A THREAD definitiva (espero), organizada e arrumada, com esclarecimentos, pontos de vista e inclusive após as correções dos sites que postaram as matérias que basearam a primeira thread.
Disclaimer: antes, quero dizer que refiz a thread e excluí a primeira informação de forma espontânea, por conta dos novos acontecimentos, erratas das informações e esclarecimentos, pra evitar hate sobre coisas que não foram esclarecidas.
(De verdade, não fui ameaçado de processo, intimidado, nada. Todo mundo se dispôs a esclarecer e adicionar informações, e isso também é importante pra colocar as posições de novos atores na história: a comunidade TDI e médicos.)
Então, sobre a matéria: a Sistema Resiliência falou numa reportagem da Marie Clarie e R7 sobre seu problema. Ela explicou o caso e a matéria citou o Nino Denani como seu psiquiatra, e que ele tinha diagnosticado a Sistema.
O Nino Denani não é formado nem em psiquiatria ou psicologia. Ele se define como "aluno de psicanálise e Pós Graduado em Neuropsicologia", e "Grão Mestre da Ordem do Grande Oriente Místico".
Obviamente ele não poderia ter dado esse diagnóstico.
Outra coisa que levantou dúvidas era o laudo. Médicos e psicólogos disseram na reply que o laudo exibido pelo R7 não falava sobre o TDI.
De fato, não falava. Aí começaram os questionamentos: o diagnóstico seria realmente real? Essa história do TDI não seria ocultismo?… twitter.com/i/web/status/1…
A thread chegou na Sistema, que na noite de hoje acionou a Marie Clarie, que lançou essa errata no site, e alterou a informação que Nino é psiquiatra:
A comunidade TDI lançou muitas dúvidas sobre ela. Inclusive parece que faz isso há algum tempo. Em maio, ela foi descredibilizada por um grupo inteiro, acusada de "nao ter TDI".
Ela me informou que tinha, mas não ia mandar por questão de preservação e etc (direito dela). Ela… twitter.com/i/web/status/1…
Essa era uma das perguntas sem respostas da thread original: então ela não tem TDI?
Então eis a resposta: a Sistema efetivamente TEM um laudo e diagnóstico que diz que ela tem TDI.
Confirmei com mais de uma pessoa totalmente isenta na história, e as versões batem.
(e eu não tô falando isso por pressão, mas porque prometi a ela que eu mesmo iria atrás de resolver essa dúvida se ela me desse pistas sobre. E ela fez, e inclusive o que veio depois sem a intervenção dela bateu 100% com o que ela tinha dito)
Sobre a dúvida do tratamento: SIM, ela se trata com médicos psiquiatras e psicólogos (calma, já chegamos no Nino).
Eles não foram citados na matéria do R7 nem Marie Clarie, e aí ficou a situação do Nino falando.
Agora, sobre o Nino: ele deu informações dúbias. A família da Sistema me assegurou que ele em momento algum tratou ela. Eram só conversas.
O Nino também disse isso na reply e que avisaria à Marie Clarie sobre o erro da reportagem.
(novamente, não tô julgando, tô expondo os fatos e o que me contou cada um)
O Nino entrou em contato comigo e disse isso aqui:
Aí o povo resgatou esse vídeo aqui, onde ele diz que fez "uma espécie de dupla com ela (a psicóloga), no tratamento do TDI".
Aí a @bicmuller fez essas perguntas, e deixo aqui com vocês as perguntas e as respostas dele:
Eu não vou me alongar porque aí o negócio sai do foco, mas o @ninodenani disse que responderá todo mundo.
Sobre as coisas que falaram nas replies da thread original (vídeos com declarações dele, atuação, formação etc), acho que sai do escopo original da thread a essa altura, pq… twitter.com/i/web/status/1…
Aí a própria @acarolraimundi, repórter da matéria do Fantástico, me mandou DM.
Ela confirmou todas as infos que haviam me passado sobre o diagnóstico, inclusive sobre o laudo.
Aqui, SEM O NINO. De psicólogos e psiquiatras, somente.
A @acarolraimundi contou também que foi difícil fazer a entrevista e achar alguem disposto a falar, seja pela própria doença e obviamente, por conta da polêmica que sabia que isso iria causar. Mas ela me assegurou - e isso bate com o que outros me falaram - que o Nino não teve… twitter.com/i/web/status/1…
O que nos leva à outra questão da thread original: conteúdo e exposição do problema nas redes sociais como "forma de alerta".
Muita gente da comunidade TDI está dividida sobre.
No tiktok, começou a chover de gente com TDI. Esse movimento começou nos EUA, e chegou ao Brasil. Tem muito adolescente que, de repente, tem TDI.
E tem gente monetizando isso ou ganhando views. Jovens com TDI, jovens sem TDI, especialistas, médicos e não-especialistas.
Obviamente, o fato da pessoa monetizar um video sobre uma doença não quer dizer que ela não tenha a doença.
ENTRETANTO, isso tá virando uma trend perigosa no tiktok.
Eu conversei com seis pessoas da comunidade sobre TDI (TE CUIDA CABRINI). Todas elas foram unânimes em dizer que… twitter.com/i/web/status/1…
Mas como algumas pessoas falaram na thread original e a @acarolraimundi também: há ondas de TDI. Muitas manifestações psiquiátricas acabam sendo consideradas manifestações religiosas. Só lembrar da epidemia de dança de 1518.
E aqui tem a outra dúvida da thread original que não temos resposta:
Quanto uma pessoa que vive com a doença vai querer, no fundo, buscar a cura (ou controle) se, ao fazer isso, o conteúdo dela e engajamento - consequentemente, monetização - vão despencar?
E aqui tem um cara da comunidade TDI falando sobre isso:
Antes, quero lembrar a todos que, independente da opinião das pessoas, o transtorno mental causa sofrimento e deve ser acolhido e ajudarmos a diminuir o sofrimento.
Eu vou colocar aqui minha opinião pessoal, antes de tudo: isso virou um circo.
CIRCO. Não há outra palavra pra explicar isso.
O objetivo da thread não é falar sobre se fulano tem transtorno ou não, se é TDI ou não, se a luz é quadrada ou redonda, mas sim se ilumina.
É por isso que eu não vou entrar na questão do laudo e etc etc. Eu tenho uma opinião, e ela é totalmente irrelevante. Deixo isso pros médicos.
ENTRETANTO:
Peço aos youtubers/podcasters/etc que PAREM com o desserviço sobre TDI. E coloco aqui ponto a ponto o que tá rolando.
(não vou colocar o que rolou, mas vou colocar ações, pra evitar que esse buraco aumente)
1- Parem de espetacularizar o problema. Hoje a dona Giovanna foi a um podcast e "marcou hora" pra ela voltar ao programa para que eles entrevistassem uma das personalidades dela, "a mais engraçada".
Isso é um absurdo. Isso é exploração do problema. Se a Giovanna consegue alterar a personalidade dela com hora marcada (e ela se ofereceu a isso) é DEVER de vocês negarem isso. Transtorno não é circo.
2- A comunidade TDI está enfurecida com tudo isso. Ouvi VÁÁÁRIAS pessoas. As pessoas estão falando "Não, isso é falso! Comigo é diferente!".
Novamente, não vou entrar na questão se tem ou não.
Mas levem OUTROS TDIs pra falar sobre a doença se querem realmente conscientizar(...)
(...) sobre o problema, porque se eles não estão se reconhecendo na Giovanna, é porque essa conscientização está falhando ou estamos falando de outro transtorno.
Até entre os médicos isso tá confuso. Tem médico duvidando e médico acreditando.
Não é melhor levar outros pacientes? Não é melhor LEVAR UMA CARALHA DE UM PSIQUIATRA ao invés de uma pessoa que tem várias contradições no que fala (o que, penso eu, é normal em quem tdi) e que fica falando a todo momento de um modo glamourizado da doença? twitter.com/i/web/status/1…
Eu quero lembrar aqui que dois sites de notícias noticiaram o caso dela citando declarações sobre a doença de uma pessoa que nem era formada no tema e se identificava como "Aluno de psicanálise e Pós Graduado em Neuropsicologia" e "Grão Mestre da Ordem do Grande Oriente Místico"
3- E aqui, pra evitar dúvidas: se a pessoa se dispoe a falar, ela pode entregar laudo antes de dar voz.
Eu ouvi de todas as partes que ela tem laudo. Inclusive dela, que disse PRA MIM que tem o laudo feito por uma mulher. Hoje, ela disse que é um homem (...)
(...) e esse desencontro de informações dá margem pra própria comunidade TDI levantar dúvidas. Eu vou pela boa-fé de todo mundo que me falou, não me surpreendo se ela chegar e falar "ó, gente, tá aqui o laudo" mas assim: pensem em quem acompanha ela e tá começando a ficar confuso… twitter.com/i/web/status/1…
Porque hoje no tik tok dela ela deu OUTRA versão na thread original (isso é o de menos, é um problema dela), mas a partir do momento em que ela sai pra falar disso na imprensa e podcasts, ELA ESTÁ ESPALHANDO INFORMAÇÃO, boa ou ruim.
4- Neurodiversidade é complexo. Podemos estar falando de um problema A e na verdade o problema ser B.
Vários TDIs vieram falar cmg. Muita gente tá vendo a Giovanna falando em trocentos lugares e as pessoas que conhecem outros TDIs estão começando a DUVIDAR dessas pessoas (...)
(...) simplesmente porque o transtorno deles se manifesta de forma completamente diferente da Giovanna. Então, de novo, entrevistem outras pessoas. E se o diagnostico dela não estiver fechado? E se o TDI dela se manifesta de forma diferente? Ninguém pergunta isso! twitter.com/i/web/status/1…
Sim. Esse é o outro ponto que os TDIs reclamam.
Ela é recém diagnosticada.
Levem quem tem o diagnóstico há tempo! Muita gente agora quer falar.
Ouvi de quatro pessoas independentes dela que ela tinha laudo e diagnóstico, inclusive da própria Giovanna, que me garantiu que tinha laudo. Como a história tinha batido, estava convencido disso.
(não quer dizer que ela não tenha TDI ou outro transtorno, é importante SEMPRE lembrar. Mas pera lá, olha a irresponsabilidade de terem enfiado em trocentos programas e podcasts. A guria agora tá pagando de "porta voz" do transtorno e nem diagnostico fechado tem ainda)
Enquanto isso,a bonitona tá lá se vangloriando que tem até fã clube...
Admito, fui feito de otário quando acreditei nas versões diferentes das partes envolvidas e não envolvidas. Tudo bateu, mas agora ela mesma contradisse tudo que tinha batido contado pelas diferentes partes
Sim, é isso que pega.
Em que pese todas as contradições,uma pessoa não pode virar "porta voz da comunidade TDI" (isso ela mesma fala) sem ao menos ter DIAGNÓSTICO FECHADO.
E só informar isso agora, que já apareceu em trocentos lugares. E se ela não for?
Desde a descoberta do "mago", um monte de Sistema tem me mandado DM.
Tem noção que a glr tá relatando ter ouvido coisas tipo "ah to achando que vc não tem TDI, pq vi na tv, podcast etc gente com sintomas muito diferentes de vc"?
Teve um q relatou que, no trabalho, fizeram piada falando pra ela MUDAR A PERSONALIDADE pra concluir uma tarefa, igual a Giovanna fez num vídeo respondendo perguntas sobre terreiro.
A guria é cercada de gente mas não aparece UM pra controlar as consequências da exposição disso?
"A gente não é diagnosticada. A gente estudou muito sobre transtorno (!!!!), a gente descobriu e concluiu (!!!) que tem o transtorno, mas a gente não tem o laudo médico"
(só pontuar aqui que a Maíra não tá entre as pessoas que se contradisseram. Inclusive na matéria ela disse que não tinha diagnostico fechado. Mas porra, auto diagnosticar-se...??)
Confirmo.
A Giovanna disse isso pra mim também, na DM.
E agora desdisse a si mesma.
(disclaimer pela 324832094 vez: não quer dizer que não tenha TDI. Mas sim que se contradisse.)
Tô tentando centralizar as replies aqui pra não ficar esparso.
Na própria reportagem, há um alerta: não cabe a nós duvidar do diagnóstico de alguém. E, sinceramente, tá claro que ela tem algo.
Mas temos uma sinuca de bico: (…)
Se uma pessoa está sem diagnóstico fechado falando num programa de audiência nacional,indo em vários podcasts e etc pra falar de um problema que ela NÃO TEM CERTEZA QUE TEM, MAS ESCONDE ISSO,com vários sinais de alerta, e esses sinais de alerta foram descobertos fora da mídia(…)
(…), não questioná-los e permitir que ela continuasse espalhando informação que PODE SER sucetiva a erro ou de algum outro transtorno é que seria irresponsável.
Ops, agora vi que esqueci de colar o tweet que estava comentando:
- A PF diz que a moça pagou R$500mil pelo gabarito do concurso de Auditor Fiscal do Trabalho (um dos mais difíceis do país).
- Ela passou em segundo (??) e ficou se gabando nas redes sociais.
- Dizia que só estudava de madrugada, pq era "empreendedora"
A moça nem sabia que o curso tinha outras fases, aí os cara da quadrilha ficaram preocupados com o curso de formação e compraram uma apostila e mandaram ela estudar hahahaahah
E ela falando com o papis sobre o futuro, uma carreira brilhante e estável, e eles metendo Deus no meio hahahaahah
Hora de juntarmos os cacos da música brasileira e refazer a thread que bombou mas infelizmente foi sugada por essa rede social após denúncias em massa de fãs:
AS PIORES RIMAS DA MÚSICA BRASILEIRA
Começando com a gloriosa dupla Sandy e Junior em "Não Ter".
"Não ter, Não ter...
O ruído do seu sorriso"
(Imagina sentir falta do ruído do sorriso de alguém? Só se for cirurgião dentista)
Polegar, em "Ela não Liga", tentou comparar sua rejeição de um jeito bem peculiar: se chamando de cigarro.
"Eu sou um carro, ela não guia
Sou um cigarro, ela não fuma"
Hoje meu filho estava brincando com duas crianças que os pais proibiam completamente telas (6 e 8 anos) e confesso que, o que antes pra mim era um objetivo, agora já é questionamento.
As crianças não conheciam algumas referências sobre o mundo. Mickey, Mario, Messi. Nada. Não sei se isso é tão positivo.
Não me entendam mal: não crio um filho para ser um homem-plastico que cresce em frente a telas. É uma batalha aqui, como com todos os pais hoje em dia.
Mas fiquei com a impressão que hoje tirar TOTALMENTE as telas - algo que queria muito até hoje - é um negócio até prejudicial.
Uma hora meu filho foi jogar bola com o menino e ele não conhecia nenhum jogador, nem copa América, nem os países.
E aí meu filho começou a conversar com eles sobre escola e dava pra ver que eles eram meio excluídos.
Enfim, fiquei com trocentas minhocas na cabeça depois disso.