pelo academismo e o naturalismo. O academismo seguia padrões estéticos clássicos e formalistas, enquanto o naturalismo buscava retratar a realidade de
forma fiel e objetiva. A ênfase estava frequentemente em pintar paisagens, e artistas que se desviavam desse padrão eram alvo de críticas severas.
Demorou um certo tempo até que o modernismo, movimento originado na Europa, chegasse ao Brasil. Os artistas brasileiros
estavam sempre de olho na produção de arte europeia; sempre com um olhar voltado para as vanguardas artísticas, principalmente para a cena artística parisiense.
Tarsila do Amaral, que morava na Europa, em uma de suas viagens para o Brasil, trouxe Blaise Cendrars, romancista e poeta franco-suíço, muito influente no movimento modernista europeu.
Durante a viagem ao Brasil, mais especificamente pelo interior de Minas Gerais, Blaise Cendrars se apaixonou pelo país e sua riqueza cultural. A arte barroca, a culinária e a vida interiorana e caipira conquistaram o seu coração.
Cendrars c/ um olhar estrangeiro e apreciativo da cultura brasileira, passa a incentivar os artistas locais a explorarem e valorizarem suas próprias raízes culturais, resultando em uma abordagem mais autêntica e brasileira na arte, o que ajudaria a alavancar o modernismo
no Brasil.
O propósito do modernismo europeu era renovar a arte, que segundo eles, deveria retratar a sociedade urbana e industrial. O modernismo questionava os moldes formais artísticos da época.
Mário de Andrade, modernista brasileiro, defendia a adição de elementos nacionais
da cultura popular do Brasil na estética importada da Europa, algo que não era feita de maneira alguma.
A Semana de Arte Moderna foi extremamente polêmica, não foi recebida muito bem pela sociedade da época e gerou um impacto tremendo.
A partir da semana de arte moderna, surgiu o movimento antropofágico, que argumentava que as artes e cultura estrangeiras deveriam ser deglutidas e digeridas de forma única e original sob forma de uma arte brasileira.
Com esse cenário posto, surge em 1929, o quadro ABAPORU de Tarsila do Amaral. O nome tem origem do tupi-guarani e significa "homem que come carne humana".
A figura é inspirada em elementos da cultura indígena brasileira e representa um ser antropofágico.
O 'ABAPORU' representa o suprassumo de uma arte profundamente nacional, já que rejeita os padrões estéticos europeus e cria uma linguagem e um visual único e muito marcante. A obra é resultado de uma busca por identidade e originalidade brasileira. A singularidade do Abaporu
transcendeu fronteiras e consolidou ainda mais o Brasil no mundo da arte.
O quadro foi arrematado em leilão por um argentino (rsrsrrs) em 1995. O comprador disse que NUNCA venderá o quadro (estimado em cerca de R$40 milhões de dólares)
Finalizando, nunca entenderei as pessoas que menosprezam o Abaporu. É um quadro lindo, inovador e único. Não adianta comparar com artes renascentistas/barrocas/clássicas... São coisas totalmente diferentes.
Enfim, durmam aceitando que é a maior obra de arte brasileira.
Esqueci de mencionar uma coisinha: o Abaporu usa as cores da bandeira nacional.
Ah, e só pq uma arte não é super realista e neoclássica ela é ruim! Artistas como a Tarsila, por exemplo, criaram DO ZERO. Isso vai muito além de apenas retratar uma imagem.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A TRETA DE LANA DEL REY COM A SUA MÃE; como a maior compositora do século expôs a sua relação problemática com a sua própria mãe
Lana Del Rey, a maior compositora deste século, segundo a Rolling Stones, possui o seu próprio universo e aborda temas com um ponto de vista muito único e característico. Nessa thread falarei sobre a relação MUITO conturbada dela com a mãe e também, como é possível expor algo
tão íntimo e doloroso de forma poética e livre – algo que para mim, só a maior compositora do século pode fazer, hihihi –
Tem gente achando ruim que a Janja está reclamando do estado péssimo de conservação do Palacio da Alvorada.
Devemos levar em conta a inegável importância histórica do lugar, sendo assim, mantê-lo em ordem é um dever. E além de tudo, obras de arte foram destruídas e DESAPARECERAM.
Não é mera bobagem, é sério. É parte da nossa história.
Destruíram salas, levaram televisores, obras de arte sumiram e destruíram móveis, pisos e janelas.
A estética bolsonarista é muito diferente da nazista. O que vemos no Brasil de hoje é o culto a tosquice e ao brega. No nazismo, a estética busca a perfeição, a alta qualidade e o “padrão étnico”.
Hitler via seu povo como uma raça etnicamente superior, Bolsonaro enxerga os brasileiros como ratos, gente do terceiro mundo.
O desprezo e nojo pelo povo é tão claro que suas políticas públicas (ou a falta delas) durante a pandemia, matou milhares.
Ele odeia o próprio povo, procura dedetizar e exterminar.
É nítido o ódio quando vemos como a cultura é tratada nesse governo. Tentam destruir tudo o que descende do nosso povo
A “alta cultura” perpetuada por eles, além de elitista, é brega! É simplesmente uma música clássica